DEPOIMENTO: Lucas Pereira – Aprovado no concurso da SEFAZ/RS para o cargo de Técnico Tributário

“Por mais difícil que pareça, ou que realmente seja, o importante é continuar tentando(…). Minha namorada foi quem mais me apoiou emocionalmente. Sem ela acho que eu teria desistido já na primeira derrota. Acho que só quem é concurseiro e já sofreu alguma(s) derrota(s) sabe o quanto é difícil manter-se motivado”.

“Vida de concurseiro não é fácil”. Essa é uma expressão considerada clichê por muitos, mas só quem é, sabe o quanto é difícil a vida de quem estuda para concursos. Alguns estudam e trabalham. Alguns só estudam, mas por não trabalharem se sentem ainda mais pressionados pela situação. Outros estudam, trabalham e ainda têm filhos. Cada um à sua maneira, mas todos têm dificuldades. E é nessa hora que o amor e o carinho de um(a) amigo(a), familiar e/ou companheiro(a) pode fazer a diferença entre parar e seguir em frente. 

No caso de Lucas Pereira, de 24 anos, depois de algumas reprovações, ele pensou em desistir de ser tornar um servidor público, mas foi o apoio de sua namorada que o deu forças para seguir em frente. E foi assim, motivado, que o bacharel em direito seguiu em frente e consegui alcançar sua primeira aprovação.

Confira o depoimento de Lucas Pereira.

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos? Quantos e quais concursos já foi aprovado? Qual o último?

Lucas Pereira: Gostaria primeiramente de agradecer ao Estratégia pelo convite e também pelo excelente trabalho que me possibilitou estar aqui hoje dando este depoimento.

Meu nome é Lucas Augusto Pereira, sou natural de Mafra-SC, tenho 24 anos e sou formado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, sendo que concluí minha formação no final de 2012. Durante o ano de 2013 atuei como advogado e prestei vários concursos Municipais no Paraná e Santa Catarina. A minha preparação para estes concursos não foi das melhores e, como geralmente abrem poucas vagas para advogado ou procurador nos Municípios, não fui aprovado em nenhum destes concursos,

No final de 2013 resolvi deixar o trabalho e me dedicar integralmente ao estudo para concursos, acreditando que assim seria aprovado rapidamente. Esta foi uma decisão difícil, pois geralmente não é vista com bons olhos pela maioria das pessoas e, depois de um tempo, isto acaba afetando um pouco.

Depois de ler alguns depoimentos e várias dicas de experts em concursos decidi que não valia a pena atirar pra todo lado e sim focar em um concurso específico. O cargo escolhido foi o de Auditor da CAGE-RS. Eu teria mais ou menos uns 3 meses para estudar e, apesar de um conteúdo gigantesco, eu achei que daria conta.

A realidade não foi essa, quanto mais o tempo passava mais eu percebia a dificuldade que seria assimilar todas as matérias, sendo que muitas eu nunca havia estudado antes e nas outras que eu já conhecia o meu desempenho não estava nem próximo do desejado. Assim, como já esperava, fui muito mal nesta prova, não fazendo os mínimos em várias matérias. Fiz também a prova para Auditor no Maranhão para “aproveitar o que eu já tinha estudado”, mas meu desempenho foi igualmente lamentável, só gastei dinheiro.

Depois destas provas minha confiança ficou bastante abalada, mas continuei estudando as matérias que geralmente são cobradas em concursos para Auditor.

Quando surgiu o concurso da SEFAZ-RS para os cargos de Técnico Tributário e Auditor Fiscal resolvi focar novamente para o cargo de Auditor, mas prestar também o de Técnico, já que o conteúdo era parecido e isto dobraria minhas chances de ser aprovado.

E agora, finalmente estou aqui pra contar que consegui minha primeira aprovação, para o cargo de Técnico Tributário.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Lucas: A sensação é inexplicável, tira toda a pressão que se acumula durante todos os meses de estudo. haha

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Lucas: Minha postura foi um tanto quanto radical. Eu estudava de manhã, tarde e noite. Saí muito pouco durante esta preparação para concursos, mas nos intervalos entre os estudos buscava sempre estar com a minha família e namorada. Acredito que isto seja importante para continuar motivado.

Minha namorada foi quem mais me apoiou emocionalmente para continuar tentado. Sem ela acho que eu teria desistido já na primeira derrota. Por isso deixo aqui meu agradecimento principalmente a ela e a minha família que sempre acreditaram em mim. Acho que só quem é concurseiro e já sofreu alguma(s) derrota(s) sabe o quanto é difícil manter-se motivado.

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho? Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Lucas: Acho que é válido sim tentar outros concursos além daquele que é o seu grande sonho. O que não pode acontecer é sair totalmente do trajeto e tentar um concurso que não tem nada a ver com o seu objetivo, pois assim você só estará perdendo

O concurso dos meus sonhos continua sendo o de Auditor Fiscal. Espero ainda o resultado do SEFAZ-RS para o cargo, mas acho que minhas chances de ter passado são poucas. Mesmo assim devo ter ficado entre os 200 primeiros, quem sabe os 150 (haviam 100 vagas e 11.105

Agora pretendo focar no ICMS-AM. Ainda não tem edital na praça o que me dará mais tempo para a

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Lucas: Minha preparação para este concurso foi de aproximadamente 8 meses. Estudei muito pouco sem o edital na mão, em torno de 1 mês, portanto não tive muito problema em relação a isso.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Lucas: Para este concurso estudei exclusivamente pelo material do Estratégia, tanto os vídeos como os PDFs (não li nem a Lei seca, porque não deu tempo). A grande vantagem é que o material é totalmente direcionado para o certame e as questões que vem com as aulas são da mesma banca organizadora da prova.

Para os conteúdos que já tinha alguma afinidade eu usava somente o PDF e nas matérias que eu sentia mais dificuldade eu assistia os vídeos. Isto ajuda muito.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria?

Lucas: Eu costumo estudar uma matéria por período. Uma de manhã, outra a tarde e outra a noite. Durante minha preparação não fiz nenhum resumo. Eu imprimia os PDFs e ia sublinhando as partes que considerava mais importantes. Após ler a teoria eu fazia os exercícios e quando queria rever a matéria refazia os exercícios.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Lucas: Como mencionei anteriormente, nas matérias em que eu sentia mais dificuldade eu assistia às vídeo-aulas primeiramente, pois a explicação do professor ajuda muito a esclarecer a matéria.

Neste concurso minha maior dificuldade foi Tecnologia da Informação, por nunca ter visto a matéria anteriormente, mas acabei tendo um bom desempenho.

Outra coisa que ajuda é assistir aos vídeos em modo acelerado, pois economiza tempo e você é obrigado a prestar mais atenção na fala do professor.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Lucas: Na reta final foquei nas matérias de maior peso. Revi praticamente tudo o que eu já tinha visto dessas matérias, tanto a teoria quanto os exercícios. Estudei até o último dia, e considero que isto foi essencial para a minha aprovação.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desalecerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Lucas: Acredito que isto vai de como você está se sentindo. Por exemplo, eu não me sentia preparado em várias matérias e por isto resolvi estudá-las até o fim. Agora, se a pessoa se sente confiante e preparada, o melhor é descansar mesmo.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Lucas: O meu maior erro foi estudar por materiais que não eram voltados para os concursos que eu prestava, quando eu descobri esses materiais em PDF e vídeos voltados diretamente para o concurso que eu prestaria este se tornou meu principal acerto.

Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Lucas: Na minha opinião, os dois erros mais cometidos são:

1- Estudar por materiais que não são voltados para o concurso que você está fazendo ou, pior ainda, não são nem voltados para concurso.

2- Não focar em determinado concurso.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação?

Lucas: O mais difícil para mim foi manter o equilíbrio emocional, pois concursos difíceis são um investimento de longo prazo, e a cada dia que passa, e depois de amargar algumas derrotas, fica cada vez mais difícil continuar batalhando por uma aprovação.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Lucas: Por mais difícil que pareça, ou que realmente seja, o importante é continuar tentando. Se você está estudando por um bom tempo e não vê resultado, quem sabe seja hora de mudar de método. Tem vários depoimentos pela internet e cada candidato usou um meio diferente para chegar até a aprovação. Não aceite a verdade dos outros como absoluta, veja o que se encaixa no seu perfil e monte sua tática, o que não pode faltar é dedicação.

Confira outros depoimentos em:

http://www.estrategiaconcursos.com.br/depoimentos/

Assessoria de Comunicação

comunicacao@estrategiaconcursos.com.br

Coordenação

Posts recentes

É possível assumir mais de um cargo público ao mesmo tempo?

            Seja muito bem vindo (a), caro (a) amigo (a) leitor (a), que bom ver…

3 horas atrás

Término de Contrato de Trabalho: Resumo para o TRF 2

No artigo de hoje vamos falar sobre o término de contrato de trabalho: resumo para…

3 horas atrás

Estratégias de Testes de Software para o Concurso da Caixa (TI)

Testes de software são uma parte essencial do ciclo de desenvolvimento de software. Eles são…

3 horas atrás

Simulado Final CAIXA – Técnico Bancário Novo e TI

O concurso público da Caixa Econômica Federal oferece 4.000 vagas de nível médio e 50 vagas…

6 horas atrás

Contrato com o Cebraspe traz detalhes do concurso TCE PR

Salário inicial de R$ 22,4 mil! Obtivemos acesso ao contrato com o Cebraspe, banca organizadora…

19 horas atrás

Concurso TCE PR: EDITAL iminente! Iniciais de R$ 22,4 mil

O tão aguardado edital do concurso Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE PR)…

20 horas atrás