Artigo

Desmistificando Redes de Computadores: Equipamentos de Rede.

Para quem estava com saudades, vamos falar hoje de Redes de Computadores, uma das áreas mais técnicas e temidas de Tecnologia da Informação (TI). Neste artigo, você terá a oportunidade de ver/rever equipamentos de rede.    

Embora a lista de equipamentos existentes seja extensa, separamos os principais que costumam aparecer com frequência nas provas. A ideia é fazer um breve overview de cada um. Veja o nosso roteiro:

  • O que são Equipamentos de Rede?
  • Preparando o Terreno: Camadas de Rede
  • Equipamentos de Rede das Provas
  • Mapa Mental

Não há pré-requisitos para a leitura de hoje. Contudo, tenha em mente que o artigo tem um teor mais técnico, específico para quem faz provas da disciplina de Redes de Computadores, na área de TI. Sendo assim, se você não faz parte desse grupo, está liberado para “seguir o seu rumo”.  

Atendendo a pedidos, este é mais um artigo elaborado em formato reduzido, de forma que você tenha bastante informação em pouco tempo. Sem mais delongas, vamos começar.  

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

De forma bem simples, equipamentos são dispositivos físicos de hardware. Como estamos falando no contexto de rede, são peças para interligar uma rede e promover a comunicação entre os elementos que fazem parte dela (celulares, estações de trabalho, servidores etc.).

Vamos usar um exemplo clássico, que muitos professores adotam para explicar: se você faz parte de uma empresa, com vários computadores, muito provavelmente eles fazem parte de uma rede (utilizamos provavelmente porque tudo é possível hoje em dia rs).

O mesmo ocorre com as impressoras. Se o seu computador envia uma solicitação de impressão, esse pedido trafega pela rede que os comunica. Por trás, existem diversos equipamentos que fazem essa comunicação funcionar. É sobre esses dispositivos que falaremos no artigo de hoje.

Embora o artigo de hoje não seja para falar sobre camadas de rede, daremos uma “pincelada” breve. Em outras palavras, vamos mencionar as camadas em alguns equipamentos da próxima seção e você vai precisar entender esse conceito para não ficar perdido.

Existe uma padronização nas redes para que elas operem. As redes seguem um modelo estruturado em camadas. Cada uma das camadas possui uma função específica dentro do modelo. Hoje não vamos aprofundar as funções porque já fizemos um artigo específico sobre elas.

Existem 2 modelos que costumam ser cobrados em prova, denominados OSI e TCP/IP. O modelo OSI é mais teórico, enquanto o modelo TCP/IP é mais prático. Só para ilustrar, veja a organização em camadas do modelo OSI (você vai precisar dessa informação lá na frente):

Figura 1 - Camadas do Modelo OSI.
Figura 1 – Camadas do Modelo OSI.

E o que os equipamentos têm a ver com isso? Basicamente, eles atuam em uma camada específica da rede. Quando explicarmos cada um, seremos obrigados a mencionar as camadas, pois costuma ser cobrado em prova. Pronto, isso já é o suficiente para partirmos para a próxima seção.

Para este artigo, selecionamos 8 equipamentos de rede que costumam aparecer nas questões de prova. Somos tão sérios que fizemos uma pesquisa por todo o ano de 2023 para ter certeza de que os equipamentos continuam caindo nas seleções recentes.  

Assim, você não pode ir para a prova sem conhecer hub, repetidor,  bridge/ponte, access point (AP), switch, roteador, firewall e gateway. Vamos fazer um resumo breve de cada um deles:

Conceito: transmite sinais elétricos em todas as portas da rede. Trabalha com um único domínio de colisão e um único domínio de broadcast. Esse comportamento pode provocar congestionamentos e problemas de lentidão.  

Localização: Camada física (1).

Momento Glossário: Domínio de colisão é uma área lógica da rede em que os pacotes transmitidos podem colidir. Se temos mais domínios, o risco de colisão entre os pacotes é menor.

Mais Glossário: Domínio de broadcast é uma área lógica da rede na qual um dispositivo pode enviar uma transmissão que será recebida por todos os outros dispositivos nesse mesmo domínio. Muitos autores usam como sinônimo de domínio de difusão.

Conceito: atua no nível de bit, recebendo um sinal e regenerando o padrão original. Regenerar significa reconstruir e reforçar o sinal que pode ter sido enfraquecido ou distorcido. Ou seja, ele amplifica, permitindo que os dados transmitidos percorram distâncias sem perda de qualidade.

Localização: Camada física (1). 

Conceito: conecta dois segmentos de rede local e atua como um ponto de comunicação entre esses segmentos. Verifica os endereços Media Access Control (MAC Address) de origem e destino contidos no frame, a fim de tomar as decisões a respeito de filtragem do tráfego.

Localização: Camada de enlace (2). 

Momento Glossário: MAC Address é um identificador único do fabricante do hardware da rede, geralmente encontrado nas placas de rede. Seu formato é composto por 6 conjuntos de 2 caracteres em notação hexadecimal (por exemplo, 00:1C:46:12:3B:C7).

Conceito: conecta dispositivos a uma rede local, proporcionando sinal em áreas onde a cobertura original de um roteador é limitada. Conhecido principalmente por permitir a comunicação sem fio, os APs também otimizam e gerenciam a transmissão dos frames na camada de enlace. 

Localização: Camada de enlace (2). 

Conceito: transmite dados para portas específicas, conectadas ao destino. Trabalha com domínios de colisão separados para cada porta, reduzindo o risco de colisões. Além disso, podem também segmentar o tráfego em redes virtuais, melhorando o desempenho da rede.

Localização: Camada de enlace (2) ou rede (3).  

Você Sabia? Os switches podem atuar em camadas distintas e, por conseguinte, sua nomenclatura também é diferente. Os equipamentos da camada de enlace denominam-se switches layer 2 (L2), enquanto os da camada de rede denominam-se switches layer 3 (L3).

Conceito: transmite pacotes para equipamentos que estão em redes diferentes, definindo uma rota entre elas. Utiliza tabelas e algoritmos de roteamento para tomar decisões sobre o caminho mais eficiente para encaminhar os dados. Pode também executar funções do switch.

Localização: Camada de rede (3). 

Pausa para Refletir: Se você está achando o artigo muito técnico até agora e está com dificuldades para entender os conceitos, recomendamos que você interrompa a leitura por alguns momentos e volte posteriormente, focando nos equipamentos.

Conceito: filtra o tráfego da rede, protegendo contra invasões externas. Embora o firewall mais conhecido seja o de software, ele também pode ser encontrado como hardware. O firewall de rede é mais usado para soluções críticas, enquanto o firewall de aplicação é mais usado para tráfegos da web.  

Localização: Camada de rede (3) ou aplicação (7). 

Conceito: dispositivo ou software que permite a comunicação entre redes diferentes que usam protocolos de comunicação distintos. Em outras palavras, realiza a tradução de protocolos, permitindo que dispositivos e redes com tecnologias diferentes possam se comunicar.

Localização: Camada de aplicação (7). 

Pensou que acabou? Calma, ainda não. Para fechar o conteúdo, elaboramos um mapa mental exclusivo com os principais conceitos apresentados nesta publicação. Recomendamos que você salve-o para revisar posteriormente, pois o mapa é uma excelente estratégia para fixação do aprendizado:

Figura 2 - Mapa Mental de Equipamentos de Rede.
Figura 2 – Mapa Mental de Equipamentos de Rede.

Uma última observação: se você achou que o mapa mental ficou pequeno, experimente baixar a imagem para melhorar a visualização ou dar um zoom diretamente no seu navegador.

O artigo de hoje apresentou um resumo dos principais equipamentos de rede que aparecem nas provas da disciplina de Redes de Computadores, da área de TI. Depois de ficar craque no conteúdo, você precisa fazer muitas questões para sedimentar o conhecimento de uma vez por todas.

Concurseiro raiz precisa fazer exercícios. Saber o conteúdo é importante, mas somente as questões trarão a experiência prática que você precisa para as provas. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Além das questões, você também pode aprofundar o conteúdo por meio do material do Estratégia Concursos. Nós oferecemos diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Descubra tudo no link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, se você curte o nosso trabalho e achou que este artigo contribuiu para o seu aprendizado de alguma forma, compartilhe a publicação com outros concurseiros e ajude a divulgar o Blog do Estratégia Concursos.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.