Artigo

Para que serve a gramática para concursos

Introdução

O objetivo deste artigo é explicar para que serve a gramática para concursos públicos, os temas mais cobrados na matéria e apresentar certas dicas de estudo e preparação para concurseiros. Ainda que se trate de um tema na disciplina de português, é importante o estudo da gramática.

A gramática para concursos vai muito além de escrever e ler bem
A gramática para concursos vai muito além de escrever e ler bem

Em concursos públicos, o estudo da gramática é fundamental para garantir a aprovação. É comum, principalmente para os iniciantes nos estudos, pensar que uma boa escrita e interpretação de texto razoável são suficientes para assegurar notas suficientemente altas nas matérias de língua portuguesa.

Por outro lado, a gramática para concursos públicos compreende as regras de ortografia, sintaxe, pontuação, dentre outras, que serão abordadas no decorrer do presente.

Mesmo uma pessoa que possui grande conhecimento a respeito da escrita e é leitora assídua, via de regra, só terá domínio dessas regras se dedicar especialmente ao estudo e compreensão.

Sendo uma matéria que aborda muitos conteúdos, a gramática para concursos possui uma dificuldade considerável, principalmente para aqueles que estão começando a estudar.

De outro lado, um ponto positivo é que, mesmo podendo variar a extensão do material, existe uma série de tópicos que são cobrados em boa parte dos certames.

Por isso, estes conteúdos – além de crase, morfologia, etc. – devem ser esmiuçados pelos concurseiros, atingindo o nível de domínio satisfatório para uma boa pontuação nas provas.

Mesmo se tratando de uma matéria de conhecimento razoavelmente comum, o aprofundamento não é necessariamente abordado por estudantes regulares ou no cotidiano de quem está iniciando nas áreas de concursos.

Comunicar-se bem, escrever textos – mesmo os razoavelmente complexos – não significa que há o domínio da gramática, que se aprofunda em temas muito além do necessário para o uso comum.

No caso da gramática para concursos, os conteúdos abordados requerem o hábito de estudar frequentemente e manter-se atualizado às novas regras do idioma.

Como funciona a gramática para concursos

Como se sabe, a língua portuguesa é bastante complexa, repleta de regras gramaticais e suas respectivas exceções, o que torna o domínio da linguagem uma tarefa difícil. Em provas, o cenário se torna ainda mais dificultoso, tendo em vista serem abordados os aspectos mais profundos da gramática para concursos.

Via de regra, a grande maioria dos concursos apresentam conteúdos de gramática para serem estudados pelos examinandos, o que faz ser essencial uma excelente base nos temas mais gerais, como é o caso da estruturação, classe de palavras e interpretação.

Pela própria definição do dicionário Oxford na página do Google , “gramática” significa um conjunto de prescrições e regras que determinam o uso correto de uma linguagem. Isso, por si só, coloca a noção de quão extensos são os conteúdos da matéria e da necessidade de aprofundamento para efetivamente se obter o domínio das normas.

A forma de cobrança em cada uma das provas, devido à orientação das bancas, é diferente. Entretanto, existem alguns conceitos que são comuns à maior parte, que devem ser dominados pelos concurseiros.

Intensificar o aprendizado desta disciplina garante maior probabilidade de sucesso, pois trata-se de um tipo de conteúdo que se atualiza com uma menor frequência e não é tão suscetível a entendimentos divergentes.

Tomando como exemplo a hipótese de dois concursos de uma mesma banca, um para a carreira fiscal e o outro na seara penal. Leis diferentes, princípios e estruturação da prova idem. Contudo, se ambas as provas tiverem questões de gramática, é bastante provável que sejam consideravelmente semelhantes. 

A gramática para concursos é matéria obrigatória para todos os concurseiros
A gramática para concursos é matéria obrigatória para todos os concurseiros

Assim, independentemente do conteúdo abordado no certame, se a prova contiver questões discursivas, redações – de forma direta ou indireta – serão avaliados os conceitos de gramática. A própria forma adequada de estruturar frases com as corretas formas verbais e concordância, a chamada regência, ou o sentido das ideias que se busca expressar, a semântica, são observados na escrita dos textos cobrados nas provas. Logo, entender as regras é fundamental para praticamente todas as áreas que podem ser escolhidas.

Quais são os conteúdos mais cobrados de gramática para concursos

Como visto, a gramática para concursos é essencial para que o examinando consiga obter sucesso na realização das provas, independentemente do certame. Por isso, é importante se manter atualizado e revisar frequentemente os conteúdos basilares e específicos para cada prova ou carreira escolhida.

Dentre os conteúdos mais cobrados podem ser pontuados alguns:

  • Pontuação, acentuação e emprego da crase;
  • Morfologia, verbos e regência verbal e nominal;
  • Orações, classes de palavras e sintaxe;
  • Uso do hífen;
  • Interpretação de texto, figuras e funções de linguagem.

Além dos citados acima, que são de estudo obrigatório, outras temáticas podem ser discutidas no certame, o que requer, ainda, uma compreensão mais aprofundada da carreira pretendida.

Em tempo: a gramática para concursos, especificamente, é uma matéria que tende a ser cobrada de forma mais complexa a cada ano. Por esse motivo, agregar os conhecimentos e se atualizar é também um diferencial para aqueles que buscam maiores chances de aprovação.

No caso da interpretação de texto, por exemplo, para se abstrair a totalidade do significado das orações, a gramática se torna uma forte ferramenta para todos os concurseiros, com um conhecimento mais prático de regência e semântica, conforme já exposto acima.

Isso ajuda a compreender como gramática e interpretação são relacionadas, num entendimento abrangente da disciplina.

É relevante pontuar que, a depender da prova, as questões podem ser objetivas ou discursivas e, entre as primeiras, de múltipla escolha ou para assinalar corretas e incorretas, além de redações, que são bastante frequentes.

No caso destas últimas, é ainda mais fundamental o domínio do vernáculo e de suas regras, que deverão ser aplicadas de forma prática, não havendo tanta margem para transigências.

Por isso, de um modo ou outro, é essencial manter uma estrutura de base sólida nos conteúdos mais generalistas e se aprofundar na área ou avaliação que será objeto de estudo.

Dicas para estudar gramática para concursos

Entendendo a dinâmica do estudo da gramática para concursos, algumas observações são de maneira geral imprescindíveis para maximizar o tempo e garantir um melhor aproveitamento na hora de se organizar para este que é um tema bastante complexo e repleto de detalhes.

Por isso, separar a quantidade de conteúdos que serão estudados e alocar entre as demais matérias, utilizando um método estruturado, materiais de qualidade e um bom banco de questões auxilia na preparação para todo e qualquer certame que tenha presente questões de análise gramatical.

Organizar um cronograma de estudos com bases gerais propicia uma melhor fixação dos conteúdos mais cobrados em gramática. Após alcançado um nível satisfatório de resultados, é possível reduzir a carga de estudos e manter o aproveitamento com foco em assuntos de gramática mais específicos, ou mesmo buscar aumentar o índice de acerto em questões.

Manter hábitos de leitura saudáveis, observando as estruturas e regras gramaticais dos textos, independentemente de estarem associados ao conteúdo, também é uma forma de melhorar a fixação, pois acaba por se tornar uma prática comum com o decorrer do tempo.

Assim como é comum nas profissões a aplicação dos conteúdos trabalhados no cotidiano, como forma de se manter ativo, utilizar-se da análise gramatical no momento de uma leitura faz com que eles sejam mais facilmente absorvidos.

Identificar deficiências em determinados assuntos – sem negligenciar os demais – e priorizá-las, facilita no momento de equalizar o domínio da gramática. Não é preciso necessariamente estudar por um mesmo período de tempo todos os tópicos, mas se trata de uma análise individual importante que deve ser feita no decorrer do tempo.

A gramática para concursos é repleta de conteúdos extensos e requer atenção
A gramática para concursos é repleta de conteúdos extensos e requer atenção

Por fim, é importante pontuar que uma boa escrita não é sinônimo de domínio gramatical, bem como uma “boa interpretação” não diz respeito necessariamente à abstração das regras e elementos técnicos de uma oração. Por isso, o estudo da gramática é tão importante quanto as demais matérias.

Conclusão

A gramática para concursos públicos foi o objeto de estudo do presente artigo. Como visto, dominar os tópicos relacionados vai muito além de uma boa escrita e interpretação de texto. Trata-se de regras específicas que abordam muito mais que o superficial, além de que fica mais complexa a cada nova reforma da língua e atualização dos certames. Mas tais regras são igualmente importantes para expressar ideias e conceitos de forma coesa e coerente.

É importante entender, ainda, que as matérias de língua portuguesa compreendem uma parcela significativa e determinante da nota final dos exames, podendo ser o divisor de águas entre a aprovação ou não de boa parte dos participantes.

De fato, os conteúdos mais específicos, como legislações , jurisprudências, portarias e particularidades da carreira escolhida são o alvo de boa parte dos examinandos. Esse direcionamento, muitas vezes, faz com que outras disciplinas, como é o caso da gramática, acabem sendo negligenciadas de modo geral, o que compromete uma parte importante do resultado. Entretanto, negligenciar a gramática é limitar também o conhecimento do português, o que afeta outras disciplinas relacionadas ao português, como o direito – que exige um mínimo domínio do idioma.

Por isso, conforme se observou, a gramática para concursos se torna uma matéria fundamental, por dois grandes motivos: o primeiro é que está presente em praticamente todas as provas de caráter eliminatório, sejam de concursos ou mesmo de processos seletivos; e os conteúdos possuem muitas semelhanças entre estas.

O hábito da leitura continua sendo implacavelmente essencial, pois, mesmo o português não estando no topo das línguas mais complexas para se expressar, ela é, sem sombra de dúvidas, umas das mais ricas e estruturadas ao redor do mundo.

Assim, estando o básico da gramática para concursos bem estabelecido e realizado o aprofundamento necessário, está se torna uma grande aliada para os concurseiros. Se valendo dos assuntos mais cobrados, independentemente do concurso, os examinandos possuem maiores chances de acerto durante as provas.

Ricardo Pereira de Oliveira

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.