Artigo

Como escolher a pós-graduação certa no Direito.

Olá caro (a) amigo (a) leitor (a), como vai você? Então hoje você quer saber como escolher a Pós-Graduação certa no Direito?

Como escolher a pós-graduação certa no Direito.

Sem problemas, nós quebramos esse galho para você e preparamos um guia muito especial para te ajudar nessa, não fique preocupado!

É só rolar o mouse com a gente que é sucesso, vamos lá então?

            Introdução – Como escolher a Pós-Graduação certa no Direito?

            Atualmente, parar de estudar após a graduação é uma péssima escolha, isso porque o mercado de trabalho procura cada vez mais por pessoas especializadas, ninguém quer contratar “generalistas”, a confiança é redobrada quando você contrata alguém que focou sua vida estudando ou trabalhando com algo em específico.

            É por isso que é importante seguir estudando, e a Pós-Graduação pode ser o primeiro passo para dar um up nesse seu currículo.

            Mas a pergunta que não quer calar e que muitos profissionais se fazem logo após terminar a faculdade de Direito: que Pós eu faço?

            Para discernir isso, é preciso avaliar alguns pontos que podem ser determinantes para o resto da sua carreira! Isso porque você não precisa parar na Pós latu senso, que são as especializações, você pode fazer a Pós stricto sensu também, que são o Mestrado e o Doutorado, deixando o seu currículo brilhante ao ponto de se tornar uma referência na sua área por tanto conhecimento adquirido.

            Para isso, é interessante que você conheça detalhadamente esse caminho do estudo, entre as diversas ponderações que devem ser feitas na área que você escolher aprofundar no direito nos cursos de Pós-Graduações, então bora lá?

         Quais as Pós-Graduações que existem?

            Certo, comentamos acima que existem 3 Pós-Cursos após a graduação de Direito, o quais são os cursos latu sensu, sendo as Pós-Graduações chamadas de especializações, e os cursos stricto sensu, sendo o Mestrado e o Doutorado.

            Os cursos latu senso, as especializações, conferem o título que especialista em determinado assunto, ou seja, o “corte” ou “área” que você escolheu se especializar.

            Os cursos stricto sensu, o Mestrado e o Doutorado, conferem os títulos de Mestre e Doutor, respectivamente, em Direito.

            A lógica do aprofundamento da qualificação profissional é a seguinte: você inicia com a Pós-Graduação latu senso, que confere o título que especialista, e em seguida, após o seu término você aprofunda com o Mestrado, e depois o Doutorado.

            Entretanto, não há uma obrigatoriedade em primeiro fazer uma Pós latu sendo para depois passar para as Pós stricto senso. A obrigatoriedade a ser observada é apenas em questão da ondem entre o Mestrado e o Doutorado, onde o Mestrado deve ser concluído primeiro para depois poder ser doutorando.

            Ou ainda, há a possibilidade de realizar uma Pós latu senso ao mesmo tempo que o Mestrado. Claro que isso vai demandar um grande período de tempo reservado apenas para estudos e pesquisas, e você precisará de uma agenda bem flexível, por isso, é adequado escolher fazer um de cada vez, para não acabar sobrecarregado (a) e o cansaço vencer ao ponto de desistir de ambos os cursos.

            A Especialização, a Pós-Graduação latu senso – Como escolher a Pós-Graduação certa no Direito?

            A especialização é um curso pronto, ou seja, a instituição que a promove monta todo um aparato educacional, focado na área que geralmente é o nome que o curso leva, por exemplo: Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho.

            Desta forma, no exemplo ressaltado acima, o conteúdo das aulas, dos exercícios de fixação e provas promovidas pelos professores do curso, serão todos com foco a aprofundar o conhecimento em direito do trabalho e direito processual do trabalho.

            Ocorre um aprofundamento do que foi visto de forma generalizada na faculdade, aqui você vai virar um expert na área trabalhista.

            Na maioria dos cursos latu senso, quando chegam na fase final, há uma monografia ou um artigo a ser produzido, como uma espécie de Trabalho de Conclusão (TC) do curso, mas há algumas instituições que dispensam isso, claro que tudo isso deve ter o acompanhamento do Ministério da Educação (MEC).

            Por falar no MEC, é muito importante verificar a procedência do curso, isso porque as especializações também devem conter o selo do Ministério, do contrário o título de especialista não será válido, então fique atento!

            Já vamos te contar como escolher a área certa na especialização, antes é muito importante conhecer como funciona o Mestrado e o Doutorado, vamos ficar por dentro?

            O Mestrado, a Pós-Graduação stricto senso – Como escolher a Pós-Graduação certa no Direito?

            O Mestrado geralmente é procurado por quem quer ser professor em universidades, todavia não se engane, pois há pessoas que fazem apenas no intuito de aprimorar o currículo, o que é deveras válido e muito apreciado pelos empregadores no mercado de trabalho.

            Ele funciona diferente da especialização, pois aqui você vai escolher uma área e um tema para pesquisa, que seguidamente deverá ser realizado o que se chama de “corte” do tema. Há profissionais que dizem que quanto mais especifico e inédito o assunto, melhor será apreciado a obra final desse trabalho.

            Obra? Isso mesmo, ao final do Mestrado você concluirá sua pesquisa com uma tese desse estudo, que quando aprovada e publicada em revistas, livros e apresentada em eventos jurídicos com intuito de promover o conhecimento, será considerada como parte integrante da nova doutrina do mundo do direito, legal né?

            O próximo passo você já sabe qual é né? O Doutorado, então vamos lá saber como ele funciona também, que já vamos passar para as dicas de como escolher o tema e fazer o corte para o seu Mestrado.

            O Doutorado, a Pós-Graduação stricto senso – Como escolher a Pós-Graduação certa no Direito?

            O Doutorado é um nível de titulação muito alta e apreciada no mercado de trabalho, já antes de conclui-lo, enquanto você for doutorando, você será muito bem visto pelos seus colegas de trabalho, empregador e clientes, portanto, é uma fase que vale a pena concluir, mas exige um esforço tremendo do operador do Direito que chega até aqui.

            Ele funciona de forma bem similar ao Mestrado, que também ao final terá a conclusão com uma tese, o qual tal trabalho acadêmico pode ser publicado…

            Importante ressaltar, o Mestrado e o Doutorado são Pós-Cursos de alto custo, que muitas vezes ficam inacessíveis aos Operadores do Direito iniciantes. Mas calma lá! Há a possibilidade de bolsas de estudo, as instituições de ensino costumam promover bolsas pesquisas, onde você é um pesquisador colaborador e ganha bolsa de estudo para fazer essas Pós-Graduações stricto senso:

As bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e de pesquisa (pós-doutorado) no país são disponibilizadas aos programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES. As bolsas são obtidas diretamente nas Instituições de Ensino Superior e Pesquisa a partir de processos seletivos conduzidos pelos programas de pós-graduação. Todos os cursos de mestrado e doutorado avaliados e recomendados pela CAPES com nota igual ou superior a três podem dispor de uma cota de bolsa.

A CAPES vai conceder 93,2 mil bolsas pelos Programas Institucionais de Fomento à Pós-Graduação no País e pela Cota de Bolsas da Pró-Reitoria entre março de 2023 e fevereiro de 2024. A distribuição dos auxílios segue as regras do modelo de concessão criado em 2020 e aperfeiçoado a cada ano.

Para explicar as atualizações para o corrente período, descritas na Portaria nº 40/2023, a Fundação realizou um webinário nesta quinta-feira, 15 de março. Houve transmissão ao vivo e é possível assistir à gravação do evento pelo canal da CAPES no YouTube .

No evento, Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País na CAPES, classificou o Sistema Nacional de Pós-Graduação como um patrimônio: “São poucos os países que têm uma estrutura voltada para a pós-graduação como o Brasil e a bolsa é fundamental para o funcionamento desse sistema”. Lucas Salviano, coordenador-geral de Fomento Institucional à Pós-Graduação no País, explicou que “o modelo de concessão faz com que cursos com características semelhantes recebam o mesmo apoio”.

Também participaram Flávio Santos, coordenador de Bolsas Institucionais no País, e Daniela Coco, coordenadora de Fomento à Excelência na Pós-Graduação.

(Gov.br)

            Como escolher a Especialização?

            Agora para aquela parte da nossa conversa de hoje que vai ser a cereja do bolo, como escolher a área da especialização? Que dúvida cruel…

            Existem diversas áreas, que acabam deixando o jurista em grande apuro na hora da escolha, como Direito Tributário, Constitucional, Trabalhista e Civil, até as mais novas, como Direito Médico, Direito do Agronegócio, Direito Digital… a escolha pode decidir a área jurídica que você irá prosseguir dentro da sua carreira.

            Para alguns se torna mais fácil, pois a vezes já atuam na área desejada e apenas buscam por aprimoramento do conhecimento e pela titulação de especialista, neste caso, por exemplo, se você é advogado familiar, é obvio que vai escolher uma Pós-Graduação em Direito de Família.

            E para quem não atua na área ainda? Essa escolha não é tão óbvia… se esse é o seu caso, acompanhe as dicas que separamos para você a seguir:

            1) Definir as áreas que você mais se identificou na faculdade: Existem áreas que são mais comuns, possuindo mais procura por elas, então provavelmente haverá mais facilidade em achar instituições de ensino promovendo-as, são: Direito Ambiental, Civil, Trabalhista e Previdenciário, Tributário, Penal, Empresarial, Eleitoral e Familiar;

            2) Observar quais áreas estão saturadas e quais há mais disponibilidade no mercado de trabalho: Cuidado, as vezes você está entrando em uma furada, escolhendo uma área de especialização onde já tem muitos profissionais especializados atuando, tente fugir disso;

            3) Pesquisar sobre cada área em que esteja interessado: Uma das formas mais eficientes para descobrir sobre a área de atuação desejada, é conversar com pessoas que já atuam nela, além de que você pode pesquisar sobre ela aqui com a gente, que provavelmente você vai encontrar um guia show de bola para te auxiliar;

            4) Adequar o custo do curso com seu orçamento: Não adianta você querer fazer 3 especializações ao mesmo tempo e se matar financeiramente, pense bem e faça uma por vez, é o mais indicado, além de que você fixa melhor os conteúdos por estar focado em um assunto por vez.

            Viu? Agora você já sabe por onde começar para escolher sua Pós. Mas se o seu caso é o Mestrado e o Doutorado, a história é outra, vamos descobrir juntos adiante então.

            Como escolher a área de pesquisa das Pós-Graduações stricto senso? – Pós-Graduação certa no Direito?

            Como vimos, o Mestrado e o Doutorado é realizado por áreas onde rola uma pesquisa bem aprofundada.

            Para escolher o estudo correto, separamos algumas dicas para você, confira:

1) Identifique as áreas do Direito que você possui interesse: É essencial identificar o que você gosta de estudar, afinal, você vai sentar para estudar por um longo tempo o que você escolher, é preciso discernir bem com o que você realmente se identifica. Por isso, pense bem sobre seu campo de estudo e pondere sobre as questões que você gostaria de investigar;

2) Pesquise sobre as áreas que você descobriu ter interesse: Capriche nessa pesquisa, pois ela poderá basear a sua escolha… importante descobrir quais as áreas que estão em alta demanda das que você separou para refletir, ou seja, encontre quais delas está em alta no mundo acadêmico;

3) Escolha uma das áreas que você tinha interesse e pesquisou: Esse é o grande momento, você provavelmente quando chegar aqui já vai ter aquele sentimento batendo forte sobre o que deve escolher, tenha coragem e escolha, você se preparou para esse momento!

4) Verifique a disponibilidade de recursos para a pesquisa que você escolheu: Verifique se a pesquisa tem equipamentos e materiais necessários, o financiamento é um dos pontos mais importantes, converse com a instituição que você escolheu que ela poderá lhe orientar sobre isto;

5) Verifique o currículo do programa de Mestrado ou Doutorado: Confira as disciplinas eletivas e as oportunidades de pesquisa incluídas no currículo, troque ideia com as pessoas inseridas na área, os professores, pesquisadores, outros colegas de Mestrado ou Doutorado e etc.;

6) Analise as oportunidades de carreira na área escolhida: Não deixe de verificar se há espaço no mercado de trabalho para o profissional com a qualificação que você está pensando em investir;

            Seguindo essas dicas você terá um bom começo na carreira acadêmica e no aprimoramento do seu currículo.

            Conclusão – Como escolher a Pós-Graduação certa no Direito?

            Você viu? Agora você já está mais tranquilo né? Te deixamos dicas incríveis pra não errar na hora da sua Pós-Graduação.

            Primeiro é essencial que você analise em que fase da carreira você está, se na Especialização, se no Mestrado ou se no Doutorado.

            Depois, é essencial analisar os valores dos cursos e adaptar com o seu orçamento, além de não deixar de checar se há oportunidade de bolsas de estudo.

Também, a identificação com as áreas e temas é crucial, e aí é questão de esforço e tempo para você estar voando dentro da área de atuação escolhida!

            É sempre um prazer ter você por aqui, continue pesquisando com a gente e até a próxima caro (a) amigo (a)!

REFERÊNCIAS.

https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-bolsa-de-pos-graduacao-no-pais

https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/programas-de-pos-graduacao-terao-93-mil-bolsas-em-2023

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.