Notícia

Concurso ALBA: certame pode ser realizado em 2024

**Esclarecimento da Coordenação (08/01/2024): o concurso ALBA não foi anunciado para o ano de 2024. Como consta no artigo, o PLOA referente ao exercício financeiro de 2024 indica apenas a possibilidade orçamentária do certame. Se autorizado formalmente, a Assembleia poderá realizar, ou não, o concurso!

Um novo concurso ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) pode ser realizado em breve. Isso porque o certame está previsto no PLOA 2024. Segundo o documento, estão previstas 135 vagas no novo edital.

Vale lembrar que o deputado Nelson Leal, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, determinou a revogação do último certame, que teve edital publicado em 2018 e ofertava 123 vagas.

A decisão, publicada no Diário Oficial do Legislativo baiano, ocorreu após a Procuradoria da casa não ter logrado êxito em sustar a decisão do TJ-BA proferida em novembro de 2018 que suspendia o certame.

  • Concurso ALBA
  • Status: previsto na LOA 2024
  • Banca: a definir
  • Vagas: 135
  • Salário: R$ 5.883,81 a R$ 6.960,87
  • Edital: ALBA 2018

Confira neste artigo todos os detalhes do concurso ALBA e fique por dentro das informações dos editais. Acompanhe os tópicos:

Situação atual

Previsto no PLOA 2024

Segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) referente ao exercício financeiro de 2024, um novo concurso ALBA poderá ser realizado. A proposta, se aprovada, permitirá ao Legislativo realizar o novo certame.

Novo edital previsto no PLOA 2024
Novo edital previsto no PLOA 2024

O concurso para ALBA não foi anunciado para o ano de 2024. O PLOA referente ao exercício financeiro de 2024 abre apenas a possibilidade ao Legislativo de realização, ou não, de um novo certame.

Previsto na LOA 2023

A realização do próximo concurso ALBA também estava prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA 2023). Segundo o orçamento, eram previstas 150 novas admissões.

LOA 2023 prevê realização do concurso ALBA
LOA 2023 prevê realização do concurso ALBA

Revogado

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal, anunciou a revogação do concurso público lançado em 2018 com 123 vagas para o quadro de servidores da ALBA.

O Ato 5.826/19, assinado pelo presidente da Casa, revoga edital do concurso, publicado em outubro de 2018. O documento foi disponibilizado no Diário Oficial do Poder Legislativo da Bahia.

Informações edital concurso ALBA

O edital do concurso ALBA (2018) foi publicado com 123 vagas para nível médio, técnico e superior em diversas especialidades. Confira abaixo a distribuição de vagas do edital ALBA:

Cargos de Nível Médio

concurso alba 2018

Cargos de Nível Médio Técnico

concurso alba 2018

Cargos de Nível Superior

concurso alba 2018

Etapas e provas

Assim como o número de vagas e os requisitos, as etapas do concurso também eram diferentes para cada cargo. Por isso, listamos abaixo as etapas do certame de acordo com cada área.

Polícia Legislativa:

  1. Prova objetiva;
  2. Teste de Aptidão Física (TAF);
  3. Avaliação psicológica;
  4. Investigação social.

Taquígrafo:

  1. Prova objetiva;
  2. Prova prática.

Procurador Jurídico:

  1. Prova objetiva;
  2. Prova discursiva.

Demais cargos:

  1. Prova objetiva.

Quais as atribuições da Polícia Legislativa?

O policial legislativo deve zelar pela segurança institucional do patrimônio do Poder Legislativo e pela segurança institucional do Parlamento Baiano. Além disso, as demais atribuições do cargo incluem:

  • Prevenção e apuração de infrações;
  • Manutenção da vigilância permanente por meio de policiamento ostensivo e sistemas eletrônicos;
  • Segurança do Presidente da Assembleia Legislativa e dos demais membros da Mesa Diretora, sendo fora ou dentro das dependências da Assembleia;
  • Segurança de Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores sob missão oficial do órgão;
  • Planejamento estratégico de segurança;
  • Entre outras responsabilidades esclarecidas em Lei.

Remuneração

Tabela remuneratória da Assembleia Legislativa da Bahia de acordo com a classe do cargo.
Quadro remuneratória dos cargos de Nível Médio e Superior.

O último concurso ALBA

O último certame da casa aconteceu em 2014, organizado também pela FGV e trouxe a oferta de 97 vagas, sendo 48 para cargos de Nível Superior, 11 para Nível Médio Técnico, e 38 para Nível Médio.

Os cargos de nível superior foram para: Auditoria, Administração, Análise de Sistemas / Informática / Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assessoria Legislativa, Assistência Social, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia, Pedagogia, Pesquisa, Psicologia, Redação e Revisão Legislativa e Secretariado Executivo.

Os de nível médio foram para as áreas Administrativa, Artes Gráfica, Auxiliar de Odontologia, Contabilidade, e Elétrica.

Na ocasião, foram registrados 14.127 inscritos, sendo:

  • Auditor: 203 inscritos (aproximadamente 101 candidatos por vaga);
  • Técnico de nível médio: 9.335 inscritos (aproximadamente 190 candidatos por vaga);
  • Técnico de nível superior: 4.589 inscritos (aproximadamente 99 candidatos por vaga).

Provas anteriores – concurso ALBA

Técnico de Nível Médio 2014 – Prova/ Gabarito
Auditor 2014 – Prova/ Gabarito


Leia também:

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso ALBA?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos

ficha técnica concurso ALBA

Ficha Técnica do concurso ALBA 

Data provável da prova: revogado
Vagas: 123
Escolaridade: Nível médio, médio-técnico e superior
Banca: FGV
Edital: Edital ALBA 2018 | 1ª Retificação


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Inscrita nesse concurso,quero saber quando,onde e como receberei meu investimento e quanto rendeu de juros? kkkkkkkkkkkk.................
    Altamira de Souza em 20/02/19 às 18:30
  • Bom dia Gostaria que a FGV e ALBA divulgassem o quanto antes o edital para devolução da taxa de inscrição. Obrigado.
    PAULO ROBERTO VIEIRA DA CRUZ em 31/01/19 às 11:26
  • Gostaria que a FGV e ALBA divulgassem o quanto antes o edital para devolução da taxa de inscrição.
    Dias em 24/01/19 às 08:48
  • quando se estuda não se perde nada só ganha.mais um motivo para nós revisar todos os assuntos.
    Flaviano Pereira dos santos em 17/01/19 às 18:41
  • Não somente a falta de Moralidade e probidade da ALBA como também a que se presta a FGV, conceituada na sua categoria, também se presta ao uso desta vergonhosa pratica.Não tem por que não pensar que esta também goza dos resultados com a organização deste concurso imoral uma vcez que tem pleno conhecimewnto de que não houve contratação dos aprovados no concurso anterior. Pelo visto a FGV não zela o seu proprio pretigio no mercado ao não justificar por que aceitou a execução deste imoral certame. O MP precisa investigar se a execução deste concurso possui motivação arrecadartória apenas. Sinto cheiro de "fumus commissi delict".
    EDVALDO SOUZA em 02/01/19 às 19:39
  • Muito chateado com a situação ,pois perdi dois meses de estudos da PRF para focar neste concurso e o que temos e desrespeito aos que não foram empossados ,aos inscritos neste enquanto a assembleia esta cheia de "cabides de emprego " ,quando vamos mudar Brasil ?
    Leon deniz Alves Barreto em 11/12/18 às 08:31
  • Ansioso para o retorno do concurso....
    Thales em 05/12/18 às 15:27
  • Muito adequada a decisão do TJ-Ba, STJ e STF. Consistente o processo do MP - Ba... estão de parabéns!!! Tem que moralizar o estado de direito!!! Sinceramente espero que a justiça seja feita e que a ALBA de fato cumpra a lei. A proposta Orçamentária de 2019, consta 1.012 REDAS... basta consultar o histórico dos últimos 5 anos. Uma vergonha, visto se tratar de uma casa legislativa. Sucesso a todos.
    Silva em 03/12/18 às 14:03
  • Fico imaginando os aprovados do concurso anterior... é paia, viu... estão no direito deles e nao tiro a razão deles. Triste tbm pela situacao dos que se inscreveram e pelo prejuízo que tiveram. No entanto, aplaudo a decisao do STF e TJBA por terem suspendido essa, desculpa o palavreado, essa pouca vergonha que a ALBA estava fazendo com 600 servidores temporarios e varias pessoas aprovadas em um certame anterior, simplesmente deixando a validade do concurso passar pra promover um novo certame, sabe-se lá Deus o porquê disso. Na boa, o que a ALBA fez ofende demais os principios da moralidade administrativa e da probidade administrativa. Sem falar que, esse novo concurso que seria realizado, foi, escancaradamente, uma tentativa de burlar as denuncias existentes contra o órgão e abafá-las. Triste, muito triste a situação não so da ALBA, mas da grande maioria dos órgãos legislativos do Brasil. Eu estudo para concursos legislativos e faria a da ALBA, mas surgiu uma oportunidade melhor e desisti. No mais, aos concurseiros legislativos que fariam esse concurso deixo minha força e que a paz de Deus esteja com vcs sempre. Foco e nao desistam.
    ROF em 30/11/18 às 15:56
  • Essa situação já se arrasta desde a época do outros presidentes da Alba.A situação só se agrava... 600 Redas foi só nos útlimos 4 anos... imagine nos anteriores. Para quem se interessar podem pesquisar que irão encontrar outros processos denunciando esta situação. Pra estas instituições é melhor manter Redas do que concursados. Se pesquisarem pela internet em sites de noticias da Bahia vão encontra que até terceirizados foram transformados em Redas nos últimos anos, e o MP esteve ciente denunciando estas situações.
    Naldo em 30/11/18 às 08:48
  • O STF manteve a suspensão do concurso. O que fazer? Aproveitar essa situação pra continuar estudando, vai que cola? Só lamento que muita gente tenha se prejudicado comprando passagem, alugando hospedagem, etc.
    Thales em 29/11/18 às 20:12
  • No site da FGV já tem comunicado sobre a suspensão das provas.
    Lúcio Ramos em 29/11/18 às 19:39
  • Um edital feito às pressas, com erros. Falta transparência parece que queriam arrumar umas vaguinhas pros seus. Muito estranho esse concurso. Até a prova discursiva pra um concurso dessa grandeza, principalmente para polícia legislativa foi retirada.
    Cristiano Silva em 29/11/18 às 18:14
  • Se há 600 contratados temporários exercendo funções de servidores de carreira e os aprovados no certame anterior têm direito a essas vagas, porque só agora (com o anuncio de um novo concurso) é que acionaram a justiça? Ou porque só agora é que o Tribunal de Justiça do Estado tomou essa decisão? Tá tudo muito estranho, confuso e feio!
    Dorival José de Souza em 29/11/18 às 15:44
  • E quem mora fora e ja comprou passagem de aviao??!? Sacanagem a falta de informacao da realizacao ou n, da mudanca de data ou n... =/
    Julianne em 28/11/18 às 12:26
  • Olá pessoal! Achei uma falta de respeito também manter as inscrições abertas com o concurso suspenso. Muitas pessoas, assim como eu, esperaram a decisão final dos trâmite legais para realizarem sua inscrição. Se o STJ decidir manter o concurso, deve-se abrir novo prazo de inscrições. Estou disposta a brigar por isso. Vamos organizar um grupo para entrarmos com um mandado de segurança. Quem topa? Vamos nos mobilizar aqui pessoal!
    Vivian Azevedo em 28/11/18 às 07:04
  • Também concordo com a prorrogação das inscrições, muita confusão com esses problemas de suspensão.
    Francisco em 27/11/18 às 15:33
  • A Alba deveria deixar SUSPENSO até resolver isto! Ou cancelar logo e devolver o dinheiro de quem pagou. Vai recorrer até todos cansarem de estudar. Devem ser os deputados querendo encostar os deles.
    Lú em 27/11/18 às 12:34
  • Icaro Pereira, vou entrar em contato com vc sim, e devemos também tomar essa Decisão de tentar pelos meios legais da justiça pedir reabertura do concurso , pq é o justo depois de duas suspensões seguidas e informações negativas sobre a propria alba no sentido do concurso atual e o anterior de 2014.
    Cerqueira em 23/11/18 às 14:05
  • Com a decisão do STJ, será que a Alba vai recorrer no STF? Isso revela o lodo nessas instituições! Mais de 650 redas contratados durante a validade do concurso anterior... difícil, heim!
    ronaldo em 22/11/18 às 08:46
  • Estranho saber que a FGV em momento algum colocou em seu site a situação "suspenso". Mesmo com a determinação da justiça consegui realizar a inscrição dia 15.
    Tom em 21/11/18 às 20:46
  • Pessoal que se sentiu lesado com a não suspensão das inscrições mesmo havendo ordem judicial para tal, que tal entrarmos com um Mandado de Segurança pedindo que sejam reabertas as inscrições? Estou procurando me informar mais, inclusive com advogados. Acho que é possível conseguirmos ao menos isso... o que me dizem? Meu email é [email protected] Abraço
    Ícaro Pereira em 21/11/18 às 20:35
  • Do jeito que está não vai ficar. Deve ter havido poucas inscrições efetuadas. Pode haver alterações quanto as inscrições e a data para as provas.
    Tom em 21/11/18 às 14:24
  • Também estranhei o concurso não trazer cotas... alguém citou que o Legislativo não foi agraciado pela norma.
    Tom em 21/11/18 às 14:22
  • Lincoln, eu também perdi as inscrições pelo mesmo motivo. Eles deveriam reagendar essa prova e reabrir o prazo para pagamento no mínimo. O Estratégia não sugere nenhum recurso para a gente pleitear essa questão?
    GUILHERME em 21/11/18 às 13:59
  • Deixei de fazer a inscrição porque vi que estava suspenso, que confusão. Quando fui me inscrever no ultimo dia era até 12:00. Acho que deveriam prorrogar as inscrições por causa dessa confusão toda.
    Lincoln em 21/11/18 às 12:41
  • Como ficarão as pessoas que tinham interesse em participar do concurso mas que n se inscreveram por causa dessa suspensão? Deveria ter uma prorrogação para inscricao ja que vai ter o concurso.
    Renata em 21/11/18 às 08:38
  • E quem teve problema no FGV para imprimir o boleto no dia 13 ao dia 16 e o mesmo estava dando erro na geração do mesmo?
    Romeu em 20/11/18 às 09:49
  • E as cotas pra negro!? Esse edital é muito falho. Vai ser suspenso de novo até adequar a constituição baiana e atender as cotas pra negro.
    Luiz felipe em 20/11/18 às 09:48
  • Olá Thatielle. O Estratégia Concursos não possui vínculo com nenhum órgão ou banca. Não temos poder sobre as decisões de datas de início e fim de inscrições ou datas de prova. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 19/11/18 às 13:46
  • BOA TARDE. ACHO QUE VOCÊS DEVERIAM REVER ESSA DATA DE ENCERRAMENTO, POIS DIANTE DO IMPASSE JUDICIAL, MUITAS PESSOAS FORAM PREJUDICADAS, DEIXANDO DE CONCLUIR A INSCRIÇÃO. GRATA.
    THATIELLE ARAUJO CAVALCANTI em 19/11/18 às 13:13
  • Olá, Maria. Segundo a Assembleia, o certame continua "correndo" normalmente até que saia uma decisão definitiva do Tribunal. Se você se inscreveu e já pagou o boleto, não precisa se preocupar, ok? Bons estudos!
    Natália Scarano em 19/11/18 às 12:59
  • Prezados, Fiz minha inscrição no concurso antes da suspensão do mesmo, é preciso fazer nova inscrição?
    Maria beatriz em 19/11/18 às 09:13
  • Qual data do TAF e quais provas físicas? Não encontrei no edital.
    Fabiano Silva Ribeiro em 18/11/18 às 21:28
  • fiz a inscrição. Mas com possiveis mudanças não efetuei o pagamento. como faço???
    Maria em 18/11/18 às 15:21
  • Olá Normelia. As inscrições terminaram no dia 16 de novembro. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 17/11/18 às 09:26
  • Bom dia, ainda posso fazer a inscrição para esse concurso?
    Normelia Souza em 17/11/18 às 09:08
  • Olá, Andressa. De acordo com a Assembleia, as datas seguem mantidas, tanto que o período de inscrições continua aberto. Até que o STJ se pronuncie quanto ao recurso enviado pela ALBA e decida pela suspensão ou não do certame, as datas seguem mantidas. Caso o Tribunal decida por suspender mesmo o concurso, aí sim a casa provavelmente se pronunciará quanto às alteações que ocorrerão. De qualquer forma, precisamos aguardar para ver o que acontecerá. Bons estudos!
    Natália Scarano em 16/11/18 às 08:52
  • Olá, boa noite ! Quando cessada a suspensão do concurso, tem possibilidade da alteração da data de realização da prova objetiva ?
    Andressa em 14/11/18 às 23:42
  • Olá, Antonino Se a sua inscrição já foi realizada e paga, não se preocupe. Bons estudos!
    Natália Scarano em 14/11/18 às 10:15
  • Bom dia eu gostaria de tirar uma dúvida. Quem fez a inscrição antes do concurso ser suspenso, tem que fazer a inscrição novamente?
    Antonino leandro em 14/11/18 às 09:05
  • Olá Pedro, Para adquirir o curso para a ALBA, acesse o link a seguir: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/assembleia-legislativa-do-estado-da-bahia-al-ba/ Bons Estudos! Atenciosamente, Equipe Estratégia Concursos
    Fernanda Brito em 14/11/18 às 06:41
  • Boa noite! como faço pra comprar o curso ?
    pedro em 13/11/18 às 22:56
  • Boa noite! Mesmo diante da suspensão do concurso no site da FGV permanece aberta as inscrições?
    jamile em 06/11/18 às 21:13
  • O cargo de Polícia Legislativa precisa de CNH?
    Alex em 30/10/18 às 18:00
  • Olá Fabianne. O edital realmente não trouxe nenhuma informação em relação ao TAF. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 30/10/18 às 15:30
  • Qual será o taf? não vi no edital.
    Fabianne Ramos em 30/10/18 às 15:06
  • Boa Tarde, Não consegui fazer o cadastro para inscrição, na seleção do endereço não completa.
    Evandir em 29/10/18 às 18:22
  • Olá Aline. Conforme consta no edital, o cargo requer formação de nível superior em Administração, Ciências Contábeis, Direito, ou Economia mais o registro no órgão competente. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 29/10/18 às 17:31
  • Bom dia! Vocês saberiam informar qual o curso superior exigido no cargo de auditor? Não ficou claro no edital.
    Aline em 29/10/18 às 08:26