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A eficiência das técnicas de estudo – PARTE 4 !

   Olá pessoal.

   Sem muita conversa, vamos ao que interessa. Chegamos às técnicas consideradas de utilidade moderada.

   Optarei, essa semana, por abordar 3 técnicas de uma vez e, assim, deixarei as últimas duas (de alta utilidade) para a próxima semana.

Técnica n° 6: INTERROGAÇÃO ELABORATIVA.


Utilidade: Moderada.

Essa técnica consiste na elaboração de perguntas, pelo próprio leitor, de forma a buscar um maior entendimento do assunto que está sendo lido. Recomendo isso aos meus alunos do coaching, pois essa técnica serve para deixar o aluno mais "íntimo" do assunto, na medida em que ele passa a entender os porquês que justificam determinados fatos ou regras. O ponto "fraco" da técnica (que fez com ela fosse classificada como "moderada") está no esforço necessário para que sejam criadas as perguntas adequadas (porque o aluno também não deve criar perguntas para tudo, sendo importante – e suficiente – que ele saiba formular perguntas que sejam úteis para esclarecer aquilo que é relevante para a prova dele).
 

SUGESTÃO: Procurem usar essa técnica com mais frequência após terem feito as marcações no material, pois elas já servirão como filtro para os tópicos mais relevantes que realmente interessam saber. Não se faça perguntas somente por curiosidade ou para se testar (como "pegadinhas"). O objetivo dessas perguntas é criar um elo racional com as respostas a elas. Ou seja, você tem que criar uma pergunta que te permita chegar a resposta DA FORMA MAIS EFICIENTE POSSÍVEL. Ela tem que servir para te ajudar a entender (e lembrar) o que foi lido e não para gerar mais dúvidas e fazer com que você pesquise mais e mais.

 

 

Técnica n° 7: AUTO-EXPLICAÇÃO.


Utilidade: Moderada.

Essa técnica consiste em entender o assunto e explicá-lo para si próprio. Foi verificado que ela é efetiva quando utilizada DURANTE o estudo e não APÓS. Isso faz sentido, pois enquanto você está estudando, está absorvendo em tempo real as informações e aprendendo o assunto. Nesse momento é bom que você explique a si mesmo, com as próprias palavras, o que está sendo lido.
 

SUGESTÃO: Essa técnica "casa" bem com a anterior (interrogação elaborativa). Vá criando perguntas, respondendo e explicando (para si mesmo) o assunto com palavras que lhe são familiares. 
Não basta repetir em voz alta o que foi lido. Você precisa, realmente, buscar o entendimento do que está sendo lido.
Aos que tem aquelas pequenas lousas em casa, aproveitem e dêem uma aula a si mesmo. Imaginem-se como os próprios professores. Façam disso uma experiência agradável. Mas não inventem muito, pois o tempo é sagrado para o concurseiro.

 

 

Técnica n° 8: ESTUDO INTERCALADO.


Utilidade: Moderada.

Esta técnica consiste em estudar diferentes assuntos, de forma intercalada, numa mesmo sessão de estudos. Nós, do coaching do Estratégia, trabalhamos sempre com essa técnica (e a aliamos com a prática distribuída, que será vista semana que vem). A pesquisa mostrou que ela é muito efetiva e apresenta ganhos maiores de aprendizado quando envolve ciências exatas. Além disso, foi verificado que essa técnica permite que o aluno estude por mais tempo, já que com a alternância de disciplinas, é mais fácil para ele manter a concentração nos estudos. E essa técnica, também, evita que o aluno fique "enjoado" de estudar uma dada disciplina. 
 

SUGESTÃO: Procure, sempre que possível, intercalar um dos "direitos" com alguma disciplina de exatas. Além disso, é recomendável que você não estude mais que 2h por dia da mesma disciplina, para não correr o risco de cansar ou "travar". Procure trabalhar com algo factível que não seja exaustivo. 

 

É isso por hoje, galera ! Espero que sigam acompanhando os artigos, pois semana que vem vamos tratar das duas técnicas de estudos mais relevantes, consideradas como de alta utilidade.

 

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Abraço a todos e boa semana !

Rafael Rocha (Caverna)

Ver comentários

  • Olá Rafael ,boa noite,
    Estou adorando suas dicas vou prestar meu 1concurso pra,artesp sou Eng elétrica eletrônica ,....será que saberia me ajudar a estimar qtos temos inscritos ,pois,só há uma vaga!!!e muito específico!
    Desde de já,obrigada !!abraços
    Carla

    • Olá Carla, fui dar uma pesquisada, ainda mais por se tratar de uma área específica. Duas notícias: uma boa e uma ruim. A ruim é que não achei nada e não faço ideia de quantos inscritos na sua área serão. A boa é que a própria FCC costuma divulgar no site esse total. 

      Acompanhe pelo site deles. Olhei aqui e não tem nada ainda... Mas pelas notícias que li, deve ser divulgado em breve.

      Que bom que está gostando dos artigos.

      Bons estudos!

  • Eu estou me adequando entre tópicos e mapa mental,

    meu estudo é exatamente a junção deste artigo com mapa mental ou um papel com tópicos, a cada término de uma página procuro olhar os tópicos e explicar, anoto as perguntas também,

    O mapa mental ajuda a fixar os pontos importantes, ex: art1 e ligo em um balão 'fundamentos', outro balão 'so ci di va plu' ... Ta sendo bem eficiente, pois antes de fazer isto eu ia para revisão e acaba tendo que estudar novamente pois não estava lembrando dos conceitos.

    Oq falta muito é exemplos de praticidade, alguns coachs mostram grifos errados, mas poucos formulam resumos/mapa mental na prática, mostrando como deve ser feito.

    vlw

    • Olá Cleber, boa tarde.

      Muito bom vc utilizar diferentes métodos. Essa é a intenção mesmo. Espero que esteja utilizando os próximos que serão abordados semana que vem, na última postagem sobre o assunto.

      Sobre os mapas mentais, a maioria dos coaches (ao menos do Estratégia) recomenda que sejam feitas marcações, em vez de resumos e/ou mapas mentais. Nós gostamos mais delas, pois são as que menos gastam tempo. Se vc leu as postagens anteriores, viu que falei isso quando tratei dos "resumos" e dos "mapas mentais". 

      Obviamente que, para alguns alunos, o mapa mental é de grande serventia. Mas não procuramos incentivar essa prática, justamente pelo motivo que expliquei. Até porque, o mapa mental não funciona pra todos os assuntos de todas as disciplinas. 

      Procuramos utilizar um método que funcione igualmente para todas as disciplinas (e todos os seus assuntos).

      Espero que esteja gostando dos artigos e que acompanhe o último, na próxima semana.

      Grande abraço ! Bons estudos !

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