Notícia

Concurso Polícia Federal: Raio – X de Contabilidade.

Concurso Polícia Federal. Olá, pessoal! Tudo bem? Aqui é o professor Julio Cardozo, Auditor Fiscal e professor de Contabilidade do Estratégia Concursos. Hoje, dia 15/01, foi publicado o tão aguardado edital da Polícia Federal com 1500 vagas! Talvez seja o maior concurso público de 2021 e estou aqui para podermos te apresentar dicas sobre uma das disciplinas mais importantes desse concurso: Contabilidade Geral.

Como Estudar Melhor Contabilidade PF?

Concurso Polícia Federal: Edital da Polícia Federal na área e muita a nossa disciplina mais uma vez será cobrada, mas como aconteceu em 2018, Contabilidade será um diferencial para sua aprovação!

Para o cargo de Agente de Polícia, serão 24 questões! Isso mesmo! Um bloco inteiro com vinte quatro questões e para o cargo de escrivão devemos ter 12 questões. Assim como aconteceu no concurso anterior, pois ela divide um bloco de 24 questões com Arquivologia, ou seja, percebam como a nossa disciplina será importante. Concurso Polícia Federal

Então, a primeira pergunta que nos vem à mente é:

É possível fazer uma boa prova de contabilidade? É possível quebrar a banca em contabilidade para a PF?

Concurso Polícia Federal A resposta é SIM! É claro que você não vai sair um mestre da ciência contábil, mas para fazer uma excelente prova é sim bem possível. (Vale lembrar que o conteúdo exigido aqui não é do mesmo nível da área fiscal ou controle, por exemplo). E aqui é um papo sincero com vocês, sem ilusões.

Nós, aqui no Estratégia, estamos fazendo um curso completo para a Polícia Federal. As aulas em PDFs na medida necessária para o que esperamos desse concurso e estão recheadas de questões recentes e com os últimos entendimentos da banca sobre os mais diversos tipos de assuntos.

Então, vamos dar algumas dicas rápidas para que você possa aprender Contabilidade mais rápido e faça uma boa prova. Depois, vamos fazer uma rápida análise dos pontos mais cobrados pelo CESPE:

Contabilidade PF: dicas de aprendizagem

Dica 1: Saiba o que cai na sua prova e qual a extensão.

Apesar do edital ser extenso, o CESPE tem alguns pontos preferidos de cobrança. Vamos falar melhor sobre eles abaixo.

Dica 2: Tenha em mente que a disciplina por vezes é complexa (não há como negar isso) e a perfeita compreensão para concursos demanda tempo e paciência.

Você vai levar um tempo para entender algumas convenções e mecanismos contábeis, bem como entender algumas expressões próprias. Mas você quer fazer parte da mais importante instituição policial do Brasil, terá que superar isso! Estamos juntos.

Dica 3: Saiba que a contabilidade é uma ciência com convenções próprias.

Quando nós estamos estudando a contabilidade pela primeira vez, é difícil entrar na cabeça expressões como, por exemplo, débito e crédito, apropriação. Entretanto, quando você entende que a disciplina tem convenções próprias, isso se torna bem mais fácil.

Dica 4: Leia a disciplina pela primeira vez por completo.

Essa é uma dica importante. Leia a primeira vez, mesmo que você não compreenda 100% e seu percentual de acertos não esteja ainda no nível esperado. Depois, você volta para uma segunda leitura e tudo ficará mais fácil.

Dica 5: Conheça a banca que fará a sua prova. Cada uma das bancas tem um estilo peculiar de cobrança.

O CESPE gosta muito de repetir as questões. Ele tem um estilo bem próprio de cobrar questões. Mas os assuntos presentes vamos dizer se repetem com quase que 80% de chance. Nesse ponto, esperamos uma prova nos mesmos moldes do concurso anterior até porque o edital é exatamente o mesmo.

Dica 6: Faça questões e simulados rotineiramente.

Assim como é importante treinar em outras matérias, na contabilidade não é diferente. Para ganhar tempo, agilidade e conhecimento, faça muitas e muitas questões.

Dica 7: Use os vídeos do Mestre Silvio Sande

O cara é uma lenda do ensino da Contabilidade para concursos e já preparou muitos conteúdos em vídeo para vocês “brocarem” na prova. Além disso, mais conteúdos estão a caminho.

Dica 8:  Nesse pós edital, estude contabilidade todos os dias.

Eu sei que você tem MUITA COISA para estudar, mas dê uma atenção especial para a Contabilidade. É melhor separar uma carga pequena, mas diária, do que concentrar um único dia da semana e estudar 5 horas seguidas. Faça pequenos blocos, mas diários e você verá a sua evolução.

Dica 9: Utilize o fórum de dúvidas (dos cursos) ou nosso grupo de estudo do telegram :

https://t.me/contabilidadepolicial

Dica 10: Tenha paciência e saiba que essa é uma etapa necessária na vida e, depois da aprovação, a vida melhora E MUITO!

Vistas essas dicas para você amadurecer na contabilidade, vamos ver o que mais vem caindo nas provas do CESPE.

O que o esperar da prova de Contabilidade PF?

Eu, Julio Cardozo, acredito, sinceramente, que o nível da prova será o mesmo da prova de 2018 e isso nos ajuda muito.Baseados nessa análise, gostaríamos de fazer alguns comentários:

Edital Esquematizado Contabilidade PF!

Vejamos a nossa ementa:

CONTABILIDADE GERAL:

1 Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade.

2 Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica.

3 Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos.

4 Contas: conceitos, contas de débitos, contas de créditos e saldos.

5 Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas.

6 Escrituração: conceitos, lançamentos contábeis, elementos essenciais, fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, métodos e processos, regime de competência e regime de caixa.

7 Contabilização de operações contábeis diversas: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/ cambial, folha de pagamento, compras, vendas e provisões, depreciações e baixa de bens.

8 Balancete de verificação: conceitos, modelos e técnicas de elaboração. 9 Balanço patrimonial: conceitos, objetivo, composição.

10 Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição.

11 Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, legislação complementar e pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

12 Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de setembro de 2016.

O que eu preciso saber desses pontos?

1 Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade.

– Conceito, saber o objeto e qual a finalidade.

– Saber quem são os usuários primários das demonstrações contábeis.

2 Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica.

O que é situação líquida e quais os tipos de situação líquida. Outro tema bastante cobrado.

3 Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos.

Aqui com certeza teremos questões.

Saber o que é um fato permutativo, o que é um fato modificativo e um fato misto.

Uma dica: pagamento/recebimento de duplicatas/clientes com juros/desconto é sempre um fato misto.

4 Contas: conceitos, contas de débitos, contas de créditos e saldos.5 Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas. 

O CESPE gosta muito de explorar o conceito de conta.

Como as contas aumentam e diminuem. Inclusive as contas retificadoras.

Lembre-se, por exemplo, de que quando o saldo de uma conta retificadora aumenta, o respectivo grupo diminui.

6 Escrituração: conceitos, lançamentos contábeis, elementos essenciais, fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, métodos e processos, regime de competência e regime de caixa.

Aqui é saber fazer os lançamentos. Há uma aula específica para isso em nosso curso.

Saber que a contabilidade é pelo regime de competência, exceto a DFC, que é pelo regime de caixa. Isso foi cobrado pelo CESPE também.

Sobre os livros de escrituração, dar uma boa ênfase ao livro diário e razão.

O livro razão só é obrigatória para contribuintes do lucro real e está dispensado de autenticação.

7 Contabilização de operações contábeis diversas: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/ cambial, folha de pagamento, compras, vendas e provisões, depreciações e baixa de bens.

Aqui não tem jeito. É conhecer as contas, principalmente a parte dos juros. Antes das alterações contábeis. Essa parte de juros era reconhecida muitas vezes diretamente na DRE. Agora, é regra utilizarmos a conta encargos a transcorrer e mandar para o resultado de acordo com o regime de competência.

8 Balancete de verificação: conceitos, modelos e técnicas de elaboração.

Conhecer o funcionamento do balancete é importante. TEMA QUENTE PARA SUA PROVA. Conhecer a função do balancete, tipos (2,4,6 e 8 colunas). Grandes chances de cair.

9 Balanço patrimonial: conceitos, objetivo, composição.

O tema que mais tem sido cobrado pelo CESPE em suas provas é BALANÇO PATRIMONIAL, mas, professor, o que especificamente a banca tem exigido em suas provas? Pessoal, o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil mais importante e CESPE tem cobrado a sua estrutura e elaboração com detalhes, vejam:

– Definição e classificação de elementos do Ativo, Passivos e Patrimônio Líquido;

– Diferenciação entre Circulante e Não Circulante;

– Funcionamento das contas do Patrimônio Líquido: Reservas de Lucros (todas as reservas já apareceram em provas), Reservas de Capital, Ações em Tesouraria e Ajuste de Avaliação Patrimonial (o Cespe tá de olho nessa conta!);

– Literalidade da lei 6404/76 e CPC 26;

– Notas Explicativas;

– Também tem sido muito comum a apresentação de um balancete de verificação com diversas contas e a questão solicita o valor de elementos com Ativo Circulante, Imobilizado, Passivo Exigível e etc.

10 Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição.

Aqui é conhecer a estrutura da DRE, principalmente a parte inicial. Existem duas composições para a DRE: uma pela Lei 6.404 e outra pelo CPC 26. É necessário decorar a diferença entre as duas.

11 Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, legislação complementar e pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Outro ponto que merece destaque é a cobrança dos chamados CPCs. É aqui que mora o mundo.

Aqui está a problemática. Esse ponto dá brecha para a cobrança de qualquer assunto dentro da contabilidade. Eu acredito que isso vá acontecer? Não, mas a possibilidade está aí!

Os principais CPCs, para quem quiser estudar são: CPC 00, 01, 04, 16, 25, 26,27. Acredito que esses sejam os mais corriqueiros e com maior possibilidade de aparecer. Apresentaremos nas aulas apenas os pontos principais desses pronunciamentos! Não entendo ser necessário estudar

12 Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de setembro de 2016.

Aqui, é engraçado, é uma norma de Contabilidade Pública. Esse conteúdo será apresentado no curso do professor Gilmar Possati.

Como Resolver Questões de Contabilidade do CESPE?

Reforçamos que a banca Cespe é uma das mais respeitadas do Brasil, tida por alguns professores como a melhor banca de concursos do país. Obviamente, comete erros, apresenta entendimentos, por vezes, contraditórios sobre o mesmo tema, mas concordamos que ela tem feito um excelente trabalho na elaboração de suas provas.

Para começarmos a entender o “jeito Cespe” de cobrança, a primeira dica que queremos deixar para resolver questões Cespe na Contabilidade PF, especificamente para questões de “Certo ou Errado”, é:

Procure o erro!

Pessoal, essa dica eu recebi quando estudava para concursos do Cespe e FEZ TODA DIFERENÇA NA HORA DE RESOLVER QUESTÕES!

Ao ler uma assertiva do Cespe, veja se você consegue encontrar algum erro no que ela está afirmando e pensando dessa maneira você irá resolver as questões com maior facilidade. Além disso, veremos em algumas assertivas que são bem “grandes”, mas se encontramos um único erro, já é suficiente para considera-lo errado.

Como consequência desse modo de análise, algumas características são comuns em questões do Cespe, por exemplo:

– Um item “incompleto” ou a existência de algumas exceções NEM SEMPRE tornam o item errado;

– Temos que ter cuidado com expressões do tipo: “SEMPRE”, “NUNCA”, “DEVE” etc.

É isso, pessoal!

Por fim, quem quiser, acompanhe os nossos projetos de dicas no Instagram (@profjuliocardozo)! Está bem legal.

Aproveitem também para conhecer os nossos cursos do Estratégia Concursos: http://bit.ly/2Lr97M5

Professor Julio Cardozo (@profjuliocardozo)

Telegram: https://t.me/contabilidadepolicial

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.