Futuros colegas servidores públicos!!!

Eu sou André Machado, Delegado de Polícia Federal, aprovado no concurso de 2014 (edital 2012/2013) e coach do Estratégia Concursos.

Nunca gostei de falar muito sobre mim, mas é com prazer que escrevo esse depoimento para ajudar muitos de vocês a acreditar que é possível sim alcançar um sonho.

Então vamos lá.

Não nasci em berço de ouro, trabalhei desde os dezesseis anos e durante toda a faculdade de Direito.

Não tive muitas escolhas e pelas possibilidades que tinha à época, optei por fazer a única faculdade da minha cidade natal.

Apesar de estar longe de ser uma faculdade renomada, tive a oportunidade de conhecer os mais diversos tipos de professores da rede privada de ensino, alguns profissionais muito qualificados, outros, nem tanto assim…

Sabia que, embora uma boa faculdade pudesse me ajudar no futuro, não seria ela que determinaria o meu sucesso. Tinha certeza de que nada seria fácil e eu teria que ralar duro para conquistar os meus sonhos.

O desejo do cargo público surgiu em mim antes mesmo de começar a faculdade de Direito. Apesar de muito jovem, queria muito ter uma garantia na vida e não depender da iniciativa privada. Sonhava com a tão almejada estabilidade financeira e tinha a esperança de um dia poder ajudar os meus pais.

Minha família não é composta de, sequer, uma pessoa formada na área jurídica. Filho de professora do ensino fundamental e de pai sem formação acadêmica, tive deles o importante apoio moral para seguir firme estudando. Meus pais sempre se preocuparam em deixar como legado na minha vida a educação escolar, já que herança nunca foi “o forte” na minha família (rsrs..).

Percebendo as dificuldades naturais da vida e disposto a enfrenta-las sem medir esforços, não muito tempo antes de concluir a faculdade, tive a consciência em levar mais a sério os estudos. Foi aí que iniciei, “começando do zero” a preparação para os concursos públicos.

Tentei alguns concursos durante a faculdade. Na maioria deles meu nome nem aparecia na lista. Mesmo assim tinha convicção de que o esforço não era em vão.

Consegui ser aprovado na OAB no último ano da faculdade, antes mesmo de me formar. Creio que foi uma surpresa, tanto para mim, quanto para muitos que não apostavam naquele aluno sem muito destaque na faculdade. Foi nesse momento que provei para mim mesmo que estava no caminho certo, e assim, ganhei confiança para seguir em frente em busca do tão sonhado cargo público.

Enfim, concluí a faculdade de Direito, comecei a advogar e a estudar com determinação para alguns concursos que me interessavam. Assumo que não era aficionado por determinada carreira ou profissão, mas desejava conquistar algum cargo que valesse a pena todo o sacrifício que estava disposto a realizar.

Antes de continuar esse breve relato, pretendo deixar bem claro a todos os amigos concurseiros que estão na luta – com toda sinceridade -, longe da intenção de iludir alguém: NÃO sou dotado de inteligência ímpar e nunca fui! Sempre fui uma pessoa mediana no “quesito aprendizado”. Muitas dificuldades em algumas matérias, e facilidades em outras…

Com inúmeras privações na vida pessoal, os dias de estudo pareciam não passar e as dificuldades pareciam aumentar, de acordo com o trajeto percorrido. Se pensei em desistir? Às vezes! Mas não tive coragem de tomar essa decisão, pois no final das contas, eu sempre acreditava que um dia eu iria chegar lá!

E não é que eu cheguei!..

Depois de pouco menos que dois anos (um ano e dez meses), focado especificadamente para o estudo direcionado a concurso público – após experimentar algumas frustrações e decepções ao longo do caminho percorrido e já bastante cansado, mas ainda com forças para continuar se preciso fosse – logrei aprovação no concurso para o cargo de Delegado de Polícia Federal, o qual muito me realiza na vida profissional.

Se eu duvidei que poderia ser aprovado para esse cargo? Sim, na maioria das vezes duvidei. Não imaginava que uma pessoa comum conseguiria passar em um concurso tão difícil e disputado, e com pouco tempo de estudo (sendo realista). Mas eu consegui!!!

Sou prova de que com muita disciplina, organização, dedicação e resiliência é perfeitamente possível a aprovação em concurso público, seja lá qual cargo você escolha, seja lá o que pretenda ser…

Se vale a pena? Vale muito a pena!

Sem medo de dizer: se fosse preciso, faria tudo outra vez.

A conclusão é que, embora cada um tenha o seu tempo, o seu caminho a percorrer, e não exista uma fórmula mágica para vencer esse desafio (tantas horas de estudo por dia, leitura de tais livros, etc..), não hesito em afirmar que antes de aprender o conteúdo de determinada matéria, deve-se aprender a maneira correta de estudar para absorver a maior parte do conteúdo das disciplinas, tudo isso com o objetivo principal de ganhar tempo e conseguir a aprovação mais rápida possível em concursos públicos.

E tem mais, penso que o concurseiro que passa em concurso nem sempre é o mais inteligente, mas sim, é aquele que, além de muita disciplina, compromisso e foco com o aprendizado, teve como etapa fundamental e anterior à aprovação, o tempo de “aprender como estudar”, para depois aprender o conteúdo das matérias com menos dificuldade, e então, expor todo o seu conhecimento na realização das provas e fases do concurso.

Realmente leva-se tempo até aprender sozinho a melhor “fórmula” ou estratégia para otimizar o tempo e estudar corretamente.

Admito que não tive um coach para orientar meus estudos, mas se tivesse essa oportunidade enquanto estudante/concurseiro, seguramente teria poupado mais tempo e energia desde o início.

Finalizo que, independentemente da história de vida de cada pessoa, todos são capazes de alcançar a aprovação em concurso público.

Por mais que pareça impossível, basta acreditar e lutar para tanto, pois um dia valerá a pena!

Leia mais sobre o Concurso Polícia Federal 2018

Cursos para Delegado PF

 

 

André Machado

Consultoria - Coach Aprovado para Delegado de Polícia Federal (concurso 2012/2013) aos 25 anos. Exerce atualmente o cargo de Delegado de Polícia Federal. - Graduação em Direito. Pós Graduando em Ciências Criminais. - Aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, antes de concluir a faculdade de Direito. Também foi aprovado nos seguintes concursos: Analista do Ministério Público Estadual de Minas Gerais - MPMG (Edital 01/2012 - 5° lugar). Oficial de Apoio Judicial - TJMG (Edital 01/2009 - 26º lugar). Escrevente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Ver comentários

Posts recentes

Simulado Final CNU – sua última chance de treinar para a prova!

Estamos há poucos dias da aplicação das provas da tão aguardada 1ª edição do Concurso…

1 hora atrás

Simulado DEPEN PR: reforce sua preparação gratuitamente!

O concurso DEPEN PR oferece 7 vagas imediatas para o cargo de Policial Penal do Paraná,…

2 horas atrás

Revisão de Véspera ALE RS: não perca a programação!

As provas do concurso ALE RS (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul) serão aplicadas…

2 horas atrás

Concurso Polícia Penal PI: confira a Revisão de Véspera!

O concurso Polícia Penal PI (Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Piauí –…

2 horas atrás

Revisão de Véspera BANDES: veja a programação completa!

O concurso BANDES (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo) oferta 12 vagas imediatas e 138…

2 horas atrás