ENTREVISTA: Ewandder Michael - Aprovado em 1º lugar no concurso EMAP MA no cargo de Analista Portuário área Financeira e Auditoria Interna

Entrevista:

ENTREVISTA: Ewandder Michael – Aprovado em 1º lugar no concurso EMAP MA no cargo de Analista Portuário área Financeira e Auditoria Interna

“O concurso não é para gênios é para quem aceita pagar o preço e se entrega para esse projeto de corpo e alma , cada pessoa tem seu tempo alguns levam anos outros meses  o que importa no fim das contas é chegar lá”

Confira nossa entrevista com Ewandder Michael, aprovado em 1º lugar no concurso da Empresa Maranhense de Administração Portuária no cargo de Analista Portuário área Financeira e Auditoria Interna: 

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Ewandder Michael: Meu nome é Ewandder Michael, tenho formação em Ciências Contábeis, 26 anos e sou de São Luís Maranhão

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Ewandder: Eu já estava trabalhando, logo eu conciliava a minha preparação com o trabalho por isso precisava ser bastante disciplinado pois meu tempo era curto só sobrava a noite para o estudo então cada segundo tinha que fazer valer a pena. rs

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último?

Ewandder: Fui aprovado no Segep MA e CRC MA o qual ocupo atualmente o cargo de Fiscal contador.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Ewandder: É uma sensação de alivio parece que sai um peso dos ombros, e muito bom ver que todo o esforço foi recompensado.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Ewandder: Eu tentei evitar ao máximo todas as distrações possíveis. Às vezes é bastante difícil fazer com que outras pessoas entendam a quantidade enorme de conteúdo que temos que estudar rs, acabei me afastando bastante dos meus amigos e até de alguns familiares até porque eu tinha uma rotina toda predeterminada com poucas horas livres, a solução é conversar e colocar um meio termo na medida do possível.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Ewandder: Eu moro com minha mãe e também namoro. Minha mãe me apoia bastante e sempre me incentivou nos estudos assim como meu pai também. Em relação ao namoro não foi problema pois ela também é concurseira haha quando a gente se junta com pessoas com o mesmo objetivo fica mais fácil rsrs. Antes eu evitava relacionamentos também por achar que seriam uma grande distração mas no fim é bom ter alguém que te apoia bem próximo.

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho?

Ewandder: Eu tentei vários concursos da minha formação, pois gostava de me manter ativo fazendo provas e colocando o conteúdo em prática, como eram todos da mesma área não enxerguei problema em realiza-los.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Ewandder: Eu acho que é importante escolher concursos com matérias correlacionadas então sempre tentei concursos com matérias em comum pois dessa forma a gente vai se tornando cada vez melhor nas disciplinas em função do constante contato. Não é legal sair disparando em todos os lados é necessário escolher uma área e se manter nela.

Ainda pretendo continuar estudando até atingir o meu concurso alvo sonho em ser Auditor do TCU, vou continuar batalhando até tornar meu sonho realidade.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Ewandder: Eu já vinha realizando uma sequência de provas, para esse concurso especificamente eu estudei a partir do edital pois a maioria das matérias eu já vinha estudando a bastante tempo apenas fiz uma adaptação no estudo para aprender as matérias mais específicas que sempre tem de um edital pro outro. Muitas vezes bate o desânimo quando não têm um edital podemos ficar sem norte no entanto eu sempre acompanhei notícias de concursos e ao verificar potenciais futuros editais dava ânimo para continuar na caminhada.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Ewandder: Eu usei livros e pdfs. Vejo mais vantagem pois conseguimos assimilar uma quantidade maior de informação em menos tempo do que em uma vídeo aula ou aula tele presencial.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Ewandder: Através das redes sociais também vi vídeos e depoimentos dos alunos aprovados no youtube.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Ewandder: Eu tentava evitar ficar mais de 15 dias sem contato com determinada matéria. É importante organizar o tempo direitinho mantendo equilíbrio entre teoria e resolução de questões, dessa forma eu conseguia ter contato com todas as matérias sem negligenciar nenhuma.

Algumas matérias como direito constitucional, administrativo e tributário que tem uma teoria muito grande eu utilizei resumos para ganhar tempo na revisão. Já em relação a outras matérias como português, contabilidade focava mais em questões pois são matérias mais práticas.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Ewandder: Meu calcanhar de Aquiles é o Português mas quando a gente conhece a banca e se adapta ao seu estilo de cobrança a gente passa a perceber onde estão as pegadinhas e essa percepção só se adquire fazendo muitas questões.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Ewandder: Bastante releitura dos resumos e muita resolução de questões, foquei nas matérias que tinha mais dificuldade para equilibrar com os acertos das que possuo maior domínio.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Ewandder: Isso é algo muito subjetivo eu sou do tipo que maratona rs se puder estudo e reviso até na porta do local de prova. Cada pessoa deve saber o que contribui mais para aumentar seu rendimento no meu caso eu prefiro manter o cérebro ativo outros preferem relaxar.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Ewandder: A discursiva comecei a treinar nas 3 últimas semanas antes do concurso. Adquiri o curso de atualidades do professor Leandro Signori e o curso de redação do estratégia, foram fundamentais para eu conseguir uma boa média na redação.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Ewandder: Em toda minha trajetória o principal erro foi não ter determinado uma área para estudar ficava disparando para todos os lados por isso não conseguia obter nenhuma aprovação. A partir do momento que selecionei bons materiais e delimitei uma área sentir meu desempenho aumentar esse acredito que foi meu maior acerto.

Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Ewandder: Muitas pessoas não aceitam pagar o preço, estudar para concursos necessita de muitos sacrifícios do lazer não são todos que estão dispostos a paga-lo alguns até começam mas param pela metade. A pressa também é um erro não temos como saber quando seremos aprovados o que podemos fazer é continuar se preparando é um projeto de médio a longo prazo a aprovação nada mais é um fruto de uma boa preparação e isso inclui conhecer o estilo da banca, utilizar bons materiais, planejar, não procrastinar, não ler o edital rs pecados dos concurseiros iniciantes.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Ewandder: Nessa caminhada a gente passa por altos e baixos, tive problemas com familiares que conviviam lá em casa e não entendiam o meu estudo então o ambiente para estudar com excesso de barulho foi muito difícil mas consegui driblar esse problema. Não estava satisfeito também no meu ambiente de trabalho com um clima ruim acabava as vezes afetando a qualidade do meu estudo também e queria mudar de vida, se ficasse apenas parado reclamando nada ia mudar então desfoquei do problema e foquei na solução a única coisa que podia fazer era estudar e foi o que fiz. Mesmo com sucessivas reprovações eu não desistia pois sabia que só do meu estudo poderia melhorar minha situação via cada derrota como uma oportunidade de evolução.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Ewandder: Primeiramente não ter pressa, os resultados não vem do dia pra noite e necessário muita paciência e persistência nem sempre vamos estar motivados por isso aprender a ser disciplinado é fundamental nessa trajetória.

Segundo é bom se afastar de pessoas negativas que não entendem o seu sonho essas pessoas funcionam como âncoras e tentam nos arrastar para o fundo, devemos nos cercar de pessoas que querem o nosso bem que comemoram nossas vitórias como se fossem delas essas pessoas que valem a pena manter proximidade.

Terceiro é acreditar no que está fazendo, não existem atalhos, esforço e dedicação constroem sonhos ,o resultado pode demorar aparecer mas certamente ele surgirá desde que se mantenha constância e dedicação no estudo.

O concurso não é para gênios é para quem aceita pagar o preço e se entrega para esse projeto de corpo e alma , cada pessoa tem seu tempo alguns levam anos outros meses  o que importa no fim das contas é chegar lá.

Outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados
Cursos Online para Concursos

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso Analista e Assistente DPE AM 2019 Dos 134 primeiros colocados, 52 são nossos alunos
  • Concurso SEFAZ-AL 2020 - Auditor Fiscal Dentro das 60 vagas ofertadas, 32 são nossos alunos
  • Concurso DEAP SC - Agente Penitenciário Feminino 2019 Das 50 melhores colocadas, 16 são nossas alunas
  • Concurso MP RJ - Oficial 2019 Dos 10 primeiros colocados, 6 são nossos alunos
  • Concurso MP RJ - Técnico Administrativo Dos 10 primeiros colocados, 7 são nossos alunos