Artigo

Vale a Pena Conciliar os Estudos para Concurso com Pós-Graduações na Carreira?

Introdução

Quanto tempo você tem para estudar para concurso? Aposto que muitos dirão que o tempo é escasso e que gostariam que o dia tivesse 36 horas. Agora imagine dividi-lo com outros estudos. Hoje vamos refletir se vale a pena conciliar os estudos para concurso com pós-graduações na carreira. 

Recomendamos o artigo de hoje a todos os concurseiros que possuem graduação e estão pensando em fazer pós-graduações, independentemente da área. Ou seja, se você se formou recentemente e está pensando em dar continuidade, fique conosco. Veja o nosso roteiro:

  • O que é uma Pós-Graduação?
  • Influências das Pós-Graduações em Concursos
  • Pós-Graduações Lato Sensu
  • Pós-Graduações Stricto Sensu

Atendendo a pedidos, preparamos um conteúdo bem enxuto, de forma que você não gaste muito tempo na leitura. Afinal, sabemos que você tem muitas disciplinas para estudar e não pode perder tempo. Vamos começar então.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

O que é uma Pós-Graduação?

A pós-graduação é uma forma de dar prosseguimento ao aprendizado inicial visto na graduação. Por exemplo, suponha que você cursou Ciência da Computação, que é um curso abrangente, mas gosta de trabalhar com sistemas. Neste caso, você poderia fazer uma pós-graduação nessa área.

Por outro lado, ela também pode proporcionar um foco em uma área diferente da sua graduação. Imagine agora que você se formou inicialmente em Letras, mas depois passou em um concurso da área Fiscal. Você poderia fazer uma pós-graduação em Direito Tributário, em razão da sua atividade atual. 

Mas será que as pós-graduações influenciam no mundo dos concursos? Além de agregar conhecimento, elas servem para mais alguma coisa? Com certeza, concurseiro. Vamos falar sobre isso na próxima seção. Fique com a gente.

Influências das Pós-Graduações em Concursos

Uma vantagem comum da pós-graduação em concursos é a possibilidade de ganhar pontos adicionais no certame por causa da titulação. Essa etapa é denominada Prova de Títulos.

A Prova de Títulos compara os históricos prévios dos candidatos. Ou seja, é o momento em que a banca verifica as pós-graduações na carreira de cada um (mais comum) e experiências profissionais (tempo de CLT, serviço público etc.).

Cada título conta um determinado número de pontos, que é somado à nota do candidato. Entretanto, as regras de pontuação variam de acordo com o edital do concurso (não são fixas).

Outra vantagem da pós-graduação é a possibilidade de receber uma gratificação na carreira, por causa dele. Ou seja, se você tiver um um mestrado, por exemplo, fará jus ao Adicional de Qualificação.

Normalmente, o Adicional de Qualificação é calculado percentualmente sobre o vencimento-base do servidor. Fique atento, pois não são todas as carreiras que contam com Adicional de Qualificação. Quando ele é concedido, as regras ficam definidas na legislação da carreira.

Certamente, as pós-graduações são válidas de serem feitas em algum momento da sua vida, pois conhecimento nunca é demais. A questão é a seguinte: você está com pouco tempo, matando-se de estudar (talvez trabalhe também) e ainda vai se preocupar com pós-graduação agora?

Comentaremos sobre as pós-graduações mais comuns, nas próximas seções, e faremos uma análise sobre elas. Você verá que a decisão de conciliar ou não depende da pós-graduação e do momento em que você esteja.

Pós-Graduações Lato Sensu

As pós-graduações lato sensu são as mais curtas para cursar. Normalmente, o tempo de conclusão varia de 6 meses a 1 ano.  Elas se dividem em especializações e MBA. Veja as principais diferenças de cada uma delas:

Figura 1 – Pós-Graduações Lato Sensu.
Figura 1 – Pós-Graduações Lato Sensu (Fonte: Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-especializacao-ou-mba-saiba-o-que-e-cada-curso-e-faca-a-sua-escolha/. Acesso em: 13 mar. 2023).

Se você não está trabalhando e não possui nenhuma pós-graduação na carreira, não há problemas em cursar uma especialização ou um MBA em paralelo com o estudo para concursos.

Essa recomendação é válida especialmente se estiver estudando para áreas concorridas (fiscal, por exemplo). A pós-graduação vai elevar a sua nota em alguns pontos, podendo até desempatar com outro candidato.

Caso contrário, ou seja, se você estiver trabalhando ou já tiver alguma pós-graduação na carreira, a recomendação é que você se dedique ao estudo para concursos. Após tomar posse, você terá muitos anos pela frente para se preocupar com isso.

Para reforçar o nosso argumento, pense no cenário de alguém que trabalha e estuda para concursos. São 2 atividades para conciliar. Agora acrescente a pós-graduação.

Por mais estudioso que você seja, torna-se inviável a conciliação, pois são 3 atividades. Não podemos esquecer que ainda persistem as atividades da rotina diária (serviços domésticos, filhos etc.). Entende que existe uma limitação temporal? E você ficará muito estressado, com toda a certeza.

Pós-Graduações Stricto Sensu

Por outro lado, as pós-graduações stricto sensu são mais longas. Normalmente, o tempo de conclusão varia de 2 anos a 4 anos. Elas se dividem em mestrado, mestrado profissional, doutorado e pós-doutorado.  Veja as principais diferenças de cada uma delas:

Figura 2 – Pós-Graduações Stricto Sensu.
Figura 2 – Pós-Graduações Stricto Sensu (Fonte: Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-especializacao-ou-mba-saiba-o-que-e-cada-curso-e-faca-a-sua-escolha/. Acesso em: 13 mar. 2023).

Neste caso, como as pós-graduações stricto sensu são bem longas, não é recomendado que você as curse em paralelo com o estudo para concursos, mesmo que seja um mestrado profissional.

Além disso, elas requerem muito tempo de leitura e concentração, o que poderá tirar o seu foco nos concursos. Dependendo da situação, você ainda terá que elaborar a dissertação (mestrado) ou a tese (doutorado) para a defesa do título. É uma fase muito puxada.

Na verdade, é cada vez mais comum os servidores públicos cursarem mestrado ou mestrado profissional após tomarem posse. Você conseguirá organizar o seu tempo tranquilamente para isso (e talvez até consiga uma redução informal de carga horária com seu chefe, por causa da atividade).

Contudo, não é tão comum os servidores públicos cursarem doutorado ou mesmo pós-doutorado. Você verá que há casos isolados na instituição, normalmente de pessoas com fins acadêmicos.

Conclusão

Em suma, apresentamos neste artigo uma análise a respeito da conciliação dos estudos para concurso com especializações na carreira. Conforme explicamos, recomendamos a conciliação em alguns casos de pós-graduação lato sensu, haja vista que são mais rápidas.

Nos demais casos, é melhor esperar. Lembre-se de que a vida não termina após o concurso. Em outras palavras, é perfeitamente possível conciliar um mestrado depois de aprovado e empossado.

Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Conheça os materiais da plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, exercite sempre o seu aprendizado por meio de questões. Historicamente, alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.