Juliana Medeiros - Aprovado no concurso de Analista BACEN

Depoimentos:

Juliana Medeiros – Aprovado no concurso de Analista do Banco Central

Sou a Juliana e tenho 26 anos. Sou graduada em Relações Internacionais. Fui uma das aprovadas no concurso do Banco Central do Brasil (Bacen) de 2013 para o cargo de Analista Área VI.

Minha relação com concursos públicos começou em 2010. Fui construindo minha trajetória por meio de muito estudo. Porém, inicialmente, sem focar em um órgão específico. Desde então, acabei passando em alguns concursos, tendo sido nomeada e tomado posse em três deles.

Contudo, meu objetivo era fazer carreira em um órgão de excelência, que valorizasse o aprimoramento do servidor. E que, de preferência, tivesse em seu quadro a minha área de formação.

Sabia que para passar em um concurso considerado de alto nível, deveria focar apenas nele. E faria as demais provas apenas como treino. Foi assim que, no início de 2013, decidi voltar-me apenas para o concurso do Bacen! Na verdade, eu já seguia uma linha de estudos. E fazia provas sempre para áreas de gestão pública. Assim, adaptei o que eu já vinha estudando e acrescentei as matérias do último edital.

Para o concurso do Bacen, sabia que necessitaria de uma preparação um pouco mais intensa e de materiais mais aprofundados. Imaginava que o diferencial da prova seria a matéria de economia, disciplina que eu havia estudado apenas na faculdade. Decidi matricular-me em um cursinho presencial. E que esperava que abrangesse além das matérias específicas, a parte de economia. No entanto, ainda não era suficiente.

Uma professora recomendou o material do professor Heber Carvalho, afirmando ser um dos melhores materiais de economia. Foi, nessa ocasião, que comprei o curso completo de economia para o Bacen. Posso dizer que  ele foi essencial para minha preparação. As aulas eram extremamente didáticas, claras e com muitos exercícios. Elas me ajudaram inclusive a ter um entendimento melhor das aulas presenciais que eu já assistia.

Conciliei minha preparação para o Bacen com o trabalho. Porém, sempre tinha que encaixar os estudos nos horários vagos. Ter um material disponível a qualquer tempo e lugar, otimizou o uso dos meus horários livres. Assim, levava o ipad ou imprimia as aulas e as levava comigo para todo lugar. Além do material escrito, foram também disponibilizadas videoaulas que me ajudavam a revisar os pontos mais importantes da matéria.

Além do excelente material que eu havia adquirido, um detalhe no Estratégia marcou-me e me ajudou muito. Alguns professores corrigiam provas que haviam acabado de acontecer, justificando os gabaritos delas. Tudo isso, estava no espaço aberto a todos que acessavam o site. Lembro que após a prova do Ministério Público da União, feita pelo Cespe, mesma banca que faria a do Bacen, uma professora corrigiu TODA a parte específica do cargo de Comunicação Social. Essa era uma matéria que cairia no Bacen. E que tive que estudar com mais afinco por nunca ter tido contato com ela antes. Além disso, o próprio professor Heber corrigiu a parte de economia da prova do Tribunal de Contas da União que ocorreu semanas antes da prova do Bacen.

É muito importante fazer muitos exercícios, principalmente os mais recentes para entendermos o posicionamento adotado pela banca. Essas revisões rápidas, por meio da leitura dos comentários dos professores, ajudaram-me a resolver, com mais atenção, na hora da minha prova, as duas matérias que eu citei.

Tenho muito a agradecer pelo excelente material do professor Heber! E pela boa vontade dos demais professores por compartilharem resoluções de outras provas. E agradecer ainda, pelo feedback dado pelo professor Heber, após uma prova de economia, com um nível acima do esperado. Obrigado mesmo, professor! Todos sabemos o quanto estudar para concursos é psicologicamente difícil! E a insegurança que temos após realizar uma prova com o nível de dificuldade além do esperado. Seu feedback após a prova, ajudou-me a me tranquilizar!

E, finalmente, após muito estudo, renúncia e fé em Deus, saiu o tão esperado resultado! Estava em casa com minha irmã, quando vi que haviam publicado o resultado do concurso. E que eu estava dentro das vagas! Nunca me esquecerei da hora em que liguei para os meus pais e das vozes emocionadas deles ao telefone! Da minha irmã abraçando-me e chorando! E do meu noivo sem entender o que eu estava falando, ao telefone, porque eu mais chorava que falava! Não esquecerei das palavras de todos aqueles que acompanharam meus estudos e comemoraram junto comigo!

A caminhada não é fácil. É preciso ter foco, perseverança e força de vontade. Por muito tempo, fui obrigada a deixar de lado momentos com meus familiares e amigos, em favor dos estudos. No entanto, eu tive a sorte de ter uma família e um noivo maravilhosos que me apoiaram muito emocionalmente e que nunca deixaram de acreditar em mim!

Finalizei, assim, mais uma etapa da minha vida! Essa trajetória, ainda que muitas vezes difícil e sofrida, trouxe-me muitas coisas boas. Como exemplo disso, são não só o gosto ainda maior pelos estudos.Mas também, a gratidão a todos aqueles que me ajudaram direta ou indiretamente a alcançar meu objetivo! E para terminar, o entendimento de que perseverança e fé devem ser a base de nossas ações! Eu tenho certeza de que o início dos meus estudos para concursos até aqui, foi uma fase de preparação pessoal! E dessa maneira, para que eu pudesse, enfim, começar a viver o sonho de exercer o cargo que eu tanto almejei, da melhor maneira possível! Agora posso, finalmente, focar na minha carreira e, principalmente, aproveitar muito  minha vida com a família!

Obrigada a todos do Estratégia! Eles além de facilitarem nossa caminhada oferecendo bons materiais, ajudam-nos, psicologicamente! Seja por meio do incentivo dos professores, ou da disponibilização de depoimentos de colegas que alcançaram seus sonhos. Isso faz toda a diferença!

Juliana Medeiros

Confira outras entrevistas em:

http://www.estrategiaconcursos.com.br/depoimentos/

Leia as últimas notícias sobre o Concurso BACEN

Cursos para Analista do BACEN

Assessoria de Comunicação

[email protected]

Resultados:

  • Concurso PGE - SP Procurador do Estado Dos 208 aprovados, 134 são nossos alunos
  • Concurso CLDF Procurador Legislativo Dos 31 aprovados, 24 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Administração Tributaria Dos 591 aprovados, 475 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Técnologia da Informação Dos 68 aprovados, 52 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / AUDITOR FISCAL Dos 303 aprovados, 253 são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x