Artigo

Gabarito CBM-BA (soldado) – Extraoficial – Biologia

Salve guerreiros!

Aqui é o professor Daniel Reis e vou postar aqui o comentário e gabarito extraoficial das questões de Biologia prova do CBM-BA, que ocoreu na manhã deste domingo (19/01).

As questões estavam totalmente dentro daquilo que trabalhamos ao longo do nosso curso, sem grandes surpresas. Vamos aos comentários!

(IBFC 2020/CBM-BA) 22) A divisão celular pode ocorrer por meio dos processos de mitose e meiose. Na mitose a ploidia da célula se mantém constante, já na meiose a ploidia se reduz à metade. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as células que são originadas do processo de meiose em humanos.

a) Célula tronco e espermatozoide

b) Neurônio e célula tronco

c) Espermatozoide e óvulo

d) Célula tronco e glóbulos brancos

e) Neurônios e glóbulos vermelhos

Comentários

Primeiramente, é preciso compreender que a mitose gera células com o mesmo número de cromossomos da célula original. Já a meiose gera células com a metade do número de cromossomos da célula original. Na espécie humana, que possui 46 cromossomos em cada célula diploide, a meiose gera 4 células, cada uma contendo 23 cromossomos. O processo de meiose em humanos gera apenas células gaméticas, ou seja, espermatozoides (gametas masculinos) e óvulos (gametas femininos). Assim, vamos analisar as alternativas. A letra A está errada pois células tronco são células diploides originadas por mitose. A letra B está errada pois neurônios e células tronco são células diploides originadas por mitose. A letra C está correta pois espermatozoide e óvulo são gametas, originados por meiose. A letra D está errada pois células tronco e glóbulos brancos são células originadas por mitose. A letra E está errada pois neurônios e glóbulos vermelhos são células originadas por mitose.

Gabarito: C

(IBFC 2020/CBM-BA) 25) A evolução do núcleo celular foi um dos eventos mais importantes da diversificação dos seres vivos. Nos organismos cujas células apresentam núcleo celular, os cromossomos se localizam dentro do núcleo. Assinale a alternativa correta quanto ao organismo que não apresenta núcleo celular em sua(s) célula(s).

a) Humano

b) Laranjeira

c) Levedura

d) Musgo

e) Bactéria

Comentários

Para resolver essa questão, você precisaria lembrar da diferença entre células procariontes e células eucariontes, bem como identificar os seres vivos que apresentam esses tipos celulares. Sabemos que os organismos que não apresentam núcleo celular individualizado são procariontes. Dessa forma, a letra A está errada pois humanos são animais, que são eucariontes. A letra B está errada pois a laranjeira é um vegetal, e todos os vegetais são eucariontes. A letra C está errada pois a levedura é um fungo, e todos os fungos são eucariontes. A letra D está errada pois o musgo é um vegetal, e todos os vegetais são eucariontes. A letra E está correta pois a bactéria pertence ao Reino Monera, e todos os seus representantes são procariontes.

Gabarito: E

(IBFC 2020/CBM-BA) 27) Os organismos podem ser classificados como autotróficos ou heterotróficos. Dentre os autotróficos, o processo mais comum de obtenção de energia é a fotossíntese. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo.

I. Fungos são capazes de produzir a sua própria energia pelo processo de fotossíntese.

II. Algas marrons são capazes de produzir a sua própria energia pelo processo de fotossíntese

III. Vírus são capazes de produzir a sua própria energia pelo processo de fotossíntese

IV. Plantas são capazes de produzir sua própria energia pelo processo de fotossíntese.

V. Insetos são capazes de produzir a sua própria energia pelo processo de fotossíntese.

VI. Amebas são capazes de produzir a sua própria energia pelo processo de fotossíntese.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas

b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

c) Apenas as afirmativas I e V estão corretas

d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas

e) Apenas as afirmativas IV e Vi estão corretas

Comentários

Organismos autotróficos são aqueles que produzem seu próprio alimento através de processos metabólicos como a fotossíntese. Entre eles temos os vegetais, as algas e as cianobactérias. Organismos heterotróficos são aqueles que não são capazes de produzir seu alimento e, por isso, necessitam buscá-lo já pronto no ambiente. Entre eles temos os animais, os fungos, os protozoários e a maior parte das bactérias. Assim, a afirmativa I está errada pois fungos são heterotróficos. A afirmativa II está correta pois algas são autotróficas. A afirmativa III está errada pois vírus nem apresentam metabolismo próprio e, por isso, não são nem autotróficos nem heterotróficos A afirmativa IV está certa pois plantas são autotróficas. A afirmativa V está errada pois insetos são animais e, por isso, heterotróficos. A afirmativa VI está errada pois amebas são protozoários heterotróficos. Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.

Gabarito: A

(IBFC 2020/CBM-BA) 29) A incidência global da dengue cresceu drasticamente nas últimas décadas. Sobre a dengue, assinale a opção correta.

a) A infecção por dengue é bacteriana.

b) A prevenção e o controle da dengue não dependem de medidas efetivas de controle de vetores.

c) A transmissão do vírus ao ser humano ocorre pela picada do mosquito e pelo contato com seus ovos.

d) A infecção por dengue pode ser assintomática.

e) A principal espécie vetora da dengue é o mosquito macho Aedes aegypti.

Comentários

A letra A está errada pois a dengue é causada por um vírus e não por uma bactéria. A letra B está errada pois a prevenção da dengue depende sim de medidas efetivas de controle de vetores, pois controlando a população de mosquitos, podemos diminuir a transmissão do vírus. Por esse motivo as medidas preventivas incluem eliminar focos de água parada onde os mosquitos depositam seus ovos, utilizar repelentes e inseticidas, e colocar redes contra mosquitos nas janelas. A letra C está errada pois a transmissão ocorre apenas pela picada do mosquito. O contato com seus ovos não é capaz de transmitir o vírus da dengue. A letra D está correta pois a pessoa pode se infectar com o vírus da dengue, porém não apresentar os sintomas da doença. A letra E está errada pois apenas as fêmeas do mosquito Aedes aegypti se alimentam de sangue e, por isso, são capazes de transmitir o vírus da dengue.

Gabarito: D

(IBFC 2020/CBM-BA) 30) O mutualismo é uma das interações ecológicas entre espécies mais comum na natureza. A polinização é um dos tipos de mutualismo mais comum. Muitas plantas dependem de animais polinizadores que transportam pólen entre flores permitindo a sua reprodução. Por exemplo, plantações de tomate em localidades com abelhas produzem 70 toneladas por hectare de plantação. Já plantações em localidades sem abelhas produzem apenas 40 toneladas por hectare de plantação. As abelhas dependem de florestas próximas às plantações para construir colmeias. Considere que um agricultor possui uma fazenda de 30 hectares dos quais 20 hectares são utilizados para produção de tomates e 10 hectares são compostos de florestas nativas. Esse agricultor está planejando derrubar a floresta para plantar mais 10 hectares de tomate. No entanto, sem a floresta em sua propriedade a população de abelhas será extinta e os tomateiros não serão mais polinizados. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) A produção total de tomates aumentará caso o cultivo seja elevado para 30 hectares.

(   ) A produção total de tomates permanecerá igual caso o cultivo seja elevado para 30 hectares.

(   ) A produção total de tomates passará de 1400 para 1200 toneladas caso o cultivo seja elevado para 30 hectares.

(  ) A produção total de tomates diminuirá caso o cultivo seja elevado para 30 hectares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V, F, F, F

b) F, F, F, V

c) F, V, F, F

d) F, F, V, V

e) F, F, V, F

Comentários

A última questão falava sobre relações ecológicas mas exigia muito mais raciocínio lógico do que o próprio conhecimento da matéria. Era necessário fazer algumas contas para compreender a questão.

Informação 1 – rendimento da plantação de tomates com ação das abelhas: 70 ton/hectare.

Informação 2 – rendimento da plantação de tomates sem ação das abelhas: 40 ton/hectare.

Informação 3 – sem floresta não há abelhas.

Informação 4 – O agricultor tem uma fazenda com 30 hectares, sendo 20 de tomateiros de 10 de florestas. Ou seja, ele tem abelhas realizando polinização. Logo, seu rendimento corresponde a 70 ton/hectare X 20 hectares = 1400 toneladas.

Caso ele derrube os 10 hectares de floresta, ele terá 30 hectares de tomateiros, mas sem abelhas. Assim, seu rendimento será 40 ton/hectare X 30 hectares = 1200 toneladas. Ou seja, sua produção total diminuirá de 1400 para 1200 toneladas. Assim, a primeira e a segunda afirmativas estão erradas pois falam em aumento ou igualdade na produção. A terceira e a quarta afirmativas estão corretas, pois sua produção total diminuirá de 1400 para 1200 toneladas. F, F, V, V.

Gabarito: D

Espero que tenham arrebentado na prova!

Grande abraço!

Daniel Reis

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.