Artigo

Gabarito Extraoficial ICMBio – Língua Portuguesa

Olá, pessoal!

Para quem não me conhece , meu nome é Patrícia Manzato e sou Professora e Coach aqui no Estratégia Concursos, fazendo parte do Time de Português.

Inicialmente, convido você a me seguir no INSTAGRAM: Instagram da Profª. Patrícia Manzato

Neste artigo, vamos comentar as questões de Língua Portuguesa que foram cobradas pela Banca CEBRASPE no concurso do ICMBio, que aconteceu no dia 06/02/2022, para os cargos de Analista e Técnico.

O Time de Português, em especial Professora Adriana Figueiredo e eu, fizemos a análise e correção da prova e vamos passar a você nossas percepções.

Em geral, a prova foi tranquila, com questões mais simples de gramática e de compreensão e interpretação de texto, ainda que composta de apenas 5 itens.

E agora, vamos aos comentários das questões:

CARGO: ANALISTA AMBIENTAL

01.

Gabarito: CERTO

Comentário: O item traz uma paráfrase do primeiro parágrafo do texto: “‘Cada língua indígena é um reservatório único (…) a partir da extinção das línguas indígenas” . Portanto, o item está correto.

02.

Gabarito: CERTO

Comentário: É exatamente isso que traz o 2º parágrafo. Inclusive, atente-se para o conectivo “contudo”, que enfatiza que o foco da pesquisa não é a extinção da biodiversidade Portanto, o item está certo.

03.

Gabarito: ERRADO

Comentário: No caso, o uso da crase não é facultativo, pela presença do artigo indefinido feminino na expressão “uma língua indígena”. O que acontece, de fato, é a não ocorrência da crase porque não há artigo definido feminino. Portanto, o item está errado.

04.

Gabarito: ERRADO

Comentário: Questão de referenciação. “Para isso” não retoma apenas “extinção de determinado idioma”, mas sim a necessidade de “entender em que grau o conhecimento (…) extinção de determinado idioma”. . Portanto, o item está errado.

05.

Gabarito: ERRADO

Comentário: Muito cuidado com esta questão! A vírgula não marca elipse (omissão de termo), mas um adjunto adverbial (“No Nordeste da Amazônia”) deslocado. Portanto, o item está errado.

06.

Gabarito: ERRADO

Comentário: Questão que pode gerar polêmica. Segundo o gramático Bechara, quanto à concordância verbal, o verbo fica no singular, quando os núcleos do sujeito vem determinados pelo distributivo cada. Note que o verbo “têm” está flexionado na 3ª pessoa do plural. Portanto, o item está errado.

07.

Gabarito: CERTO

Comentário: É exatamente o que consta no MRPR: “O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.” . Portanto, o item está correto.

08.

Gabarito: ERRADO

Comentário: Cuidado! Segundo o MRPR: “o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige” . Portanto, o item está errado.

Você pode também dar uma olhada na correção em vídeo feita pela Professora Adriana Figueiredo. É só acompanhar:

CARGO: TÉCNICO AMBIENTAL

01.

Gabarito: ERRADO

Comentário: O tema central do texto não se refere ao crescimento exagerado, mas ao “outros benefícios da arborização que, geralmente, não são incluídos no contexto técnico” (último parágrafo). Portanto, o item está errado.

02.

Gabarito: ERRADO

Comentário: Cuidado! No texto, predomina a exposição, e não a descrição. Esses dois gêneros são distintos e no texto temos o objetivo de expor situações e contextos de malefícios da arborização. Portanto, o item está errado.

03.

Gabarito: CERTO

Comentário: É exatamente isso que traz o último parágrafo, em especial o trecho “Nesse contexto, é muito bem-vinda qualquer sombra (…) risco de depressão”. Portanto, o item está correto.

04.

Gabarito: CERTO

Comentário: É exatamente essa a relação da conjunção adversativa “mas”. O contraste estabelecido entre a primeira e a segunda orações, como consequência do “mas” é justamente o de ressalva. Portanto, o item está correto.

05.

Gabarito: ERRADO

Comentário: No trecho original, “por serem” traz um sentido de causa, que poderia trazer a conjunção “por que”. Ocorre que, para que fosse mantida a correção gramatical, o “porque” utilizado seria escrito junto e sem acento. Portanto, o item está errado.

06.

Gabarito: CERTO

Comentário: A supressão da vírgula que isola o trecho “também conhecidas como sete-copas”, de fato, prejudica o sentido original do texto. Lembre-se que o trecho, sem vírgulas, traz o sentido restritivo, e não explicativo que obtemos no original. Portanto, o item está correto.

07.

Gabarito: CERTO

Comentário: Note que a flexão no singular de “demonizadas” alteraria, de fato, o referente. Como o item pede a manutenção da correção gramatical (totalmente viável) e a manutenção da coerência textual, não há nada que possa tornar o item errado. Portanto, o item está correto.

08.

Gabarito: ERRADO

Comentário: Perceba que o item trata sobre as estruturas linguísticas do período. Ao retomar o texto original, as orações “são as que mais assustam”, “Não podem ficar mais altas” e “Se derrubarem frutos” possuem o mesmo sujeito – qual seja, “As espécies de crescimento rápido”. Contudo “podem amassar a lataria de um carro” tem como sujeito “frutos grandes” (objeto direto da oração anterior), e não “as espécies de crescimento rápido”. Portanto, o item está errado.

09.

Gabarito: CERTO

Comentário: O primeiro período do texto realça exatamente essa desigualdade social: “(…) mas até nisso somos um país desigual. Os bairros mais nobres do Rio de Janeiro e São Paulo (…)”. Portanto, o item está correto.

Se você quer conhecer mais do trabalho do Time de Português do Estratégia Concursos, clique aqui e tenha acesso às aulas demonstrativas dos cursos de Língua Portuguesa.

É isso, pessoal!

Grande abraço!

Profª. Patrícia Manzato

E-mail: [email protected]

Facebook da Profª Patrícia Manzato

Instagram da Profª Patrícia Manzato

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.