Artigo

Formação do Solo: Resumo CNU

Confira neste artigo um resumo sobre Formação do Solo, com foco no CNU.

Formação do Solo: Resumo CNU
Formação do Solo: Resumo CNU

Olá, amigos.

Tudo bom? Espero que sim.

O Concurso Público Nacional Unificado – CPNU ficará com as inscrições abertas entre os dias 19 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024. A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio. No total, há 6.640 vagas imediatas disponíveis, distribuídas entre oito blocos temáticos. Com a única exceção do bloco 8, todas as oportunidades requerem qualificação de nível superior. Serão milhares de vagas, em diversos órgãos federais, com salário inicial variando de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71. As provas objetivas e discursivas, para todos os cargos e blocos, serão realizadas no dia 05 de maio (domingo).

No artigo de hoje, abordaremos uma visão geral sobre a Formação do Solo, tema que possivelmente será cobrado no Bloco 3, Eixo Temático 3 – Caracterização da Paisagem no Meio Rural – 2024.

Tendo em vista a relevância e abrangência do tema, é fundamental entender seus principais pontos para uma melhor organização dos estudos e compreensão completa da matéria.

Primeiramente, vejamos os tópicos que serão abordados:

  • Intemperismo;
  • Tipos de Intemperismo;
  • Pedogênese;
  • Fatores de Formação do Solo;
  • Processo de Formação do Solo;
  • Classes de Processos de Formação do Solo;

Animados?

Vamos lá.

Intemperismo

O intemperismo é um processo natural que ocorre na interface entre a Terra e a atmosfera. Ele é responsável pela quebra e pela transformação das rochas, formando o solo.

Tipos de Intemperismo

Ele pode ser dividido em três tipos: físico, químico e biológico.

  • O intemperismo físico é o primeiro a ocorrer. Ele é causado por fatores como a variação de temperatura, a expansão da água ao congelar e a cristalização de sais. Esses fatores levam à quebra das rochas em pedaços menores, sem alterar sua composição química.
  • O intemperismo químico é causado pela ação da água e de outros agentes químicos. Ele altera a composição química das rochas, transformando-as em novos minerais.
  • O intemperismo biológico é causado pela ação de seres vivos, como plantas e animais. Eles podem contribuir para o intemperismo físico, quebrando as rochas com suas raízes, ou para o intemperismo químico, liberando ácidos orgânicos que dissolvem os minerais das rochas.

Pedogênese

A formação do solo está diretamente ligada ao processo de intemperismo, no qual minerais primários provenientes de rochas se transformam em minerais secundários por meio do intemperismo químico. Ele altera a composição química das rochas, transformando os minerais primários em minerais secundários. Os minerais secundários são mais estáveis nas condições da superfície da Terra e acumulam-se no manto de alteração e nos solos.

Fatores de Formação do Solo

O solo não é apenas o produto do intemperismo, mas um corpo natural que se forma por processos específicos, influenciados por cinco fatores: clima, organismos, material de origem, relevo e tempo.

  • O clima e os organismos são os principais fatores de formação do solo. O clima influencia a intensidade do intemperismo químico, que é o principal responsável pela formação do solo. Os organismos, por sua vez, contribuem para o intemperismo físico e químico, além de adicionar matéria orgânica ao solo.
  • O material de origem do solo também influencia suas características. Rochas mais ricas em argila, por exemplo, tendem a formar solos mais argilosos.
  • O relevo influencia a profundidade do solo. Em relevos mais planos, o solo tem mais tempo para se desenvolver, enquanto em relevos mais acidentados, o solo é mais suscetível à erosão.
  • O tempo é o fator de formação do solo que atua por mais tempo. Quanto mais tempo o solo é exposto aos fatores de formação, mais desenvolvido ele se torna.

Processo de Formação do Solo

Quatro processos básicos atuam na formação do solo: adição, remoção, transformação e translocação.

  • A adição de materiais ao solo ocorre pela ação da vegetação, que deposita matéria orgânica na superfície, e pela deposição de sedimentos, como o vento e a água.
  • A remoção de materiais do solo pode ser superficial ou em profundidade.
  • A erosão superficial é causada pela ação da água e do vento, que removem partículas do solo.
  • A lixiviação é a remoção de íons e moléculas em solução, que são carreados pela água que drena através do solo.
  • A transformação de materiais ocorre no solo, como a conversão de um mineral primário a argilomineral e a estabilização de resíduos orgânicos na forma de húmus.
  • A translocação é o transporte de materiais dentro do solo.

Dica! A remoção por erosão acarreta rejuvenescimento do solo, enquanto a remoção por lixiviação condiciona seu envelhecimento.

Classes de Processos de Formação do Solo

Os processos de formação do solo interagem de maneira coordenada, resultando na diversidade de classes de solos. Entre essas classes, destacam-se exemplos como: calcificação, latolização, laterização, eluviação e iluviação, pedoturbação, gleização, adições antropogênicas, salinização, sodificação, solodização, paludização e erosão.

Cada um desses processos desempenha um papel específico na formação de solos distintos, como Chernossolos, Latossolos, Plintossolos, Espodossolos, Gleissolos, Organossolos, entre outros.

Conclusão – Formação do Solo

Chegamos ao final do nosso artigo com um resumo sobre o tema Formação do Solo. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital do CNU, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Referências Bibliográficas: Formação do Solo

CNU – Concurso Nacional Unificado (Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas) Conhecimentos Específicos – Eixo Temático 3 – Caracterização da Paisagem no Meio Rural – 2024  (Pós-Edital).

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso do CNU?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.