Foi publicada a convocação para matrícula no Curso de Formação do concurso do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU).
A etapa, conduzida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), será realizada em Brasília (DF), com carga horária de 440 horas.
Ao todo, são ofertadas 460 vagas para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), distribuídas entre MGI, MJSP, MDHC e MEC.
Ao longo deste artigo, reunimos as principais informações sobre o possível o concurso MDHC. Acompanhe pelos tópicos abaixo:
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania é um dos ministérios que compõem o gabinete executivo do Governo federal do Brasil.
É o órgão que trata de implementar, promover e assegurar os direitos humanos no Brasil, incluindo a formulação de políticas e promoção de ações voltadas aos direitos da criança e do adolescente, do idoso, defesa dos direitos da cidadania das pessoas com deficiência, dos negros e das mulheres, e da população LGBTQIAP+, promovendo a sua inclusão na sociedade.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) encaminhou ao Ministério da Gestão e da Inovação, em maio de 2024, um novo pedido de concurso, solicitando 280 vagas, sendo:
Este pedido, enfatiza a necessidade de reforçar e expandir o quadro de funcionários do MDHC, visando melhorar a prestação de serviços e a implementação de políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos humanos e da cidadania.
Provas objetivas: constituídas de 70 questões de múltipla escolha. As questões foram assim distribuídas: prova objetiva de Conhecimentos Gerais, com 20 questões de múltipla escolha; prova objetiva de Conhecimentos Específicos, com 50 questões de múltipla escolha.
Cada questão das provas objetivas apresentou cinco alternativas (A; B; C; D; E) e uma única resposta correta.
As provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Discursiva tiveram duração de 2 horas e 30 minutos e foram aplicadas no turno da manhã.
Já as provas objetivas de Conhecimentos Específicos tiveram duração de 3 horas e 30 minutos e foram aplicadas no turno da tarde.
Foi eliminado o candidato que: obtivesse aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos gerais (P1) e de Conhecimentos Específicos (P2), ou obtivesse nota zero na Prova discursiva.
A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi exclusiva para cada Bloco, contendo uma questão dissertativa que abordou conteúdo constante do Anexo IV do Edital, valendo 100 pontos.
A Prova de Títulos, de caráter classificatório, consistiu, conforme os QUADROS DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS (Anexo VI), na titulação acadêmica e/ou na experiência profissional do candidato e/ou na produção acadêmica/técnica/cultural, limitada à pontuação máxima de 10,0 pontos.
O curso será realizado em Brasília (DF), com carga horária de 440 horas. As aulas serão conduzidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Durante o período de formação, os convocados terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, salvo servidores públicos federais que optarem por manter seus vencimentos.
A participação no curso de formação é decisiva para a continuidade no concurso. Os candidatos devem acompanhar frequentemente as atualizações no site oficial e estar atentos aos prazos estipulados pelo edital.
O resultado final na prova prática do concurso público da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Cadernos de Questões elaborados, por Matéria,conforme o concurso PF - Noções de Informática! Acesse, neste…
Edital do concurso Câmara de Uberaba MG teve provas aplicadas em 18/05! Foi divulgado o…
Se você esperava, há anos, prestar concurso em algum órgão ou ministério federal, sua hora…
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…