Artigo

DATAPREV – sugestões de recursos – Gestão de TIC e Análise de Negócios

Olá pessoal!

Venho aqui apresentar algumas possibilidades de recursos que vi na parte de Conhecimentos  Específicos para os vários cargos DATAPREV.

Tive acesso às provas somente por meio de fotografias enviadas por alunos, daí a minha objetividade nos recursos. No mais, julguei as provas em nível de dificuldade razoável, e a cobrança compatível com o conteúdo previsto em edital.

Gestão de TIC

Questão 41

A banca apresenta como gabarito a alternativa b) Implementação. Seu apoio para esse ciclo reside no site do imasters, em http://imasters.com.br/artigo/15818/gerencia-de-ti/bpm-sem-bpel-parte-01/

Perceba que, mesmo nesta imagem, Implementação e Operação não existem, o que conduziria a duas alternativas a serem marcadas.

Ainda, percebe-se que a banca não adotou o BPMCBOK, referência mundial em BPM, para esta questão, embora tenha adotado-o em outras questões, para outros cargos.

Segundo o BPMCBOK, disponível em http://sartori.orgfree.com/docs/cbok_v2.0_portuguese_edition_-_thrid_release.pdf, na sua página 52, o ciclo de vida BPM se constitui em Planejamento, Análise, Desenho (Design) e Modelagem, Implementação, Monitoramento&Controle e Refinamento.

Portanto, propõe-se a modificação do gabarito, da alternativa b) para a alternativa c), caso você adote o BPMCBOK como referência. Se você quiser adotar o entendimento da própria comunidade do imasters, proponha a anulação da questão.

Análise de Negócios

Questão 44

Não existe referência explícita no PMBOK quarta edição quanto ao conceito de encerrar um projeto “de forma legítima, dentro das boas práticas de gerenciamento”.

Kim Heldman afirma que existem quatro tipos formais de encerramento de projeto. Absorção, quando o projeto se transforma em uma operação continuada; esgotamento, quando os recursos são cortados; integração, quando os recursos do projeto são distribuídos por outras áreas na organização, ou alocados em outros projetos; e extinção, quando o projeto é concluído e aceito pelos stakeholders.

Teoricamente, os itens de I a III apresentam formas legítimas de se encerrar um projeto; “dentro das boas práticas de gerenciamento”, todavia, é subjetivo. Não é possível interpretar se houve má conduta por parte do gerente de projetos quando conclui-se que seus objetivos não serão atingidos, ou quando ele não é mais necessário para a organização executora.

Isto posto, propõe-se a anulação da questão.

Bons recursos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.