0

Como um aluno iniciante deve seguir a Trilha Estratégica?

Olá, pessoal! Neste artigo explicaremos a vocês como um aluno iniciante deve guiar seus estudos pela Trilha Estratégica. O objetivo é demonstrar algumas formas de otimizar o uso dessa ferramenta tão importante.

Para isso, iniciaremos explicando melhor os detalhes da Trilha para depois adentrarmos nos métodos a serem adotados pelos alunos iniciantes. Vamos lá?

Como funciona uma Trilha Estratégica?

A Trilha Estratégica é um guia de estudos focado numa área e/ou concurso específico. Ela é organizada por um coach especialista na área do concurso, que segue dando suporte aos alunos ao longo de toda trilha. Para isso, sempre que uma trilha é criada, são criadas também comunidades no Telegram para os alunos, onde as dúvidas são respondidas e diversas dicas e orientações são passadas pelo organizador.

Essa ferramenta é ideal para quem não sabe por onde começar nos estudos ou não tem conhecimento suficiente sobre a área de concurso para seguir estudando sem orientações. Ao seguir uma Trilha Estratégica, o aluno terá tarefas de estudos a serem cumpridas, de acordo com o ciclo de estudos elaborado pelo organizador.

Semanalmente, o coach responsável pela Trilha libera um novo PDF contendo as tarefas e orientações necessárias para o seu cumprimento naquela semana. Para isso, ele procura direcionar os estudos da forma mais didática possível, isto é, selecionando as disciplinas que vão compor o ciclo, a ordem em que as aulas devem ser estudadas, quais exercícios precisam ser feitos e quando é necessário fazer revisões.

Ou seja, a Trilha é mais que uma mera lista de tarefas, é um plano de estudos estruturado que considera variáveis que vão além da simples leitura da matéria. São consideradas, por exemplo, a incidência e a importância de determinados assuntos, e nesses casos o coach orienta quais são os pontos em que o aluno precisa ter mais atenção.

trilhas estratégicas

Como saber se sou um aluno iniciante?

Os conceitos de aluno iniciante, intermediário e avançado não são precisos. No entanto, quando falamos sobre aluno iniciante, estamos nos referindo àquele aluno que está começando o estudo da maioria das disciplinas de determinado concurso ou área, ou que esteja retomando após uma pausa muito prolongada.

Como esse aluno ainda não tem um alto nível de conhecimento sobre as disciplinas e seus pontos mais importantes, assim como dos assuntos mais cobrados para determinada área de concursos, torna-se mais importante a presença de um guia de estudos como a Trilha Estratégica.

Como o aluno iniciante deve seguir a Trilha Estratégica?

Trilha Regular versus Avançada

Antes de saber como utilizar a trilha, o aluno iniciante deve conhecer os principais tipos de trilhas disponíveis para seu concurso ou sua área. Para concursos com editais ainda não publicados, trabalhamos com duas modalidades de trilhas:

Regulares: Possuem como foco o aluno iniciante e tem como objetivo estudar 100% do conteúdo programático fazendo, também, revisões completas e exercícios. Esse tipo de Trilha, por ser mais completa, costuma ter uma duração maior.

Avançadas: voltadas aos concursos que estão mais “quentes”, porém ainda não tiveram o edital publicado. Possui como foco o aluno mais experiente, que possui uma boa base nas matérias daquele concurso/área, e realiza um trabalho muito focado em questõesrevisão e teoria de disciplinas mais secundárias.

Portanto, o aluno iniciante deverá sempre optar pelo estudo via trilha estratégica regular, uma vez que deverá focar na formação de uma sólida base teórica de todo o conteúdo.

Ordem de estudo das disciplinas

Todas as trilhas são elaboradas dentro do método de Ciclos de Estudos, em que o organizador estipula uma ordem para o estudo das matérias visando proporcionar ao aluno um contato rotineiro com todas elas, evitando que o conhecimento de determinado assunto seja perdido em detrimento do foco em outras disciplinas.

Sempre dizemos aos alunos da trilha que esse ciclo é uma sugestão, e não uma imposição. No entanto, para os alunos iniciantes, que ainda não possuem uma visão geral do conteúdo, é ainda mais importante que seja seguida a ordem montada pelo organizador, já que ela leva em consideração as diferentes formas de estudar cada matéria. Com o tempo, conforme o aluno for evoluindo, sentirá mais facilidade de adaptar esse ciclo de estudos para suas necessidades.

Tempo de estudo por tarefa

Com relação ao tempo, estimamos uma média de 1h30 para que um aluno iniciante execute cada tarefa da trilha estratégica. Cabe ressaltar que é apenas uma estimativa. É muito importante que o aluno preze sempre pela qualidade do estudo, nunca pela quantidade ou pela velocidade de assimilação.

Inclusive, mesmo que uma tarefa demore mais de 1h30 para ser finalizada, o aluno aproveita bem o conteúdo se estiver estudando com qualidade!

Além disso, é normal que o aluno iniciante leve um pouco mais de tempo no contato inicial com as matérias. Para que isso não evolua e se torne um problema recorrente, a dica é: marquem o tempo líquido de estudo. Apenas dessa forma o aluno poderá perceber se está evoluindo na capacidade de cumprir as tarefas dentro do tempo estimado para concluir a trilha em uma semana.

Dentro desse tema, outra dica de extrema importância: façam intervalos. Ao longo das tarefas da trilha, o aluno estará em contato com muitas informações novas e a capacidade de absorção da nossa mente não segue uma linha reta. É muito importante que o aluno reserve intervalos de alguns minutos entre o término de uma tarefa e o início de outra. Aproveite esse tempo para movimentar seu corpo, comer ou beber algo. Isso será fundamental para que o aluno cumpra a próxima tarefa com mais qualidade.

Leitura ativa

Para que o aluno iniciante absorva da melhor forma o conteúdo das tarefas e consiga formar uma boa base teórica, é fundamental realizar uma leitura ativa.

A leitura ativa é a leitura questionadora, em que o aluno busca conversar consigo mesmo e questionar-se sobre o entendimento do assunto que está tendo contato. Ao contrário, a leitura passiva consiste em “passar o olho” no conteúdo, de forma bem mais rápida que a leitura ativa, mas com baixíssima capacidade de absorção. Não tenha pressa nesse início. Lembre-se de que o entendimento dos assuntos iniciais são fundamentais para que muitos assuntos futuros façam sentido.

Resumos e marcações

Outra dúvida muito comum dos alunos iniciantes ao seguires as trilhas é sobre qual a melhor forma de fazer resumos do material. A resposta é simples: não existe material melhor ou pior do que outro quando o assunto é a revisão, e sim aquele que é mais adequado ao seu perfil, à sua rotina de estudos. O ideal é que o seu material permita um processo rápido e objetivo de relembrar os principais tópicos de cada matéria, e isso pode ser feito através de grifos, resumos escritos, resumos digitais, resumo em fichas e tantos outros métodos existentes. Crie o seu próprio e lembre-se de que o importante é que esse material seja sumarizado e promova um fácil acesso mental às informações principais do conteúdo estudado.

Além disso, durante o processo de revisão, é essencial que os alunos voltem naqueles exercícios que erraram ou então acertaram por ‘’sorte’’. Se você errou, é porque alguma falha conceitual ocorreu em determinado assunto, sendo prudente refazer o exercício para que o erro não seja novamente cometido. Para isso, é fundamental que o aluno marque todas as questões com erros ou dúvidas. Lembre-se sempre de que você precisará de um material com “rastros” deixados pelo estudo, de forma a facilitar suas revisões próximas de prova. Ajude-se!

Considerações Finais

Pessoal, espero que as orientações passadas nesse artigo sejam úteis para que os alunos iniciantes aproveitem da melhor forma nossas Trilhas. Lembrem-se de que a paciência para criar uma boa base de estudos é fundamental nesse início.

Forte abraço e bons estudos!

Vinícius.

Torne-se assinante Premium ou Platinum e tenha acesso a todas as Trilhas Estratégicas:

Assinatura Ilimitada

Para que você possa experimentar nossa ferramenta, disponibilizamos a Aula Demonstrativa da Trilha Regular para as Áreas Fiscal e Controle, lançada recentemente:

Trilha Regular para Áreas Fiscal e Controle – Aula 00

Para mais informações e atualizações sobre as Trilhas Estratégicas, clique no link abaixo:

Trilhas Estratégicas

Ainda possui dúvidas sobre as Trilhas? Confira o vídeo abaixo:

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *