Artigo

COMO UTILIZAR AS QUESTÕES NO NOSSO ESTUDO PARA CONCURSOS

Olá amigos e amigas do Estratégia, meu nome é Bruno Cesar, Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Coach do Estratégia Concursos e neste artigo mostrarei as diversas formas de utilizar as questões para o seu concurso. É uma técnica de estudo muito importante e efetiva, contribuindo para a memorização do conteúdo estudado e também serve para descobrirmos qual serão os principais tópicos cobrados pela banca examinadora.

Segue abaixo algumas dicas e sugestões para você criar um estudo efetivo por questões:

1) selecione o tema a ser estudado, assim como é dividida a teoria:

Existem diversos sites que disponibilizam um cabedal de questões de provas anteriores. Uma ótima ferramenta é utilizar sites de questões. Nesse sites, você pode escolher diversas disciplinas e temas de acordo com o tópico, assunto ou concurso desejado, criando cadernos de questões.

2) aplique filtros nas questões selecionadas:

É comum sites de questões disponibilizarem a aplicação de filtros. Caso possua um concurso, cargo almejado, aplique o filtro que desejar: tema, banca, ano da questão, órgão, prova…

Caso não tenha um concurso, cargo específico desejado, aconselho a resolver questões gerais, independentemente da banca examinadora, até haver uma definição.

3) verifique a resposta correta e marque no material teórico:

Esta é uma excelente dica para quem tem dificuldades de saber o que marcar, sublinhar no material teórico, pois as questões mostram qual é o tópico mais desejado pela banca. Após resolver um certo número de questões, você certamente irá notar qual é gosto, assunto mais cobrado pela banca. NÃO PERCA TEMPO! Vá no seu material teórico ou legislação, se for o caso, e marque o conteúdo cobrado. Caso queira deixá-lo mais completo, escreva ao lado a banca que gosta de cobrar determinado assunto!

4) Faça uma marcação nas questões consideradas importantes:

Esta técnica é bastante utilizada, e serve para criarmos questões preferenciais, que utilizaremos como revisão depois. Marque de cor marca-texto as questões que errou, acertou mas achou difícil, bem como aquelas questões que resumem de uma excelente forma um determinado assunto, seja no seu título ou comentário do professor. Elas servirão de base na hora da revisão de nossos materiais posteriormente.

5) na hora da revisão, de preferência a questões e temas destacados que mais caem naquela banca:

Utilizando esta dica, teremos a probabilidade ao nosso favor, dando ênfase aos temas mais recorrentes das bancas e criando uma excelente ferramenta de revisão, otimizando o seu estudo a massificando o conteúdo.

Considerando que os principais concursos exigem do candidato um extenso conteúdo teórico expresso por meus dos conteúdos cobrados nos editais, e sabendo que a maioria dos concurseiros não possuem um grande tempo disponível, este é um excelente meio para nós focarmos e memorizarmos o conteúdo de uma forma mais simples.

Dica extra:

Para aqueles que possuem mais tempo, crie um caderno de perguntas e respostas a mão:

É um excelente meio sinestésico de trabalharmos nosso cérebro, pois estaremos lendo, escrevendo, e se possível, falando em voz alta, ouvindo nossa própria voz, exercendo o estudo de múltiplas formas e aprendendo mais e criando uma espécie de revisão.

Seguindo estas dicas, você certamente notará as vantagens de estudar dessa forma:

  1. Seleção de assuntos mais cobrados;
  2. Forma de estudo mais ativa, diversificada e menos cansativa;
  3. Constatação da forma de cobrança pela banca;
  4. Norte para marcação do material teórico e da legislação, leitura da “lei seca”

Bem, assim me despeço e espero ter ajudado nesta caminhada árdua, porém gratificante do mundo dos concursos!

Forte Abraço e até a próxima!

Bruno Cesar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabens ao Bruno, persistente, e disciplinado. Sou amigo do pai dele. Sou militar, e sei o quanto é gratificante ver nossos filhos brilharem. parabens .
    roberto santa rosa em 27/12/18 às 21:16