Artigo

Recurso Prova TJ-GO – Língua Portuguesa

Olá, pessoal!

Para quem não me conhece , meu nome é Patrícia Manzato e sou Professora e Coach aqui no Estratégia Concursos, fazendo parte do Time de Português.

Inicialmente, convido você a me seguir no INSTAGRAM: Instagram da Profª. Patrícia Manzato

Neste artigo, vamos comentar as questões de Língua Portuguesa que foram cobradas pela Banca UFG no concurso do Tribunal de Justiça de Goiás, que aconteceu no dia 19/12/2021 e trazer a possibilidade de recurso contra 2 questões.

O Time de Português, em especial a Professora Adriana Figueiredo e eu, fizemos a análise e correção da prova e vamos passar a você nossas percepções.

Em geral, a prova foi dentro do esperado: um texto extenso para análise e outros menores, com questões bastante pontuais. Entendemos que duas questões fugiram completamente do escopo do edital de Língua Portuguesa e outras duas precisamos ficar atentos ao que a Banca considerará como gabarito.

O gabarito preliminar da prova do TJ-GO foi divulgado e o Time de Português vê a possibilidade de recurso em duas questão. Por isso, apresentamos aqui o porquê de nossa divergência em relação ao gabarito, que pode ser utilizado como base para seu recurso:

01.

Gabarito Preliminar: Letra A

Gabarito Pretendido: Letra C

Fundamentação:
O enunciado traz o comando de “instaurar”, ou seja, introduzir a linha argumentativa. Por isso, entendemos que a melhor alterativa é a Letra (C), pois é a partir da indagação inicial do texto (“Sabe aquela ideia do Direito como uma área tradicional, estática e sem grandes mudanças?”) e sua respectiva resposta irônica (“Pois é: esqueça”) que a linha argumentativa do texto é desenvolvida.
Ressalte-se que a “ironia” parte de querer dizer algo contrário do que foi afirmado. Assim, quando o autor traz “Pois é”, ele ironiza a “velha ideia” de que se tinha do Direito. Cria-se, assim, uma quebra de perspectiva na qual o autor irá desconstruir, argumento por argumento, a ideia tradicional do que era o Direito e quais as inovações na área.
Entende-se, assim, inviável o gabarito da questão ser a letra (A), pois a “constatação de que o sistema judiciário está em constante transformação” não é o início da linha argumentativa, mas sim uma explicação do porquê o leitor deve entender que não há mais ” aquela ideia do Direito como uma área tradicional, estática e sem grandes mudanças”. A própria organização sintática do texto corrobora para tal construção, em especial pela ocorrência do pronome demonstrativo “isso” seguido de conectivo explicativo (“porque”), ou seja, o trecho que trata da “constatação de que o sistema judiciário está em constante transformação” (“Isso porque o advento de novas tecnologias e a sofisticação das relações mercadológicas e pessoais têm feito com que o exercício judicial evolua e se transforme de maneira considerável”) é uma explicação da tese inicial do texto.
Dessa forma, entendemos que o correto para esta questão é a ALTERAÇÃO de gabarito para a Letra (C).

13.

Gabarito Preliminar: Letra D

Gabarito: Letra C

Fundamentação:
O documento apresentado é uma Certidão de Nascimento, um documento oficial, regido por padrões e características próprias dos textos jurídicos e técnicos.
Ao requerer qual linguagem é predominante no documento, há de se levar em conta, como bem pontua o enunciado, a função do gênero textual. Segundo dados oficiais dos Cartórios no Brasil, “Além de informar de forma oficial em que data e onde a criança nasceu, a certidão é o documento que comprovará a cidadania de uma pessoa.” (Disponível em <https://cartorionobrasil.com.br/certidao-de-nascimento/>). Além de sua função precípua, é importante destacar que, por ser um documento oficial, traz linguagem técnica: termos como “filiação”, “naturalidade”, por exemplo, não são de conhecimento ou uso cotidiano das pessoas, ao contrário são vocábulos técnicos da área jurídica.
A corroborar o que se discute, o Manual de Redação da Presidência da República traz a definição do que vem a ser “concisão”, que “é o texto que diz muito com poucas palavras, sem redundâncias ou texto inútil.” Pela definição apresentada, não cabe dizer que porque o documento é organizado com informações preenchidas em lacunas que sua linguagem é concisa.
Dessa forma, entendemos que o correto para esta questão é a ALTERAÇÃO de gabarito para a Letra (C).

Vamos agora para os comentários do restante das questões:

02.

Gabarito: Letra A

Comentário: A tese defendida ao longo do texto é bastante clara: a tradição está representada logo nas primeiras linhas (“Sabe aquela ideia do Direito como uma área tradicional… “) e a acessibilidade é representada pelas novas oportunidades no Direito, do Direito mais acessível ao cidadão (para além, inclusive, do contato telefônico, por exemplo).

03.

Gabarito: Letra B

Comentário: Quando o autor traz “pequeno raio-X”, ele traz um panorama simples e preciso sobre as inovações no campo do Direito.

04.

Gabarito: Letra C

Comentário: O enunciado quer que identifiquemos o interlocutor e, dentre as alternativas, a Letra (C) é clara, por trazer o diálogo direto com ele “Você é empreendedor (…)”

05.

Gabarito: Letra C

Comentário: O texto traz as inovações no Direito. Dentre elas, não estão presentes: a “impessoalidade dos processos” (A), a “valorização do jargão jurídico” (B) e o “instinto profissional aguçado” (D). Portanto, a alternativa que traz todas as inovações na área do Direito é a Letra (C).

06.

Gabarito: Letra D

Comentário: Questão direta: “metria” exprime a ideia de “medida”, “mensuração”. Portanto, o gabarito é a Letra (D).

07.

Gabarito: Letra A

Comentário: Atenção ao enunciado: “objetivos do locutor”. O trecho traz um diálogo indireto com o leitor, de forma a chamar a atenção do interlocutor para o que ele vai dizer em seguida.

08.

Gabarito: Letra A

Comentário: O enunciado já traz que há erro de pontuação em alguma das alternativas, mesmo que seja um erro com base na estilística. De qualquer forma, a alternativa que traz o erro é a Letra (A): A enumeração finaliza em “tudo isso”, que é um aposto resumitivo. Quando isso ocorre, há vírgula, e não ponto como no texto. Esse é o erro do período.

09.

Gabarito: Letra A

Comentário: Questão de intertextualidade. Tanto o texto quanto a publicidade do CEJUSC trazem a ideia de “resolução de conflitos on-line, desafogando a máquina pública”. Portanto, gabarito Letra (A).

10.

Gabarito: Letra C

Comentário: Novamente atente-se para o enunciado, que pede sobre a “organização”. Quando a banca cita a organização, a questão do paralelismo sintático, a partir do uso de verbos no infinitivo (“conciliar” e “mediar”, fica bastante evidente. Contudo, ficaremos atentos para o gabarito oficial da Banca, pois, a depender do divulgado, caberá recurso.

11.

Gabarito: Letra C

Comentário: Questão de expediente jurídico, que extrapola a Redação Oficial. O documento é uma certidão de nascimento, cuja finalidade intrínseca é a de “atestar informações fundamentais para comprovar existência e a origem de uma pessoa física.

12.

Gabarito: Letra B

Comentário: Questão fora do escopo do edital de Língua Portuguesa. Tivemos que consultar e nos basear no Direito Civil para responder tal questão. De acordo com as normativas do Direito Civil, a certidão possui um selo digital, que pode ser acessado pelo QR-code que atesta sua autenticidade. Qualquer gabarito diferente da Letra (B) é passível de recurso.

14.

Gabarito: Letra B

Comentário: Questão fora do escopo do edital de Língua Portuguesa. Tivemos que consultar e nos basear no Direito Civil para responder tal questão. De acordo com o Provimento nº 63/2017 do CNJ, o conceito de filiação e descendência na Certidão de Nascimento refere-se a um “conceito amplo de família, adaptado à constituição familiar contemporânea”. Qualquer gabarito diferente da (B) deverá ser discutido.

15.

Gabarito: Letra D

Comentário: A charge apresenta diversos elementos que remetem à criptografia, confidencialidade de dados, ou seja, uma preocupação com a segurança dos dados.

Você pode também dar uma olhada na correção em vídeo feita pela Professora Adriana Figueiredo. É só acompanhar:

Se você quer conhecer mais do trabalho do Time de Português do Estratégia Concursos, clique aqui e tenha acesso às aulas demonstrativas dos cursos de Língua Portuguesa.

É isso, pessoal!

Grande abraço!

Profª. Patrícia Manzato

E-mail: [email protected]

Facebook da Profª Patrícia Manzato

Instagram da Profª Patrícia Manzato

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.