Aprovado no concurso PC CE no cargo de Escrivão em 53° lugar
“O ano de 2019 foi bastante desafiador. Tive que tomar uma decisão bastante difícil. Estava ocupando o cargo de Gerente Comercial Correspondente na empresa em que trabalhava, o qual me exigia muito e tomava praticamente todo o meu tempo, então decidi que iria me programar, inclusive financeiramente, para me dedicar inteiramente aos estudos para o concurso da PCCE. E assim o fiz. Em Outubro de 2019 me desliguei da empresa em que trabalhava há 8 anos. Decidi acreditar em mim, no meu esforço e dedicação e confiar nos planos de Deus para minha vida.”
Confira nossa entrevista com Kayo Victor de Oliveira, aprovado no concurso PC CE no cargo de Escrivão em 53° lugar:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Kayo Victor de Oliveira: Olá, colegas concurseiros. Sou Kayo Victor, formado em Administração, pela Universidade Federal do Ceará, tenho 28 anos e sou da cidade de Choró, interior do Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Kayo: Quando ingressei na universidade já carregava comigo o sonho da estabilidade no serviço público, mas sabia que para muitos cargos seria necessário a formação em um curso de ensino superior, então quis primeiro concluí-lo para depois me dedicar inteiramente à preparação para concursos.
Em 2019 vislumbrei na área policial uma grande oportunidade de concretizar o meu sonho da estabilidade no serviço público, pois havia diversas previsões de editais para polícia civil em praticamente todos os estados, inclusive para o meu estado, que era o meu foco, e com conteúdo programático praticamente idêntico, o que aumentariam as minhas chances.
Com a pandemia todos os editais ficaram travados e sem previsão, mas não parei um só dia e nem diminui o ritmo, pelo contrário, intensifiquei os estudos, pois eu sabia que com mais tempo pra estudar minhas chances seriam maiores.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Kayo: O ano de 2019 foi bastante desafiador. Tive que tomar uma decisão bastante difícil. Estava ocupando o cargo de Gerente Comercial Correspondente na empresa em que trabalhava, o qual me exigia muito e tomava praticamente todo o meu tempo, então decidi que iria me programar, inclusive financeiramente, para me dedicar inteiramente aos estudos para o concurso da PCCE. E assim o fiz. Em Outubro de 2019 me desliguei da empresa em que trabalhava há 8 anos. Decidi acreditar em mim, no meu esforço e dedicação e confiar nos planos de Deus para minha vida.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Kayo: No primeiro momento você fica sem acreditar, aí vem um misto de felicidade, dever cumprido, gratidão… Logo vem a nossa mente todos os momentos da caminhada, as dificuldades, a vontade de desistir no meio do caminho, aí você pensa o quanto valeu a pena cada hora dedicada e as abdicações que necessariamente foram feitas. Tudo valeu a pena!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Kayo: Durante a semana eu saia de casa apenas para ir à academia. Aos finais de semana saia sábado à noite para alguma programação com amigos e domingo à noite ia à missa.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Kayo: Moro com meus pais, que me apoiaram incondicionalmente e que foram essenciais na minha caminhada. Eles são minha base e principal motivação. Quero poder retribuir-lhes em vida tudo o que já fizeram e fazem por mim.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Kayo: O concurseiro deve saber direcionar os seus estudos. Não dá pra sair “atirando pra todo lado”, mas também não deve se fechar a outras possibilidades. Tenho outros objetivos a serem alcançados, outros concursos que não são da área policial, mas a bagagem de conhecimento adquirida nessa preparação sem dúvidas me deixa mais próximo da concretização. Não vou parar de estudar até concretizar meu objetivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Kayo: Estudo com foco na PCCE desde Janeiro de 2019.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Kayo: A maior parte dos meus estudos foi sem edital na praça, o que considero ser o grande diferencial na aprovação. Toda a abdicação que tive de fazer para focar exclusivamente nos estudos me fazia manter a disciplina, já que tinha apostado todas as minhas fichas na minha aprovação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Kayo: Na minha preparação buscava conciliar as videoaulas e os PDFs, complementando um com o outro, como também o sistema de questões, resolvendo muitas questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kayo: Impossível falar de concurso público e não conhecer o Estratégia. Quando apostei todas as minhas fichas na minha aprovação, sabia que tinha que estudar com o curso que oferecesse a melhor e mais completa preparação, e o melhor é o Estratégia. Então não pensei duas vezes e me tornei assinante já no início da preparação.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Kayo: Não tive muita dificuldade em montar meu plano de estudos, pois optei em seguir a Trilha Estratégica, que de forma organizada e bastante didática apresentava as tarefas a serem seguidas semanalmente, com leitura dos PDFs, letra de lei, muitas questões e ciclos de revisão por conteúdo, de forma que consegui trabalhar todo o edital de forma satisfatória.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Kayo: A maior dificuldade sem dúvidas era o Português. Graças a professora Adriana Figueiredo do Estratégia, que de forma didática e leve repassava o conteúdo, consegui um excelente desempenho na disciplina na prova de Escrivão da PCCE.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Kayo: A última semana foi bastante intensa. Com foco nas revisões, com as aulas da “Hora da Verdade” e leitura do “Bizu Estratégico” de cada disciplina.
A véspera da prova foi inteira com a “Revisão de Véspera” do Estratégia, que se iniciou às 7h da manhã e terminou à noite, passando por todas as disciplinas.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Kayo: Para um bom desempenho nas provas discursivas era necessário que o candidato, para além de possuir uma boa escrita, tivesse um bom domínio sobre os diversos assuntos abordados no conteúdo programático da parte específica e exercitá-los de forma a simular possíveis questões de prova, na maior quantidade possível, treinando incansavelmente. Foi assim que fiz.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Kayo: A preparação para o TAF já venho fazendo desde que comecei a estudar. Acredito que essa deva ser uma preparação concomitante aos estudos, principalmente para quem não tem o hábito de praticar tais exercícios.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Kayo: Nesse concurso, o principal erro foi não ter aprofundado no estudo das súmulas e demais jurisprudências do STF e STJ relacionadas ao conteúdo programático do edital.
O maior acerto, sem dúvidas, foi ter escolhido o Estratégia Concursos para a minha preparação.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Kayo: O momento mais difícil foi no início da pandemia. Tive medo de fraquejar e não me manter firme na preparação, dada a incerteza do momento pelo qual passávamos. Mas sempre encontrava força na minha fé, ela sempre me sustentava.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Kayo: Meus pais e minha vontade de vencer.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kayo: Acima de tudo, acredite em você. Você é capaz. Toda longa caminhada sempre se inicia com o primeiro passo, e essa caminhada da aprovação deve ser contínua e disciplinada, até que você alcance o seu objetivo. Não importa o quanto demore, se você se manter fiel ao seu propósito, você atingirá o seu objetivo. Sua aprovação só depende de você!