
“Com o Estratégia, os pacotes com as matérias do concurso já estão montados, resumo e mapas mentais já feitos e todo o material extremamente profissional e com qualidade. As matérias básicas como português, matemática, informática, direito são muito completas. Não preciso me preocupar com nada, a não ser estudar”
Confira nossa entrevista com Saulo Santiago Almeida, aprovado nos concursos Funsaude e Itep-RN:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Saulo Santiago: Sou médico, formado em 2008. Tenho 38 anos. Moro em Fortaleza-Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Saulo: Ter uma fonte de renda fixa e definida a longo prazo. Por mais que a iniciativa privada ofereça melhores salários, você não tem a confiança de um emprego público.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Saulo: Trabalhava e estudava. Tentava estudar nos tempos livres.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Saulo: Estava fazendo os de perito médico legista. Passei no do Rio Grande do Norte em 2018 e no do Maranhão em 2017. Fiquei no cadastro de reserva no Ceará em 2021 e passei novamente no Rio Grande do Norte em 2021. O último que eu fiz foi o da Funsaúde para endoscopista. Não pretendo a princípio fazer outro concurso, esses dois que eu já tenho vão ocupar toda minha carga horária.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Saulo: Tentava conciliar tudo, não fiquei só estudando.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Saulo: Casado e com um cachorrinho. Minha esposa sempre me deu total apoio.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Saulo: Desde que saiu o edital, uns 3 meses. Ficar mudando de assunto ajudava a não ficar entediado durante a rotina de estudos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Saulo: Gostava mais de ler os pdfs e revisar pelos mapas mentais, resumos e questões. Não assistia os vídeos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Saulo: Pela internet, em 2017, estudando pro concurso do ITEP-RN. Queria ter conhecido antes.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Saulo: Usava aquelas apostilas de banca de revistas. A qualidade delas é imensamente inferior, montadas no improviso e com conteúdo bastante incompleto e pouco direcionado pro concurso em questão.
Estratégia: O concurseiro já se dedica tanto hoje para ser aprovado e investe bastante! Imagine chegar na prova e ver questões que abordam assuntos que o professor nem abordou nas videoaulas ou no material em PDF. Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Saulo: Tinha feito um concurso em Pernambuco em 2016 para médico legista. Ainda estava começando, não estudei da forma correta e nem com o material certo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Saulo: A maior diferença que eu achei foi na eliminação do tempo que eu gastava para procurar material para estudar. Antes tinha que usar várias fontes, e com qualidade bem inferior. Com o Estratégia, os pacotes com as matérias do concurso já estão montados, resumo e mapas mentais já feitos e todo o material extremamente profissional e com qualidade. As matérias básicas como português, matemática, informática, direito são muito completas. Não preciso me preocupar com nada, a não ser estudar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Saulo: Estudava no tempo que tinha livre. Procurava não ficar nenhum dia sem estudar, mesmo que pouco, para não perder a rotina. Revezava as matérias para me manter motivado.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Saulo: Revisões fazendo questões e lendo os resumos e mapas mentais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Saulo: Não tinha muito tempo para fazer exercícios, mas tentava fazer o máximo possível.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Saulo: Nunca tive dificuldade para entender as disciplinas.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Saulo: Tentava diminuir o ritmo na semana anterior da prova e focar na parte que precisa de memorização.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Saulo: Estudar português e treinar redação. Estava muito enferrujado nessa parte, desde a época do vestibular. Escrever é treino, muito mais do que habilidade.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Saulo: Acertos: focar numa mesma área. O conteúdo que você estudou acaba servindo para os outros concursos.
Erros: Não ter começado mais cedo a estudar para concursos. Com o tempo, a capacidade de concentração, memória e velocidade de aprendizado vão piorando.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Saulo: Não sou de desistir. Se não tivesse passado ainda, estaria estudando cada vez mais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Saulo: Não fazer as coisas sem planejamento. Definir objetivo, tempo necessário, custos envolvidos e o famoso plano B.