Artigo

Concurso Liquigás 2018 – Comentários às questões de Conhecimentos Gerais

Olá, pessoal!

A Cesgranrio divulgou hoje as provas e gabaritos do concurso da Liquigás.

Comentaremos, a seguir, as questões de Conhecimentos Gerais para os cargos de nível superior. Em nossa opinião, não há possibilidade de recurso.

Abraços,

Leandro Signori (Instagram: @profleandrosignori)

 

11) Considere o texto sobre a educação no Brasil.

O Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014, foi uma das conquistas mais celebradas do setor. Mas, quatro anos depois, o Brasil não tem muito o que comemorar. Um balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) revela que, até agora, apenas uma das 20 metas previstas foi cumprida integralmente. Entre as metas, quatro foram parcialmente descumpridas – seja pela distância que estão no patamar estabelecido como objetivo, ou pelo ritmo de progresso que apresentam nos últimos anos – e três foram parcialmente cumpridas.

FERREIRA, P. Metas da educação não saíram do papel. O Globo, Rio de Janeiro, Sociedade, 08 jun. 2018. p. 28. Adaptado.

Nesse Plano Nacional de Educação, qual é a meta que foi integralmente cumprida?

(A) Aplicação anual de 10% do Produto Interno Bruto à educação pública

(B) Equiparação de desempenho entre os ensinos básico, médio e superior

(C) Atendimento escolar incondicional a pessoas com necessidades especiais

(D) Universalização do atendimento de adolescentes entre 15 e 17 anos de idade

(E) Aumento da proporção de professores do ensino superior com pós-graduação

COMENTÁRIOS:

O Plano Nacional da Educação (PNE), previsto na Constituição Federal, cumpre a função de orientar os esforços dos governos federal, estaduais e municipais para a melhoria na educação brasileira. Complementando as orientações e diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases, o PNE estabelece metas qualitativas e quantitativas gerais, a ser alcançadas em, no máximo, dez anos.

Atualmente está em vigência, o segundo Plano Nacional de Educação, que terá validade para o período 2014-2024. O Plano tem 20 metas, a maioria dos objetivos é quantificável por estatísticas, o que facilita sua aferição. Os patamares mínimos de investimento no ensino e a valorização da carreira docente fazem parte do plano.

O PNE institui avaliações a cada dois anos para acompanhamento da implementação das metas. Essa fiscalização será feita pelo MEC, pelas comissões de Educação da Câmara e do Senado, pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Fórum Nacional de Educação.

Até o momento, o Brasil cumpriu integralmente apenas a meta número 13 do plano, que determina o aumento na proporção de professores do ensino superior com pós-graduação. O texto completo da meta é o seguinte: Elevar a qualidade da Educação Superior pela ampliação da proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de Educação Superior para 75%, sendo, do total, no mínimo, 35% doutores.

Gabarito: E

 

12) Considere o texto sobre a dinâmica cultural brasileira.

PARATY EM FESTA

No Rio de Janeiro, na cidade de Paraty, a FLIP chega à sua 16ª edição com redução do número de convidados, enxugamento na programação e na infraestrutura. A pianista Joyce de Oliveira e a atriz Fernanda Montenegro abrem o evento. Segundo a curadora Joselia Aguiar, espelhando-se na FLIP de 2017, conhecida como a “FLIP da diversidade”, por ter ampliado a participação de mulheres e negros, nesta edição, haverá mais mulheres do que homens na programação. A festa contará com numerosos convidados africanos.

TORRES, B. Íntima e enxuta. O Globo, Rio de Janeiro, 25 jul. 2018, Segundo caderno, p.1. Adaptado.

A FLIP é uma celebração cultural festiva que tem como tema central a(o)

(A) Televisão

(B) Música

(C) Literatura

(D) Teatro

(E) Cinema

COMENTÁRIOS:

A FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, é uma celebração cultural festiva que tem como tema central a literatura. Lançada no ano de 2003 e realizada pela Associação Casa Azul, o evento acontece anualmente na cidade fluminense de Paraty. É considerada um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul. A cada ano um escritor é homenageado pelo festival. Em 2018, a escritora homenageada foi Hilda Hilst

Gabarito: C

 

13) Considere o texto sobre inovação tecnológica.

Os altos custos para se ter um carro próprio e o crescente congestionamento nas grandes cidades estão fazendo com que as pessoas busquem novas alternativas para se locomover, a maioria delas a um botão de distância para serem acessadas. A facilidade de escolher a maneira de ir de um local a outro usando apenas o smartphone tem nome e um mercado promissor, que está apenas no início: Mobility as a Service (MaaS) ou Mobilidade como um Serviço, em português. A ideia é justamente que se pague apenas pelos serviços utilizados para locomoção em vez de comprar e manter um carro, por exemplo. A iniciativa de ter várias formas de transporte em um só local teve uma companhia finlandesa como pioneira, pela qual o usuário de seu aplicativo pode optar por pacotes que incluem acesso a ônibus e bicicletas, além de táxis e aluguel de carros. O usuário pode, ainda, optar por usar o app de graça, pagando apenas pelos serviços que utilizar. Na Ásia, a chinesa Didi Chuxing oferece locação de bicicletas integrada a serviços de ônibus. Em Cingapura, a Grab, líder do Sudeste Asiático, oferece a locação de bicicletas e patinetes elétricos.

RIBBE, F. Você sabe o que é MaaS? Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 jul. 2018, Opinião, p. 9. Adaptado.

A mencionada inovação no setor de mobilidade aponta para a seguinte tendência:

(A) restrição do transporte de massa

(B) multimodalidade de transporte urbano

(C) estatização dos serviços de locomoção

(D) incentivo ao uso de transporte particular

(E) redução da concorrência entre aplicativos

COMENTÁRIOS:

É uma questão que trata dos problemas de mobilidade nas grandes cidades, da tecnologia e de como a tecnologia vem impactando e mudando radicalmente a forma como vivemos. É uma questão em que a leitura atenta do texto ajudava muito na sua resolução.

a) Incorreta. A inovação mencionada não aponta para a tendência de restrição do transporte de massa, pois fala em acesso à ônibus, e ônibus são um transporte de massas.

b) Correta. A multimodalidade entre os meios de transportes é uma tendência da inovação tecnológica abordada pelo texto. O usuário pode optar por diversos meios de transportes diferentes dependendo de sua escolha, e também há os meios de transporte integrados, como o texto fala no seguinte trecho: “Na Ásia, a chinesa Didi Chuxing oferece locação de bicicletas integrada a serviços de ônibus[…].”

c) Incorreta. Os diversos serviços de transportes mencionados no texto e outros são realizados principalmente pelo setor privado, mas, também, pelo setor estatal. O texto não faz nenhuma menção à estatização dos serviços de locomoção. E não há esta tendência estatizante.

d) Incorreta. Apesar de serem oferecidos serviços de transportes particulares, também é oferecido o uso de transportes coletivos, como o ônibus. Não se pode falar apenas em incentivo ao uso de transporte particular nesse caso. De acordo com o texto, ambos meios de transportes, tanto o particular quanto o público estão sendo incentivados. O próprio serviço de transporte particular por aplicativo, tais como o Uber e o Cabify, possui um caráter mais coletivo, do que particular, uma vez que os veículos estão rodando transportando pessoas para diferentes para locais específicos, que não são as proprietárias dos veículos.

e) Incorreta. A mencionada inovação no setor de mobilidade não aponta para a tendência de redução da concorrência entre os aplicativos. Diversos aplicativos diferentes são mencionados no texto, o que aponta para uma tendência de aumento da concorrência entre os aplicativos. No Brasil, por exemplo, ainda não existem muitas opções de aplicativos em meios de transportes que não o carro, mas, nesse segmento em específico, existem vários aplicativos que oferecem o serviço de transporte particular, o que mostra como a concorrência está crescendo nesse segmento.

Gabarito: B

 

14) Considere o texto que aborda a imigração no Brasil contemporâneo.

Os venezuelanos chegam ao Brasil fugindo da crise econômica intensa instalada no país vizinho. De 2015 a junho deste ano, 56,7 mil venezuelanos procuraram a Polícia Federal. Nesse período, 35,5 mil pediram refúgio e 11,1 mil solicitaram residência no Brasil. Em abril, o governo deu início a um processo de distribuição de imigrantes venezuelanos concentrados na Amazônia para outras unidades da federação, no chamado processo de interiorização.

Metade dos imigrantes da Venezuela já deixou o Brasil, Jornal do Brasil, Nacional, 18 jul. 2018, p.4. Adaptado.

Essa chegada de imigrantes venezuelanos ao Brasil ocorre pelo seguinte estado:

(A) Pará

(B) Amapá

(C) Roraima

(D) Rondônia

(E) Amazonas

COMENTÁRIOS:

A chegada dos venezuelanos se dá pelo estado de Roraima.

Gabarito: C

 

15) Considere o texto abaixo sobre a realidade social brasileira.

Há 114 anos, durante o governo de Rodrigues Alves, acontecia em nosso país a chamada Revolta da Vacina. Na época, o sanitarista Oswaldo Cruz enviou ao Congresso nacional um projeto que tornava obrigatória a imunização, visando a erradicar uma doença que provocava epidemias maléficas, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Estamos vivendo hoje nas redes sociais uma crescente resistência aos movimentos de vacinação. Isto se deve sem dúvida, principalmente ao desconhecimento de nossa história sanitária. Nos dias atuais, a mesma doença volta a ameaçar a população brasileira, como sinalizam as mortes de macacos em áreas silvestres, indicando um novo surto.

LONDRES, L. A revolta da vacina. O Globo, Rio de Janeiro, 27 jul. 2018, Opinião. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/ opiniao/a-revolta-da-vacina-22921985>. Acesso em: 24 set. 2018. Adaptado.

A vacinação proposta por Oswaldo Cruz visava à erradicação de uma doença que volta, efetivamente, a ameaçar a saúde da população brasileira nos dias atuais. Qual é essa doença?

(A) Sarampo

(B) Catapora

(C) Poliomielite

(D) Tuberculose

(E) Febre amarela

COMENTÁRIOS:

Oswaldo Cruz foi um célebre médico, cientista e sanitarista brasileiro. Ele dirigiu campanha de erradicação da febre amarela em Belém do Pará e as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola no Rio de Janeiro. Oswaldo Cruz convenceu o então presidente, Rodrigues Alves, a decretar a vacinação obrigatória, o que provocou a rebelião de populares e da Escola Militar (1904) contra o que consideram uma invasão de suas casas e uma vacinação forçada, episódio que ficou conhecido como Revolta da Vacina.

No final de 2016, 2017 e início de 2018, o Brasil enfrentou um surto de febre amarela silvestre, posteriormente controlado.

Gabarito: E

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.