As provas do concurso da Procuradoria-Geral do Município (PGM) Niterói foram realizadas no último domingo (14).
Os gabaritos provisórios já foram divulgados pela banca FGV. Com isso, os candidatos poderão interpor recursos contra o gabarito no período entre 17 e 19 de maio.
O Estratégia Concursos esteve presente durante toda a sua preparação, inclusive realizando a correção extraoficial, e vai te ajudar em mais uma etapa.
Nosso time de professores elaborou sugestões de recursos contra o gabarito provisório do concurso PGM Niterói – Técnico. Veja a seguir!
Olá, pessoal! Tranquilidade?
Professor Felipe Luccas na área para fazer algumas considerações sobre as questões da prova PGM Niterói, cargo de técnico processual.
Conforme antecipamos e ressalvamos no vídeo de gabarito extraoficial, a FGV continua forte em sua tendência de apresentar gabaritos duvidosos e outros, simplesmente, contrários aos dicionários e regras consagradas da língua portuguesa.
Vou trazer o resumo da fundamentação em cada questão, com o raciocínio e exemplos. Para uma resolução mais detalhada da questão, recomendo assistir ao vídeo de correção da irretocável professora Adriana Figueiredo, no qual ela “destrincha” as alternativas e o raciocínio da banca, explicando também o posicionamento dos professores que participaram da correção.
Vejamos:
Gabarito preliminar: A.
Gabarito pretendido: D ou Anulação.
Em todas as alternativas, há uma relação de termo “específico” sendo substituído por termo “geral”:
Cabral – Descobridor (Cabral é um dos descobridores, um descobridor específico dentro do conjunto de todos os descobridores)
Explosão – Estrondo (Estrondo é um grande ruído em geral; a explosão é um evento específico que estaria dentro das hipóteses de “estrondo”)
Barco – Embarcação (O barco é um tipo de embarcação, assim como a canoa, a lancha, o navio etc…)
Ministro-Autoridade (O ministro é um alto cargo do executivo, é um tipo de autoridade)
Porém, na letra D, temos uma relação claramente inversa: o termo geral veio primeiro. Temos uma relação “geral-específico” (hiperônimo-hipônimo), o inverso das demais alternativas. Portanto, a alternativa é a única que traz um processo diferente.
Também podemos alegar que a letra B não traz exatamente uma relação de hipônimo-hiperônimo, já que, rigorosamente, “explosão” não é um tipo de “estrondo”; o estrondo poderia até ser uma consequência da explosão, em alguns casos, mas nem todos. Portanto, a questão traz duas respostas possíveis, sendo a letra D a mais condizente com a ideia geral do enunciado.
Gabarito preliminar: C
Gabarito pretendido: D.
Na letra C, a interrogativa “Como você compreende a afirmação do autor?”, na prática, não indica modo; ora, a pergunta equivale a “O que compreende da afirmação do autor?”. Uma pessoa não responderia naturalmente “o modo que eu entendo é esse…”, a pessoa responderia “o que eu entendo é isso”. Portanto, a interrogativa indireta correspondente seria “Diga o que você entende da afirmação do autor”. Dessa forma, a letra C não seria um gabarito adequado.
Além disso, é perfeitamente razoável entender que “interesse de um livro” é justamente sua “finalidade de publicação”, uma vez que “interesse” e “finalidade” são sinônimos quando se referem ao objetivo de um ato.
Eu estudo para ser aprovado=Eu estudo com o interesse de ser aprovado.
Dessa forma, a letra D seria o gabarito mais adequado ou, ao menos, também deveria ser considerado correto.
Gabarito preliminar: E
Gabarito pretendido: D.
Em provas anteriores da banca, temos que, no uso dos adjetivos, “caracterização” é apresentar aspectos físicos, objetivos, do substantivo.
Em provas anteriores, “vestido curto”, “frutas vermelhas”, “casaco preto”, “corpo magro” foram consideradas expressões nas quais o adjetivo indicava característica.
A adjetivação foi justamente indicativa de aspectos físicos: livros grossos, lombadas de couro, cores diversas. Além disso, os comentários não são de forma alguma “especializados”, qualquer pessoa pode notar que os livros são grossos, têm capa de couro e cores diversas. Não há nada que sustente a ideia de que isso mostra a visão de um especialista.
Gabarito preliminar: D
Gabarito pretendido: B.
Em todas as alternativas, exceto na B, há apelo ao valor de uma grande marca: a) Veja, C) Eveready; D) BMW; E) Príncipe.
Portanto, a única que foge ao padrão, isto é, a única que traz uma estratégia diferente é a letra B: “São os pequenos detalhes que fazem as grandes marcas”, que não menciona uma marca específica consagrada.
Gabarito preliminar: B
Gabarito pretendido: A.
O conselho do avô é universal: quando “você” (qualquer pessoa) é mais jovem, as pessoas o culpam por crimes que nunca cometeu.
Ora, o avô se refere às pessoas em geral; o neto, especificamente, não cometeu crime algum, não pode ser o “você” específico da ação, referente do verbo. Todos que são mais jovens passam por isso, o que indica uma referência indeterminada a todas as pessoas mais jovens.
Além disso, se analisarmos pragmaticamente a situação da letra B, temos um programa de auditório e o apresentador sugere que as pessoas na plateia pulem ou gritem para aparecerem na televisão. “Aparecer” na televisão significa que a pessoa da plateia vai chamar atenção para si e ser filmada; portanto, a referência é específica a essa plateia presente no momento da gravação, não há referência universal a todas as pessoas.
Saiba mais: concurso PGM Niterói
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
Vem aí o concurso do TRT 24 (MS), (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região), e…
O concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região está se aproximando e nós preparamos…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo analisaremos a…
Novo edital do concurso Banpará terá vagas para os níveis médio e superior! O aguardado…
Atenção, corujas: o edital do próximo concurso Banpará (Banco do Estado do Pará) será publicado…