Artigo

Engenharia de Software em Destaque: Diagramas Estruturais da UML.

Introdução

No artigo de hoje, trouxemos mais um tema importantíssimo da Engenharia de Software, uma das disciplinas de Tecnologia da Informação (TI) mais cobradas nos concursos públicos. Vamos falar de diagramas estruturais da UML, um clássico das provas.

Se você nunca viu o assunto, não se preocupe. Apesar de ser técnico, UML não é um tópico dos mais difíceis, da forma como vem sendo cobrado nas provas. Ademais, vamos tentar explicar de um jeito simples para facilitar a sua vida. Veja o que vamos abordar: 

  • O que é UML?
  • Classificações dos Diagramas
  • Diagramas Estruturais
  • Mapa Mental

O conteúdo de hoje é recomendado fortemente a todos os alunos que estudam para provas de áreas concorridas (por exemplo, área fiscal) e, claro, para provas da área de TI. Para entender os conceitos deste artigo, é recomendado que você tenha noções básicas de desenvolvimento de sistemas.   

Atendendo a pedidos, esta publicação está em formato reduzido. Em outras palavras, prometemos que você não vai perder muito tempo com a leitura. Como promessa é dívida, vamos começar agora.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

O que é UML?

UML é uma linguagem de modelagem unificada, utilizada em projetos de sistemas. Por ser unificada, ela é um padrão, ou seja, não depende de nenhum paradigma ou linguagem de programação. Ainda assim, saiba que ela “caiu no gosto” dos projetos de softwares orientados a objetos.  

Em contrapartida, por ser uma linguagem de modelagem, a principal forma de representação da UML é por meio de diagramas. Eles são úteis para apresentar visualmente os aspectos do sistema, tais como atores envolvidos, ações etc.

A parte chata da cobrança da UML em provas objetivas é saber identificar os diagramas e para que servem. No passado, havia uma cobrança incisiva da UML em provas discursivas. As bancas pediam eventualmente para os candidatos elaborarem os diagramas, o que exigia prática e experiência.

Não estamos dizendo que não vai acontecer na sua prova, mas a probabilidade é baixa. Faça maiores investimentos em UML se estiver concorrendo a carreiras específicas de desenvolvimento de sistemas. Caso contrário, a leitura desse artigo poderá ser suficiente para você.

Classificações dos Diagramas

Primeiramente, os diagramas da UML são divididos em dois grandes grupos: estruturais e comportamentais. No total, são 14 diagramas, sendo 7 estruturais e 7 comportamentais. Fique tranquilo, pois é relativamente simples diferenciá-los.

De forma breve, os diagramas estruturais lidam com aspectos estáticos do sistema, tais como classes, componentes etc. Por outro lado, os diagramas comportamentais lidam com aspectos dinâmicos do sistema, que contenham interações.

Neste artigo, falaremos exclusivamente sobre diagramas estruturais. Na próxima seção, você conhecerá um pouco sobre cada um deles. Continue com a gente, pois ainda temos muito conteúdo pela frente.

Diagramas Estruturais

Antes de mais nada, os diagramas estruturais são: diagrama de classes, diagrama de componentes, diagrama de objetos, diagrama de perfil, diagrama de estrutura composta, diagrama de implantação e diagrama de pacotes. Vamos falar um pouco sobre cada um deles:

Diagramas de Classes, Componentes, Objetos e Perfil

Diagrama de Classes: este é o mais conhecido dentre todos os diagramas estruturais, sem dúvidas. Representa estruturas de classes de negócio, controles e interfaces.

Figura 1 – Exemplo ou Representação das Classes.
Figura 1 – Exemplo ou Representação das Classes (Fonte: DevMedia. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/aprenda-a-interpretar-diagramas-de-classes-da-uml-parte-2/32726. Acesso em: 23 jun. 2023).

Diagrama de Componentes: exibe os componentes do sistema e suas conexões, que podem ser arquivos de códigos-fonte, módulos, bibliotecas de programação, tabelas de banco de dados etc.

Figura 2 – Exemplo ou Representação dos Componentes.
Figura 2 – Exemplo ou Representação dos Componentes (Fonte: Universidade Federal do Maranhão. Disponível em: http://www.deinf.ufma.br/~geraldo/dob/13.Componentes_Implantacao.pdf.  Acesso em: 23 jun. 2023).

Diagrama de Objetos: representa os objetos instanciados das classes em um determinado instante de tempo. Algumas pessoas confundem este diagrama com o de classes, em função de utilizarem notações semelhantes, mas perceba que há diferenças.

Figura 3 – Exemplo ou Representação dos Objetos.
Figura 3 – Exemplo ou Representação dos Objetos (Fonte: Medium. Disponível em: https://medium.com/documentaçao-uml/introdução-ao-diagrama-de-objetos-902795d485f8.  Acesso em: 23 jun. 2023).

Diagrama de Perfil: permite a customização de um modelo já existente, acrescentando construções específicas para atender a um determinado domínio. Em relação aos demais vistos anteriormente, este diagrama é menos cobrado.   

Figura 4 – Exemplo ou Representação do Perfil.
Figura 4 – Exemplo ou Representação do Perfil (Fonte: Plantilla Arbol Genealogico. Disponível em: https://plantillaarbolgenealogico.net/diagramas/perfiles/ .  Acesso em: 26 jun. 2023).

Diagramas de Estrutura Composta, Implantação e Pacotes

Diagrama de Estrutura Composta: representa a visão de um conjunto de entidades que cooperam entre si para executar uma função específica. Não está entre os diagramas mais utilizados.

Figura 5 – Exemplo ou Representação da Estrutura Composta.
Figura 5 – Exemplo ou Representação da Estrutura Composta (Fonte: Multimidiarista. Disponível em: https://multimidiarista.wordpress.com/2008/03/06/diagrama-de-estrutura-composta/.  Acesso em: 23 jun. 2023).

Diagrama de Implantação: apresenta a organização de um conjunto de elementos para sua execução ou implantação, normalmente em ambiente produtivo.

Figura 6 – Exemplo ou Representação da Implantação.
Figura 6 – Exemplo ou Representação da Implantação (Fonte: Análise de Requisitos. Disponível em: https://analisederequisitos.com.br/quais-sao-diagramas-uml/diagrama-de-implantacao-uml-exemplo/.  Acesso em: 23 jun. 2023).

Diagrama de Pacotes: apresenta a organização das classes do sistema em pacotes, compondo a sua arquitetura. Apesar disso, veja que é bem diferente do diagrama de classes.

Figura 7 – Exemplo ou Representação dos Pacotes.
Figura 7 – Exemplo ou Representação dos Pacotes (Fonte: Micreiros.com. Disponível em: https://micreiros.com/diagrama-de-pacotes/.  Acesso em: 23 jun. 2023).

Mapa Mental

Chegou o momento que muitos concurseiros esperavam: a hora do mapa mental! Aproveite este presente, concurseiro. Mapas mentais são extremamente intuitivos mesmo e facilitam o aprendizado demais.

Figura 8 – Mapa Mental de Diagramas Estruturais da UML.
Figura 8 – Mapa Mental de Diagramas Estruturais da UML.

Se você gostou do mapa mental e achou que ele fez a diferença nos estudos, salve-o nos seus arquivos pessoais. Alternativamente, você também poderá armazenar este artigo para ler e reler quantas vezes quiser.  

Conclusão

O artigo de hoje apresentou os diagramas estruturais da UML, um dos assuntos com grande potencial de cobrança nas provas de Engenharia de Software. Se ele foi útil para você, compartilhe com outros concurseiros e ajude a divulgar o nosso trabalho.

Não deixe de treinar seu aprendizado por meio de questões. Historicamente, alunos aprovados realizam várias baterias de exercícios e simulados para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia Concursos é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Além disso, tenha em mente que é importante revisar periodicamente o conteúdo apresentado, a fim de sedimentar os conhecimentos adquiridos. Aproveite o mapa mental disponibilizado, pois ele será um aliado valioso nessa missão.

Por fim, se você quiser aprofundar o conteúdo ou tirar dúvidas específicas, busque o material do Estratégia Concursos. Nós oferecemos diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais por meio do link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.