Artigo

Discursiva do TCM SP: dicas quentes para a Vunesp e como se preparar!

Olá, queridas e queridos! Como vocês estão? A prova discursiva do TCM SP será o tema desse texto. Veremos dicas quentes sobre o estilo de cobrança da Vunesp na redação e quais são os pilares de uma boa preparação.

Provas discursivas: contextualização

A modalidade discursiva está cada vez mais presente nos concursos. Muitos candidatos possuem receio de passar por tal processo de avaliação. Isso pode acontecer por não estarem devidamente seguros no âmbito teórico ou da língua portuguesa. É interessante notar que o sucesso em uma prova discursiva depende de três fatores:

  1. Conhecimento teórico a ser apresentado
  2. Habilidade na expressão que possibilite a transmissão do conhecimento de maneira clara e concisa
  3. Adequação aos aspectos gramaticais e linguísticos da língua portuguesa

A prova discursiva é extremamente importante pelo fato de ser decisiva, principalmente, quando tratamos de concursos de alto nível. Esse é o caso do TCM SP. Em provas desse porte, os candidatos que estão realmente disputando pelas vagas, possuem uma pontuação muito parelha na parte objetiva. Por outro lado, na discursiva, há uma discrepância muito maior entre as pontuações, demonstrando seu caráter decisivo.

Discursiva do TCM SP

Cargo de Auxiliar Técnico de Fiscalização

Esse é um cargo que requer formação em nível médio, possibilitando que um amplo espectro de candidatos busque a aprovação. A carreira possui duas subdivisões:

1) Suporte Administrativo

A prova será composta por 60 questões objetivas e uma redação. A parte objetiva resulta em 90 pontos totais, enquanto a redação terá como nota máxima 30 pontos. Assim, a redação possui um peso de 25% ou ¼ do total da prova.

2) Tecnologia da Informação

Também haverá 60 questões objetivas e uma redação, porém, os pesos são distintos, totalizando 115 pontos para a parte objetiva. Nesse caso, os 30 pontos máximos da redação representam 20,69% dos 145 pontos totais da prova.

Em ambos os casos, a redação trata-se de uma dissertação, semelhante ao que é cobrado em vestibulares para ingresso em universidades.   

Cargo de Agente de Fiscalização

Aqui, há necessidade de graduação em nível superior, específica nas carreiras de Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas, Economia, Engenharia Civil e Tecnologia da Informação. Em termos de notas e peso da parte discursiva teremos dois grupos:

1) Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas, Economia e Engenharia Civil

A prova objetiva, composta de 100 questões, totaliza 130 pontos. A parte discursiva é composta por 1 redação, máximo de 25 pontos, e 3 questões discursivas, máximo de 75 pontos Nesse caso, toda a parte discursiva representa 43,48% dos 230 pontos, um percentual altíssimo.  

2) Tecnologia da Informação

A única diferença, nesse caso, é que as 100 questões totalizam 140 pontos ao invés de 130. Dessa forma, a parte discursiva representa 41,67% dos 240 pontos, sendo também uma parcela extremamente significativa.

Cobrança de redação pela Vunesp

Dicas quentes sobre a banca

O conhecimento prévio do aluno sobre características da Vunesp ajudará muito o candidato na discursiva do TCM SP. Um aspecto muito interessante é que os textos-base, para a redação, costumam trazer visões distintas sobre o tema a ser desenvolvido. Dessa forma, cabe ao candidato escolher qual visão irá defender em seu texto. Isso é interessante por dar opção de escolha ao aluno. Outra característica desses textos-base é que costumam possuir formatos textuais distintos. Podem estar apresentados em gêneros distintos (expositivo, dissertativo, descritivo) ou também em formas distintas além da textual, como fotos e charges.

Outra informação muito importante é que o tema da redação costuma ser apresentado como uma pergunta. Tal característica faz com que o candidato tenha de responder essa pergunta no decorrer de seu texto. É necessário lembrar que tal resposta deve ser apresentada por meio de um texto embasado, com introdução, desenvolvimento e conclusão, de forma que o ponto de vista defendido esteja claro e bem estruturado.

Critérios de correção

Nesse caso da discursiva do TCM SP, a redação estará presente na avaliação para todos os cargos. Dessa forma, é necessário conhecer as características de correção da banca. Conforme descrito no edital, o critério de correção leva em consideração três facetas:

a) Tema: relacionado ao fato de o candidato cumprir ou não com o tema proposto. No caso de fuga total do tema, a redação receberá nota 0.

b)  Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): a estrutura está ligada à necessidade de o texto apresentar-se como uma dissertação, ou seja, a defesa de uma ideia. A coerência trata da forma como o candidato “sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão)”. Além disso, também “será observada, além da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente (progressão textual)”. Os trechos entre aspas foram retirados do próprio edital.

c) Expressão (coesão e modalidade): a coesão avalia a “utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.) de modo a tornar a relação entre frases e períodos e entre os parágrafos do texto mais clara e precisa”. A modalidade relaciona-se ao cumprimento das regras gramaticais no decorrer do texto.

O edital do TCM SP está disponível no seguinte endereço: https://www.vunesp.com.br/TCMU1901

Questões discursivas

Essa sessão relaciona-se ao cargo de Agente, que possui questões na prova discursiva do TCM SP. Entendemos que a forma como se dá a cobrança da redação diferencia-se muito mais entre as bancas em comparação às questões discursivas. Nessas, a banca costuma trazer um texto de apoio seguido de uma pergunta geral e diversos itens a serem respondidos. É necessário que o aluno esteja atento aos mesmos critérios de correção da redação: se atenha ao tema de cada pergunta, possua uma escrita coesa para apresentar suas ideias e respeite as normas da língua portuguesa. No caso das questões discursivas, o texto será expositivo, em contraponto ao caráter dissertativo da redação. Ou seja, o candidato irá expor e evidenciar informações, conectadas de maneira coesa no texto, que conseguirão responder às perguntas feitas.

Nos casos em que houver um enunciado central da questão e também subitens a serem respondidos, sugerimos fortemente que o candidato faça o seu texto obedecendo à ordem de tópicos apresentada nos subitens. Há de se ter em mente que a correção será realizada por um professor de Português que, provavelmente, não conhece muito do assunto apresentado no texto. Esse profissional terá um espelho de correção, onde constam as informações de uma resposta ideal, que, com certeza, seguirá a ordem apresentada nos subitens.

discursiva do TCM SP
O foco: aprovação no TCM SP

Como se preparar para a fase discursiva

A parcela discursiva do TCM SP será decisiva para a classificação final. Faz-se muito importante que o candidato treine bastante a confecção de redações e, para o cargo de Agente, questões discursivas. Há três pilares primordiais com os quais o aluno tem de estar atento em seus treinamentos:

1) Organização das ideias a serem elencadas

2) Otimização dos passos a serem seguidos: elencar ideias, utilização do rascunho e confecção do texto final

3) Tempo gasto no processo

Acreditamos que o processo de preparação deva seguir algumas etapas. Sugerimos que o aluno realize um curso de discursivas, de preferência focado na Vunesp e nesse concurso em específico e que necessariamente possua algumas correções inclusas. O próprio curso fará com que o aluno pratique e treine a confecção dos textos, sejam redações ou questões discursivas.

Uma das etapas mais importantes é que o candidato aproveite as correções para verificar suas falhas e trabalha-las. É importante analisar se os pontos fracos são relacionados mais ao processo de escrita e utilização da língua portuguesa ou ao conhecimento teórico. Por meio de tal análise, o foco pode ser direcionado de maneira mais efetiva.

Outra experiência muito enriquecedora é a realização de simulados que também possuam a parte discursiva. É a oportunidade perfeita para colocar à prova suas habilidades na parte discursiva, ao mesmo tempo que também realiza as questões objetivas. Acaba por ser a chance de comprovar que a administração do tempo gasto na discursiva está satisfatória.

Concluindo

Esperamos que tenham gostado dessa análise sobre a prova discursiva do TCM SP. Desejamos a todos uma ótima preparação e que consigam colher excelentes resultados.

Grande abraço!

Caio Castilho.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.