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Curso de Direitos Humanos para a DPU 2015

Olá pessoal! Venho apresentar a vocês o nosso Curso de Direitos Humanos para DPU, abrangendo teoria e questões. Trata-se de um curso pós-edital, voltado para a primeira fase do concurso. A prova objetiva é compreendida por 4 grupo. A disciplina de Direitos Humanos está situada no grupo IV, juntamente com Direito Constitucional, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Noções de Sociologia Jurídica e Noções de Ciência Política. Esse grupo de disciplinas será avaliado por intermédio de 50 questões assertivas, julgadas como certo/errado.

Nas últimas 3 provas da instituição – todas realizadas pelo CESPE – nossa disciplina foi exigida do seguinte modo:

Concurso de 2004 — 10 questões

Concurso de 2007 — 10 questões

Concurso 2010 — 12 questões

Logo, considerando a tendência e a importância que a disciplina tem alcançado e o histórico anterior de cobrança acreditamos que na prova do dia 07.02.2015 teremos, ao menos, umas 10 assertivas.

Algumas constatações acerca da prova vindoura, são importantes!

PRIMEIRA, por se tratar de concurso pós-edital nosso estudo deve ser dirigido, voltado para as principais informações que poderão ser exigidas em sua prova. Não será proveitoso e inteligente de nossa parte aprofundarmos todos os temas, posto que se trata de edital extenso. Vamos, portanto, orientar nossas aulas justamente com o que prevê o edital do concurso. A cada aula destacaremos qual(is) o(s) ponto(s) foi(foram) objeto de estudo.

O estudo proporcional e focado dos assuntos mais recorrentes em prova será o suficiente para a sua aprovação em primeira fase.

SEGUNDA, a banca escolhida foi o CESPE, o que denota a forma de condução do curso. Em provas do CESPE, além da cobrança dos textos das convenções e tratados internacionais, é importante abordar assuntos relevantes no cenário jurídico nacional, assuntos que estão em voga e que possuem proximidade com o cargo de Defensor Público. Em razão disso, neste curso procuraremos tratar, objetivamente, de tais aspectos, o que será positivo para o desempenho em prova. Além do texto de convenções e tratados internacionais e dos assuntos relevantes no cenário atual é importante o estudo da jurisprudência, notadamente do STF e do STJ sobre o tema.

Logo, considerando a tendência, a importância que a disciplina tem alcançado e o histórico anterior de cobrança, acreditamos que na prova do dia 07.02.2015 teremos, ao menos, umas 10 assertivas.

Algumas constatações acerca da prova vindoura são importantes!

PRIMEIRA, por se tratar de concurso pós-edital nosso estudo deve ser dirigido, voltado para as principais informações que poderão ser exigidas em sua prova. Não será proveitoso e inteligente de nossa parte aprofundarmos todos os temas, posto que se trata de edital extenso. Vamos, portanto, orientar nossas aulas justamente com o que prevê o edital do concurso. A cada aula destacaremos qual(is) o(s) ponto(s) foi(foram) objeto de estudo.

O estudo proporcional e focado dos assuntos mais recorrentes em prova será o suficiente para a sua aprovação em primeira fase.

SEGUNDA, a banca escolhida foi o CESPE, o que denota a forma de condução do curso. Em provas do CESPE, além da cobrança dos textos das convenções e tratados internacionais, é importante abordar assuntos relevantes no cenário jurídico nacional, assuntos que estão em voga e que possuem proximidade com o cargo de Defensor Público. Em razão disso, neste curso procuraremos tratar, objetivamente, de tais aspectos, o que será positivo para o desempenho em prova. Além do texto de convenções e tratados internacionais e dos assuntos relevantes no cenário atual é importante o estudo da jurisprudência, notadamente do STF e do STJ.

Deste modo, podemos afirmar que as aulas se abeberam de várias “fontes”.

1) Doutrina quando essencial e majoritária

2) Tratados e Convenções Internacionais

3) Assuntos relevantes no cenário jurídico

4) Jurisprudência relevante dos Tribunais Superiores

Quanto à legislação, são necessárias mais algumas palavras. Sempre que determinado texto de tratado ou convenção internacional for importante para a prova, ele será devidamente referenciado ao longo do texto. Entretanto, destaque-se que, desde já, o estudo de alguns tratados é tão importante que os traremos integralmente em nossas aulas. Podemos citar dois exemplos fulcrais: a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e a Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica). Esses documentos, em razão da importância e da forte incidência em provas, serão analiticamente abordados em aula. Além disso, é importante frisar que sempre que determinado texto for referenciado, faremos destaques e comentários ao longo do texto de modo a facilitar a assimilação das principais informações.

TERCEIRA, é importante realizar questões anteriores do CESPE para nos situarmos diante das possibilidades de cobrança. Nesse aspecto, contamos atualmente com significativo acervo de questões. O CESPE realiza diversos concursos públicos para defensorias públicas estaduais, bem como realizou as provas dos últimos concursos da DPU. Esse acervo de questões tem a qualidade de dirigir nosso estudo para as informações que a banca considera mais relevantes.

Essas observações são importantes pois permitirão que, dentro da nossa limitação de tempo, possamos organizar o curso de modo focado e objetivo, voltado para acertar questões de primeira fase.

Esta é a nossa proposta!

Vistos alguns aspectos gerais da matéria, teçamos algumas considerações acerca da metodologia de estudo.

As aulas em .pdf tem por característica essencial a didática. Ao contrário do que encontraremos na doutrina especializada de Direitos Humanos (Flávia Piovesan e Augusto Cançado Trindade, para citarmos os expoentes neste ramo jurídico), o curso todo se desenvolverá com uma leitura de fácil compreensão e assimilação.

Isso, contudo, não significa superficialidade. Pelo contrário, sempre que necessário e importante os assuntos serão aprofundados. A didática, entretanto, será fundamental para que diante da pressão pós-edital, do contingente de disciplinas, do trabalho, dos problemas e questões pessoais de cada aluno, você possa extrair o máximo de informações para hora da prova.

Para tanto, o material será permeado de esquemas, gráficos informativos, resumos, figuras, tudo com o fito de “chamar atenção” para as informações que realmente importam.

Com essa estrutura e proposta pretendemos conferir segurança e tranquilidade para uma preparação completa, sem necessidade de recurso a outros materiais didáticos.

Nosso curso está disponível no link abaixo:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/direitos-humanos-p-defensor-publico-da-uniao-dpu-5581/

Se houver alguma dúvida ou esclarecimento, por favor, entre em contato:

[email protected]

https://www.facebook.com/ricardo.s.torques

Um forte abraço e bons estudos a todos!

Professor Ricardo Torques

Professor de Direitos Humanos

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