Artigo

Informática para Agente Penitenciário do DF – cabe recurso!

Olá amigos e amigas!

Venho aqui para apresentar possibilidade de recurso na parte de informática da prova para o concurso de Agente Penitenciário do DF. As questões vieram no nível de dificuldade esperada, e nossos alunos certamente fizeram ótima prova.

Porém, uma questão (e seu gabarito preliminar) certamente chamaram nossa atenção:

“Embora os sistemas operacionais Linux e Windows possuam características distintas, o Windows foi projetado para que aplicações desenvolvidas para sistemas Linux também sejam executadas por ele.” – certa

Para contestar de maneira adequada é preciso compreender bem o que a sentença está dizendo. No caso, afirma-se que o Windows foi projetado (esse é o termo) para que aplicações desenvolvidas para Linux também sejam executadas por ele. Ou seja, o Windows teria sido projetado com a intenção de ser compatível com as aplicações desenvolvidas para sistemas Linux. Isso é absurdo.

Linux e Windows trabalham de formas bem distintas. Por exemplo, o Windows reconhece como “executável” apenas as extensão .exe, existindo algumas outras passíveis de execução, como .cmd, .bat (script), .scr(proteção de tela). Por seu turno, o Linux não possui restrições de extensão para executar um arquivo, desde que ele tenha permissão de execução. Uma aplicação desenvolvida para Linux não funciona no Windows de forma natural, salvo pela utilização de emuladores, ou se o programa for editado e recompilado para rodar em Windows. A assertiva não nos permite interpretar por esse caminho.

A meu ver, foi apenas um equívoco na montagem do gabarito. Recorram e ele certamente será modificado.

Forte abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • ok
    GIANCARLO em 25/04/15 às 23:41
  • Boa noite, professor! O que acha desta questão: "Um dos procedimentos de segurança da informação é instalar no computador o anti-spyware e o antivírus, pois o anti-spyware é um aplicativo que complementa o antivírus." Esses programas são independentes e não complementares, não??? Na certeza do pronto atendimento, antecipo agradecimentos.
    Marcelo em 23/04/15 às 18:03