Confira um bate papo exclusivo com uma das autoridades responsáveis pelo CNU!
Após coletiva de imprensa realizada nesta segunda (28) com os detalhes da nova edição do Concurso Nacional Unificado, a jornalista Thaís Mendes conversou com o diretor do CNU, Alexandre Retamal, que comentou sobre as principais diferenças dessa nova edição. Confira!
Estratégia: Quais as principais diferenças entre a 1ª e a 2ª edição do CNU?
Retamal: “Tem dois destaques importantes pra gente falar. A primeira é que a prova vai ser feita em duas datas, com duas fases, mas em datas distintas. A prova objetiva acontece primeiro, em 05 de outubro, e os candidatos habilitados participam da prova discursiva e também das outras fases do concurso: as bancas de cotas, provas de títulos, a partir do dia 07 de dezembro. A gente vai divulgar os resultados da prova objetiva, diz quem são os habilitados que participam da segunda etapa, que é a prova discursiva. O segundo destaque é na área de segurança. Dessa vez a prova vai ser identificada folha por folha, página por página. O código de barra identifica qual o tipo de prova, quem é a pessoa. O candidato vai receber uma prova personalizada. A prova que ele vai receber é só dele.”
Estratégia: O que tem de parecido com a 1ª edição?
Retamal: “O que vai ser parecido com a 1ª edição é que vamos continuar com a aplicação em blocos. Quer dizer que continua essa possibilidade do candidato se inscrever em diversos cargos ao mesmo tempo. Também vamos continuar com todo o apoio que a gente tem da Polícia Federal, do Ministério da Justiça, da Abin, pra garantir a segurança do concurso. Vamos continuar com as coletas de digitais, com as coletas de exame grafológico, então todo o trabalho que a gente fez de segurança tá mantido.”
Retamal ainda destacou a importância dos candidatos se manterem informados através dos canais oficiais do Governo e de sites confiáveis, como o Estratégia Concursos.
Isso porque, muita gente está caindo em golpes dos “falsos concursos”, que divulgam editais de grandes órgãos, como INSS, Petrobras, Banco do Brasil e até mesmo do CNU, induzindo os candidatos a clicarem em links que roubam informações pessoais e bancárias.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU 2025, além das diferenças da nova edição, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Saiba mais: CNU
Esse será o primeiro concurso público da CEASA RN O 1º concurso público da CEASA…
Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso Bombeiros SC: resolva questões sobre…
A Prefeitura de Bom Jesus do Sul, localizado no sudoeste do Paraná, oficializou a abertura…
A Secretária de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC RO) oferta de 6.357 vagas, sendo…
Novo edital do concurso PC PR é previsto no segundo semestre de 2026. Validade do…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Clementina, município no interior do…