Artigo

História de um Brasileiro – Parte IV

Olá amigos! Como é bom estar aqui!

Hoje é a última parte da história que comecei a contar em artigos anteriores. Para quem não leu as primeiras partes, leia os artigos anteriores aqui, antes de continuar com este artigo.

Segue a quarta e última parte da “História de um Brasileiro”:

Não dei bandeira. Dormi em salvador na véspera da prova. Fui com antecedência ao local do exame. Apliquei tudo o quanto tinha aprendido. Cada artigo, cada dica… Fiz um misto dos mestres e consegui. Dos mais de 11 mil inscritos galguei o 15º lugar. Agora chorava de felicidade. Vencera uma grande BANCA. Estava no caminho, poderia vencer mais e mais BANCAS.

Saiu o resultado da redação. Perdi posições, mas fiquei dentro do numero de vagas. Eram 49, fiquei na 38ª. Se você tem algum sonho na vida, sabe o que senti. Uma vitória depois de uma árdua jornada é uma coisa indescritível. Hoje estou em uma Promotoria de Justiça do interior do Estado. A instituição é magistral. O trabalho é gratificante. Estou servindo ao povo, estou servindo à sociedade. Não ganho muito, mas para quem saiu do MOTOR de SISAL e do cabo da ENXADA, muitas coisas mudaram. Só auxilio-alimentação é maior que dois meses de trabalho nas roças da pobre comunidade rural na qual eu morava. Estou no caminho da vitória.

Por isso e por tantas outras coisas, minha visão sobre concurso público é a melhor possível. Sem nenhuma influência no mundo empresarial, com todo o sofrimento desde criança; com toda a rejeição, jamais teria chances de conseguir o que tenho sem o despertar para concurso público. 2011 foi o ano das conquistas. Graças ao concurso público não me submeto aos caprichos dos corruptos de plantão, não estou sobre a ameaça constante da demissão e nem sobre a revelia das loucuras do mercado. Graças a um concurso público consegui minha primeira cama, primeiro fogão a gás, primeira geladeira, alimentação descente, plano de saúde para mim, minha PRIMEIRA FILHA que nasceu no dia 28 de setembro e é um encanto. Sem o concurso teríamos sofrido muito. O parto teve de ser cesariana. O plano cobriu tudo.

Estou no caminho para a conquista da casa, do carro, pagar todas as dívidas, começar a poupar e investir… Imagina ai se não fosse a aprovação! Nossa! Dá arrepio de pensar. Minha filha já tem até previdência privada. Não estou falando por exibicionismo. Estou falando porque se trata de uma realidade totalmente alheia à minha vida passada recente. Como falei, até 14 ou 15 anos eu não tinha nem registro de nascimento. Alguns parentes mais sarcásticos zombavam de mim; diziam que eu era um indigente; que eu era um perdido. Sofri muito. Por isso que trago estas coisas aqui.

Estou falando de um ex-miserável. Estou falando de quem saiu das entranhas da caatinga, da fome, do abandono e colocou o pé no Ministério Público, uma instituição de grande credibilidade no Brasil. Estou falando que se você quiser vai conseguir. Esta é a minha conquista. Agora faça a sua conquista. Pense grande. Se você quer ser Juiz, Auditor, Delegado, Procurador etc, poderá ser. Invista nisso. Se você já é um destes profissionais, parabéns. Em termos proporcionais, nossa caminhada foi e será a mesma.

Lembre-se! Para falar pouco, quatro são os TREs com editais na praça. Um deles será meu próximo lar e será também o seu, caso tenha, no mínimo, o ensino médio. O TSE é mais um alvo. Mas um dia Chegarei ao Senado ou ao Ministério do Planejamento. Neste acredito que seja muito bom trabalhar. Ver o Brasil de outro ângulo. Conhecer o nascedouro das políticas públicas do país. Ramalho! Opa! Diga lá! E se você não passar em algum TRE? KAKAKA… Qual o problema? Meu trabalho é para passar, mas se algo sair errado continuarei na estrada e pronto. Esta é uma pergunta já respondida ao longo do texto, correto?

Concluirei, em breve, um texto mais voltado para o mundo do concurso. Uma palavra aos descamisados que estão por ai, submetidos ao chicote do poder político, da escravidão moderna. Será algo voltado para o nível médio/fundamental. Por falar nisso, não se encontrava material didático para concurso de nível médio a não ser umas apostilas intragáveis. Como diz o Waldir Santos, tem umas que só está em conformidade com o edital no nome e no índice, nada mais.

Bem, creio que devo ficar por aqui, afinal, tenho encontros marcados com a FCC. Desta vez será diferente. Eu vencerei. Sabe a razão? Não sabe? Pois então saiba que vencerei porque estou trabalhando para tanto e porque também tenho mais mestres. Vencerei porque tenho o ESTRATÉGIA e o EVP como parceiros. Material de primeira qualidade e valor acessível.

Sempre pensei grande. Hoje conquistei 10% de um projeto grande, se eu tivesse pensado pequeno, seria 10% de um projeto pequeno e certamente não estaria escrevendo a você. Portanto, viva o concurso – um caminho possível à dignidade e à cidadania plena. Este mundo que permite o princípio da impessoalidade. Se vai fazer algum concurso, não se assuste com a estatística, invista tudo em você. Eu saí do nada e estou aqui. Continuarei crescendo e um dia deste nos encontraremos para falar de concurso, de sonhos e conquistas.

Sucesso!! Feliz prova e nunca desista!!

Ramalho Cardoso
E-mail: [email protected]

Não preciso acrescentar mais nada. Só cabe a cada um que ler esse texto um pouco de reflexão.

Muito obrigado Ramalho!

Forte abraço!

Sérgio Mendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.