Artigo

Inglês – Perfil Cespe/Cebraspe

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.

Hoje vamos falar sobre as características (features / characteristics) da bancaCespe/Cebraspe. Essa banca é uma de nossas apostas para a próxima prova para a Receita Federal. então, vamos lá:

CARACTERÍSTICA 01

CESPE / Cebraspe: prova que traz textos muito difíceis. Pode trazer um, dois e até três textos (dependendo da quantidade de questões. A prova da ABIN de 2004 trouxe dez questões enquanto a prova da ABIN de 2008 trouxe 25 questões). Na verdade, não traz questões de múltipla escolha. Em vez disso, traz uma série de alternativas que devem ser julgadas se são certas ou erradas. Para cada questão que o(a) candidato(a) erra, desconta uma questão que ele acerta (o candidato pode deixar de responder e assim ele só perde a questão que não respondeu). Vocabulário difícil com palavras pouquíssimo conhecidas. Exige estratégia por parte do(a) candidato(a), pois é melhor não responder a questão a responder, errar e ter uma questão certa anulada (mas quem tem o sangue frio e a coragem de deixar de responder uma questão?). Aproximadamente 20% das questões pede o conhecimento pontual de uma determinada palavra ou expressão (veja a pergunta 8 no exemplo a seguir).

CARACTERÍSTICA 02

As perguntas costumam seguir o andamento do texto, ou seja, a primeira pergunta é baseada em informações encontradas logo no início do texto. A informação que você precisa para responder à questão 2 vem logo depois da informação para responder à questão 1 e assim sucessivamente. Geralmente isso ocorre até a questão 4 ou 5, depois o(a) candidato(a) precisa “passear” pelo texto para encontrar as informações para as próximas questões. Prova “chata”, cansativa e costuma trazer uma ou outra questão mal formulada.

Based on the text above, judge the following items.
1 Scientists have now achieved another breakthrough as far as fingerprints are concerned.
2 A person can easily be identified if she/he has ever used cocaine, explosive or other materials.
3 Either new techniques or the existing ones are supposed to be used to help progress in forensics.
4 Ramsey’s family was thought to be guilty for having murdered Jon Benet.
5 In the fingerprint analysis a solvent is not enough to recognize compounds at fairly high concentrations.
6 Cooks explained that, as cocaine and military explosives are likely to be difficult to be taken off, traces of them can be detected in a file or plastic binder if touched by someone who used them.
7 Cocaine and military explosives remain for a longer time in one’s finger tips.
8 In the text, “telltale” (l.2) means revealing or indicating something.

E perceba que a afirmação 8 exige o conhecimento do significado da palavra “telltale”, ou seja, poderia ser respondida sem conhecermos o conteúdo do texto. Então, em uma prova do Cespe/Cebraspe, você deve procurar esse tipo de afirmação para julgar antes das outras. Em muitíssimos casos, o examinador cobra o conhecimento de conectivos, verbos ou similares.

Moral da história: procure as perguntas que cobram o conhecimento do significado de vocabulário e respondam a essas afirmações.

Conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.