Concurso IBGE: escolha de banca é SUSPENSA
Processo de escolha da banca do Concurso IBGE é pausado para correções técnicas
O andamento do novo Concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sofreu um revés nesta quarta-feira, 15 de abril.
O procedimento para definição da banca organizadora dos processos seletivos temporários foi temporariamente interrompido após a suspensão da Dispensa Eletrônica nº 232/2026, registrada no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

A seleção foi pausada por conta da necessidade de ajustes nos documentos. A justificativa aponta a correção de arquivos e do edital como motivo para a paralisação, que ocorreu ainda pela manhã, na mesma data prevista para a divulgação do processo.
Inicialmente, o cronograma previa que as instituições interessadas em organizar o certame enviassem suas propostas até o dia 17 de abril. Com a suspensão, esse prazo fica automaticamente interrompido até que haja a republicação corrigida dos documentos.
O que muda para o Concurso IBGE?
A suspensão pode resultar em atraso na publicação do edital, embora ainda não exista confirmação oficial sobre impactos no cronograma geral do certame.
Antes da suspensão, a previsão era de que os editais de abertura fossem divulgados em maio de 2026.
Vagas previstas
O processo seletivo do IBGE deve ofertar 36.946 vagas temporárias para funções de níveis médio e superior de formação.
| Função | Escolaridade | Vagas | Previsão de entrada |
|---|---|---|---|
| Analista Censitário | Ensino superior completo | 1.020 | Janeiro/2027 |
| Agente Censitário de Qualidade | Ensino médio completo | 446 | Fevereiro/2027 |
| Agente Operacional Regional | Ensino médio completo | 938 | Fevereiro/2027 |
| Agente Censitário Regional | Ensino médio completo | 938 | Fevereiro/2027 |
| Agente Censitário Administrativo | Ensino médio completo | 1.084 | Janeiro/2027 |
| Agente Censitário de Informática | Ensino médio completo | 1.098 | Janeiro/2027 |
| Agente Censitário Supervisor | Ensino médio completo | 4.143 | Abril/2027 |
| Recenseador | Ensino médio completo | 27.279 | Maio/2027 |
Para mais informações sobre o Concurso IBGE, cuja contratação da banca foi suspensa, acesse abaixo!
Saiba mais: Concurso IBGE
Quer saber tudo sobre concursos previstos? Confira nossos artigos!