Categorias: Concursos Públicos

Fator Previdenciário e sua Inconstitucionalidade.

Boa noite Concurseiros e Alunos! Tudo bem com vocês?

Estou passando para deixar uma questão recentíssima comentada sobre um assunto controverso e atual: O Fator Previdenciário.

Bom final de semana a todos! Boa Páscoa!

Fiquem com Deus!

Grande Abraço!

Prof. Ali Mohamad Jaha
Direito Previdenciário
alijaha@estrategiaconcursos.com.br
ali.tributario@gmail.com
www.direitotributariofiscal.blogspot.com

(Técnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012):
Em relação ao valor da renda mensal dos benefícios, é correto afirmar que a renda mensal da aposentadoria especial não está sujeita ao fator previdenciário.

O fator previdenciário foi criado, pela Lei n.º 9.876/1999, com intuito de desencorajar as aposentadorias precoces, mormente nas aposentadorias por tempo de contribuição. Imagine que Melissa comece a contribuir aos 16 anos como segurada facultativa e a partir dos 22 anos como segurada empregada. Nesse caso, aos 46 anos de idade e 30 de contribuição, Melissa poderá se aposentar por tempo de contribuição, ficando pelo menos mais 25 ou 30 anos sem contribuir para o sistema previdenciário, recebendo mensalmente o seu benefício. Essa situação descrita causaria um caos total ao caixa da previdência. Em função das aposentadorias precoces, o governo decidiu adotar o FP (Fator Previdenciário), que consiste em um índice calculado em função da Idade, Tempo de Contribuição e Expectativa de Sobrevida do Segurado, onde a regras são simples: a) quanto mais jovem, menor o benefício, e; b) quanto menos tempo contribuindo, menor o benefício.

Atualmente, existem milhares de ações judiciais de segurados inconformados com a aplicação do FP em seus benefícios, e o mais interessante, a maioria com ganho de causa ao segurado. Para exemplificar, trago notícias de uma ação recentemente julgada no TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3.ª Região Judiciária – São Paulo e Mato Grosso do Sul):

A Justiça Federal de São Paulo considerou inconstitucional o mecanismo de cálculo de aposentadorias do INSS por tempo de contribuição. O cálculo do fator previdenciário leva em conta a idade, o tempo de contribuição, a expectativa de sobrevida e a média dos 80% maiores salários de contribuição desde 1994. O Juiz Federal Marcus Orione Gonçalves Correia, da 1.ª Vara Federal Previdenciária, em São Paulo, aceitou argumento de ação movida por segurado contra o INSS, que considerou inconstitucional o fato de o redutor utilizar elementos de cálculo imprevisíveis. “O fator concebe, por via oblíqua, limitações distintas das externadas nos requisitos impostos constitucionalmente para a obtenção, em especial, da aposentadoria por tempo de contribuição”, afirma o magistrado, que especifica que o uso da expectativa de vida é um exemplo. Orione considerou, ainda, que o fator seria “muito complexo” e conteria requisitos que “dificultam o acesso ao próprio direito ao benefício”.
(Fonte: http://www.fenafar.org.br/portal/emprego-e-trabalho/66-emprego-e-trabalho/688-fator-previdenciario-inconstitucional.html)

Em suma, o ilustre magistrado considerou que a lei ordinária (Lei n.º 9.876/1999) é nitidamente inconstitucional, pois está operando alterações em critérios previdenciários previstos em nossa carta magna, o que não pode ser admitido em hipótese alguma.

Acredito, particularmente, que num futuro não muito distante, assistiremos a queda do fator previdenciário. Quem viver verá!

Voltando a questão, o fator previdenciário é aplicado somente às aposentadorias por idade (de forma optativa) e por tempo de contribuição (de forma obrigatória).

Certo.
Ali Mohamad Jaha

Professor de Direito Previdenciário, Legislação Previdenciária, Legislação da Saúde, Legislação Específica e Discursivas. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil – DRF-Cascavel/PR. Especialista em Administração Tributária pela Universidade Castelo Branco/RJ. Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Ivaí/PR. Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá/PR.

Posts recentes

Concurso SEDES DF: edital 1.197 vagas ainda neste ano!

Certame está em fase de comissão formada! O novo concurso SEDES DF (Secretaria de Desenvolvimento…

49 minutos atrás

Concurso Serra ES Educação: edital publicado para Professor!

Foi finalmente publicado o novo edital do concurso Serra ES Educação, município localizado no Espírito…

2 horas atrás

Concurso Público: Confira a programação das aulas de hoje!

O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…

3 horas atrás

A Inteligência Artificial como Ferramenta de Estudo

A utilização de Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de estudos vem se destacando cada vez…

18 horas atrás

Crime de Lavagem de Dinheiro para CAIXA

Crime de Lavagem de Dinheiro para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo…

24 horas atrás

Revisão Antecipada ALESC – Cargo: Analista Legislativo – Direito

O concurso ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) oferta 28 vagas imediatas para o cargo…

1 dia atrás