Notícia

Concurso CDC Guarda: IDIB é definido como banca; confira!

O próximo concurso CDC Guarda vem aí! Foi divulgado o extrato de contrato que define o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) como banca organizadora do certame.

Segundo o documento publicado, o provimento será para o cargo de Guarda Portuária. Contudo, o quantitativo a ser ofertado aos candidatos não foi relevado.

Situação atual do concurso CDC Guarda

Banca organizadora

O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) foi definido como banca organizadora do concurso CDC Guarda Portuária.

O extrato de contrato foi divulgado no Diário Oficial da União e torna iminente a publicação do edital de abertura.

IDIB é contratado como banca do concurso CDC
IDIB é contratado como banca do concurso CDC

Conheça a Companhia de Docas do Ceará

A Companhia Docas do Ceará (CDC), fundada em abril de 1965, é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, com objetivo de realizar a administração e a exploração comercial do Porto de Fortaleza, atuando como Autoridade Portuária.

Sua área de influência abrange os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, estendendo-se também às regiões Norte, Centro-Oeste e ao Vale do São Francisco. Cimento, arroz, aço, sal, frutas, castanha de caju, farinha, trigo, pás eólicas, escória, gasolina, óleo diesel, petróleo bruto, gás liquefeito de petróleo e óleos vegetais estão entre os principais produtos movimentados pelo Porto.

Por estar encravado na área urbana de Fortaleza, com acessos via BR-116, BR-222, BR-020 e Ferrovia Bitola Métrica, possui uma infraestrutura versátil que permite a movimentação de diferentes tipos de mercadorias, divididos em granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral solta e conteinerizada.

Considerado como uma da mais moderna estação de passageiros do país, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza inseriu a capital cearense na rota dos cruzeiros internacionais, estimulando o crescimento e potencializando o setor turístico no Estado do Ceará.

Último concurso CDC Guarda

Em 2006, foi realizado o último concurso para a Guarda Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC). A organização ficou por conta do Instituto Cidades.

Na época, foram ofertadas 9 vagas imediatas e 70 em cadastro reserva. A seleção também ofertou 29 vagas para as carreiras de Advogado, Contador e Assistente Técnico Administrativo I e II.

Em 2006, os interessados no cargo de Guarda Portuária precisaram possuir formação de nível fundamental. O salário, na ocasião, era de R$ 1.264,58 (já somados os benefícios).

Atribuições do cargo de Guarda

  • Vigiar dependências e áreas públicas e privadas com a finalidade de prevenir, controlar e combater delitos como porte ilícito de armas e munições e outras irregularidades;
  • zelar pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos;
  • recepcionar e controlar a movimentação de pessoas em áreas de acesso livre e restrito;
  • fiscalizar pessoas, cargas e patrimônio;
  • escoltar pessoas e mercadorias;
  • comunicar se via rádio, telefone ou meios informatizados;
  • prestar informações ao público e órgãos competentes.

Etapas e provas

A avaliação dos candidatos contou com aplicação de Provas Objetivas, Prova de Aptidão Física e Exame Psicotécnico.

A prova objetiva foi composta por 40 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa, sendo necessário 9 acertos ou mais em cada área para aprovação.

A prova de aptidão física consistiu de Corrida de 12 minutos, Abdominais e Natação, conforme detalhamento no quadro abaixo:

Quadro do TAF do último concurso CDC Guarda
Quadro do TAF do último concurso CDC Guarda

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso CDC Guarda?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Ficha técnica

Informações do concurso CDC Guarda-CE

  • Vagas: a definir
  • Cargos: Guarda Portuária
  • Banca: IDIB 
  • Escolaridade: Nível fundamental
  • Último edital: Guarda Portuária CE-2006

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.