Notícia

Concurso PCDF: publicado o regulamento do CFP para Agente

Foi publicado o regulamento do Curso de Formação Profissional (CFP) do concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) para o cargo de Agente. Veja abaixo o documento na íntegra!

De acordo com o regulamento, as aulas ocorrerão nas dependências da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal (ESPC) do Riacho Fundo e de Taguatinga Estrela, além do CEPOM-PMDF.

A prova prática das disciplinas de Técnicas de Imobilização Policial e Defesa Pessoal Policial – TIP/DPP, de caráter eliminatório, será realizada posteriormente ao final das atividades de aulas, nos “dojôs”.

Técnicas

  • O-SOTO-GARI – valor da técnica: 10,00 pontos
  • O-GOSHI – valor da técnica: 10,00 pontos
  • KOSHI-GURUMA – valor da técnica: 10,00 pontos
  • IPPON-SEOI-NAGUE – valor da técnica: 10,00 pontos
  • DOUBLE LEG ou MOROTE-GARI – valor da técnica: 10,00 pontos
  • CHAVE DE BRAÇO DOBRADO NAS COSTAS – valor da técnica: 10,00 pontos
  • COLOCAÇÃO DE ALGEMAS, EM PÉ – valor total da técnica: 10,00 pontos
  • COLOCAÇÃO DE ALGEMAS, AJOELHADO – valor da técnica: 10,00 pontos
  • COLOCAÇÃO DE ALGEMAS, DEITADO – valor da técnica: 10,00 pontos
  • RETENÇÃO DE ARMA, AMEAÇA LEVE (braço oposto ao da arma) – valor da técnica: 10,00 pontos
  • RETENÇÃO DE ARMA, AMEAÇA GRAVE (braço oposto ao da arma) – valor da técnica: 10,00 pontos
  • RETENÇÃO DE ARMA, AMEAÇA MODERADA (braço da arma) – valor da técnica: 10,00 pontos
  • RETENÇÃO DE ARMA, AMEAÇA GRAVE (braço da arma) – valor da técnica: 10,00 pontos
  • RETENÇÃO DE ARMA, AMEAÇA MODERADA POR TRÁS – valor da técnica: 10,00 pontos
  • RETENÇÃO DE ARMA, AMEAÇA GRAVE POR TRÁS – valor da técnica: 10,00 pontos
  • RETENÇÃO DE ARMA, AMEAÇA PELO BRAÇO DA ARMA, POLICIAL COM LANTERNA – valor da técnica: 10,00 pontos
  • RETENÇÃO DE ARMA, AMEAÇA PELO BRAÇO DA LANTERNA – valor da técnica: 10,00 pontos
  • RETENÇÃO DE ARMA, AGRESSOR SEGURANDO NA ARMA COM AS DUAS MÃOS, ACIMA DA CABEÇA – valor da técnica: 10,00 pontos
  • RETENÇÃO DE ARMA, AGRESSOR SEGURANDO NA ARMA COM AS DUAS MÃOS, ALTURA DO ABDÔMEN – valor da técnica: 10,00 pontos
  • RETENÇÃO DE ARMA (AGRESSOR SEGURANDO NA ARMA COM AS DUAS MÃOS ABAIXO DO ABDÔMEN E O POLICIAL CONTRA A PAREDE) – valor da técnica: 10,00 pontos
  • GRAVATA POR TRÁS COM DOMÍNIO DA PESSOA AGRESSIVA (aplicação de elemento(s) desestabilizador(es) e empurrar) – valor da técnica: 10,00 pontos
  • GRAVATA POR TRÁS SEM DOMÍNIO DA PESSOA AGRESSIVA (aplicação da técnica semelhante ao
  • Ippon-seoi- nague) – valor da técnica: 10,00 pontos.
  • DEFESA CONTRA AGARRAMENTO PELA FRENTE, POR CIMA DOS BRAÇOS (aplicação de elemento(s) desestabilizador(es) e Ippon-seoi- nague ou Ogoshi) – valor da técnica: 10,00 pontos
  • DEFESA CONTRA AGARRAMENTO POR TRÁS, POR CIMA DOS BRAÇOS (aplicação de elemento(s) desestabilizador(es) e empurrar) – valor da técnica: 10,00 pontos

Os alunos serão avaliados em suas habilidades de desmontar, montar, operar e manusear com segurança a pistola. Efetuar tiros de precisão e tiro rápido, modalidades de tiro inerentes à ação policial, por meio de uma prova prática de caráter eliminatório. Serão três etapas:

a) 1ª etapa: Desmontagem e montagem do armamento:

O aluno deverá desmontar o armamento em primeiro escalão no tempo máximo de 2 (dois) minutos. Em seguida o aluno terá que montar o armamento no tempo máximo de 2 (dois) minutos. Esta fase valerá 100,00 (cem) pontos subdivididos da seguinte forma: 40,00 (quarenta) pontos para desmontagem do armamento e 60,00 (sessenta) pontos para montagem da arma. Essa etapa da prova prática terá peso 1. O tempo será aferido por relógio ou cronômetro digital e informado com apito seu início e término.

b) 2ª etapa: Prova de tiro de precisão:

Nessa etapa, o aluno deverá efetuar 10 disparos em alvo de precisão a 7 (sete) metros do alvo, saindo da posição de pronto baixo, no tempo de 2 minutos. O tempo será aferido por relógio ou cronômetro digital e informado com apito seu início e término. O aluno que executar algum disparo fora do tempo, será penalizado em 10,00 (dez) pontos para cada tiro. O alvo de precisão possui zona de pontuação que varia de 1,00 (um) a 10,00,00 (dez) pontos; serão somados os pontos a partir dos impactos verificados nestas zonas. O candidato poderá alcançar de 0 (zero) a 100,00 (cem) pontos nesta etapa. Para execução dessa etapa o aluno iniciará a prova a partir da posição de “pronto baixo” ou “tempo 3” conforme doutrina da ESPC/PCDF.

Essa etapa da prova prática terá peso 2. O instrutor responsável pela avaliação deverá verbalizar quando o tempo de prova atingir 1 minuto e 1 minuto e 30 segundos.

c) 3ª etapa: Prova de tiro rápido:

Efetuar 10 (dez) disparos em alvo de silhueta (ALVO SILHUETA PADRÃO SAT/ANP), à distância de três metros que serão divididos em cinco séries de dois disparos, ao comando do instrutor, respeitando o tempo máximo de 2 (dois) segundos para a execução de cada uma das séries de 2 (dois) disparos. O tempo será aferido por relógio ou cronômetro digital e informado com apito seu início e término. O aluno que executar algum disparo fora do tempo, será penalizado em 10,00 (dez) pontos para cada tiro.

No alvo de silhueta padrão SAT/ANP será considerado cada impacto do projétil no interior do garrafão branco com delimitação tracejada ou que corte ou marque a linha tracejada do garrafão branco valerá 5,00 (cinco) pontos e o disparo na zona branca da silhueta ou que corte ou marque a zona branca fora do garrafão branco de delimitação tracejada valerá 4,00 (quatro) pontos e os disparos na zona preta do alvo ou os disparos fora do alvo não terão qualquer pontuação. Serão verificados os disparos que atingirem as zonas brancas da silhueta humanoide, que serão as zonas de pontuação de 5,00 (cinco) ou 4,00 (quatro) pontos, sendo somados os pontos a partir dos impactos verificados nestas zonas.

O candidato poderá alcançar de 0 (zero) a 100,00 (cem) pontos nesta etapa. Cada disparo valerá o valor da zona de impacto em dobro. Para execução dessa etapa o aluno iniciará a prova a partir da posição de “pronto baixo” conforme doutrina da ESPC/PCDF. Essa etapa da prova prática terá peso 1.

Será reprovado o candidato não obtiver pontuação mínima de 60% (sessenta por cento) da pontuação possível, somada as três etapas e dividindo por 4.

E para mais informações do concurso PCDF, cujo regulamento do CFP para Agente foi publicado, acesse o link abaixo!

Concurso PCDF

Quer estudar para o concurso PCDF?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.