Artigo

Como Fazer uma Prova de Concurso Público – Dicas Principais

Um dos momentos mais importantes da vida de um concurseiro é o dia D, o dia da prova!

Muitos candidatos perdem preciosos pontos por não saberem como enfrentar esse desafio.

Você fica nervoso? Não consegue fazer todas as questões da prova? Já passou por aquele famoso “branco”?

Neste vídeo, vou te dar as principais dicas para você fazer uma excelente prova e melhorar seu rendimento.

 

Bom, a primeira e fundamental dica é a seguinte: tenha uma boa noite de sono. Cabeça cansada não pensa direito. Você precisa do seu cérebro funcionando a toda no dia seguinte.

 Nada de sair com a namorada/o ou com os amigos para a farra, beber e coisas do gênero. Nem é hora de brigar com a namorada e enfrentar aquela DR.

 Muito menos ficar estudando até altas horas. Um filminho light está de bom tamanho para dar uma descontraída antes de dormir. 

O que você tinha para aprender, já aprendeu. A hora é de deixar a sua cabeça relaxada e pronta para o desafio do dia seguinte.

 Separe a roupa e os materiais que você vai levar no dia seguinte. Não deixe para fazer isso na manhã da prova. Ninguém merece ficar procurando com pressa uma caneta ou um lápis.

Ao acordar, tome um bom café da manhã, mas sem exageros. O ideal é comer coisas que você já está acostumado, para que não tenha chance de ficar desarranjado ou ficar estufado ou com sono na hora da prova.

Saia de casa com antecedência para chegar tranquilo no lugar da prova, evitando algum stress ou risco de perder o horário.

Se for possível escolher, pegue uma cadeira longe do fiscal ou das janelas. Quanto menos distração, melhor.

 Vá com uma roupa fresca e confortável, mas leve um casaco tipo moletom. Algumas salas são muito quentes, outras têm o ar condicionado bombando. Você não vai querer passar quatro ou cinco horas morrendo de frio ou de calor, não é mesmo?

Leve uma garrafinha d’água e umas barrinhas de cereais ou de chocolate. Seu organismo necessita de água e seu cérebro precisará de glicose para funcionar a toda.

Um pouco antes da prova começar, tente relaxar sua mente, ficar calmo. Respire profundamente durante umas dez vezes e oxigene sua cabeça.

Lembre-se que um concurso é apenas uma oportunidade. O pior que pode acontecer é você ficar na mesma situação.

Aliás, nem na mesma situação. Na pior das hipóteses, você vai ganhar mais experiência para futuros desafios.

Você está aí para fazer o seu melhor. Quanto mais calmo você estiver, melhor seu cérebro irá funcionar e maiores suas chances.

Tente ao máximo evitar pensar em outros problemas de casa, do seu relacionamento ou do trabalho. Seu foco nesse momento deve ser somente a prova.

Ao receber a prova em mãos, dê primeiro uma olhada rápida nela.

Seu objetivo deve ser o de identificar como ela veio, se as questões estão muito extensas ou não, quais são os tópicos que vieram mais pesados, com mais questões, etc. Você pode gastar uns 5 minutos com isso.

Após isso, vem a dica de ouro: não faça a prova em ordem.

Um dos erros mais comuns é o do candidato que começa a responder a prova, topa com uma questão “cascuda” e empaca nela.

O tempo vai passando e ele vai ficando cada vez mais nervoso, sem saber resolver a questão. Vai perdendo tempo e a confiança vai para o buraco.

reducing-student-exam-stress-using-hypnotherapy1-300x200

Em toda prova, temos 3 tipos de questão: as que sabemos fazer com facilidade, as que sabemos fazer, mas são trabalhosas e aquelas que não sabemos fazer – as “cascudas”.

Comece pelas questões mais fáceis e matérias que tem mais confiança. Se achar alguma questão muito extensa, marque um X. Se achar uma que você não sabe, marque um Z e deixe para depois.

Depois de fazer as fáceis, volte para as de média complexidade e deixe as mais “cascudas” para resolver se der tempo.

Assim você vai ganhando confiança durante a prova. Vai aquecendo seu cérebro e pegando ritmo.

Se chegar no final da prova e você não conseguir fazer todas as questões, deixará em branco as que são mesmo difíceis e poucos acertarão.

Uma coisa que temos de lembrar é que prova de concurso é diferente de uma prova da Faculdade.

Uma prova de colégio ou faculdade é feita para ver se você aprendeu o conteúdo dado em sala de aula. Em teoria, um bom aluno poderia “fechar” a prova, gabaritar.

Já uma prova de concurso tem outro objetivo. Ela é feita para discriminar mesmo, para escolher os mais capacitados (daquele dia, claro) dentro do universo dos que estão capacitados.

Em um grande concurso, muita gente boa vai ficar de fora, mesmo sabendo o conteúdo.  Por isso, a prova é puxada.

Em uma prova de concurso bem-feita, ninguém gabarita. Eles sempre incluem questões extremamente difíceis, para dificultar mesmo.

Muitas provas são feitas para não dar tempo mesmo de resolver. E saber lidar com essa pressão faz parte da preparação para ser aprovado.

Assim, não “queime” seu cérebro com aquelas questões “cabulosas”, feitas para te quebrar.

Vá primeiro somando seus pontinhos com as questões fáceis até que elas acabem. Com isso, você não corre o risco de deixar uma dessas em branco por perder tempo demais com uma questão “cascuda”.

Depois vá para aquelas questões “resolvíveis”, mas mais trabalhosas. Quando essas acabarem, veja quanto tempo te resta até o final da prova. Não esqueça de reservar uns 20 minutos para marcar o gabarito.

Se sobrar tempo, tente resolver as “cascudas”. Como você já passou algumas horas resolvendo questões e seu cérebro está funcionando a 100%, talvez algumas delas agora pareçam menos difíceis.

E mesmo nessas questões que não sabemos resolver, temos condição de aumentar nossas chances.

Tente eliminar as alternativas absurdas. Em uma questão de múltipla escolha, muitas vezes dá para eliminar uma, duas ou até três opções que são claramente erradas.

Assim, se tiver que chutar, você estará dando um chute com uma chance maior de acertar. 

E não, nunca cole do candidato ao seu lado. Para começar, você está correndo risco de ser pego e eliminado do concurso.

Depois, lembre-se que em todo concurso 90% dos candidatos são aqueles conhecidos turistas, que não têm a menor chance de aprovação.

Se você está bem preparado, a possibilidade de que essa pessoa do seu lado saiba mais do que você é mínima. E se você está fazendo a prova como experiência, colar não vai te ajudar em nada.

Finalmente, marque a folha de respostas com todo o carinho. Sem pressa.

Se tiver ainda tempo de tentar resolver uma ou duas questões, deixe o gabarito delas em branco e dê uma última olhada nelas antes de fechar a prova.

Tem alguma dúvida ou comentário? Escreva abaixo que irei te responder.

Grande abraço e até a próxima!

Rodrigo Rennó

[email protected]

https://www.facebook.com/profrodrigorenno/

http://twitter.com/rrenno99

https://www.youtube.com/user/rodrigorenno99/

P.S.: Este é o terceiro vídeo dessa série. No primeiro vídeo, falo do ritmo de estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bommm!!!! Obrigada!! Valeu!
    Apatecida em 25/09/19 às 09:00
  • Eu já fiz mais de 30 ou até 40 concursos em toda minha vida, já trabalhei em 2 cargos públicos, hoje em dia advogo e foco em procurador municipal. Estou em 2. lugar em Diadema-SP e em 2. lugar em Redenção da Serra-SP, também estou em 21. lugar para Oficial Administrativo na Faculdade que me formei (Direito São Bernardo) que é pública (Autarquia) e possivelmente chegará em mim pq a rotatividade para esse cargo é grande. Primeiro parabéns pelas dicas: Muito úteis e vale a pena seguir a risca! Segundo: Tenho o costume de ir fazendo a prova e passando para o gabarito as questões que resolvi com certeza, para ganhar tempo. No entanto, muitas vezes durante a segunda resolução das questões (agora as médias) às vezes lembro de algo, mas aí o gabarito já está preenchido... Por outro lado, já teve vezes de eu não preencher o gabarito de primeira, mas na releitura gerar dúvidas e insegurança quanto ao assunto. É aconselhável já preencher o gabarito antes de finalizar todas questões?
    Eduardo Alves em 24/08/19 às 08:15
  • Na hora de fazer exercícios em casa e até simulados consigo ser bem objetiva e resolver as questões sem “sofrer”! Em média consigo um bom desempenho! Mas na hora da prova, sofro e fico com medo de errar e começo a procurar pêlo em ovo! Questiono meu conhecimento e sempre acho que existe uma pegadinha! Em geral sou calma, e já uso todas as técnicas citadas no texto! Mas ainda sim sofro! Alguma dica?
    Aline em 15/07/19 às 12:58
  • Muito bom, valeu as dicas, obrigado
    Paulo Morari em 03/08/18 às 13:37
  • Muito obrigada pelas dicas, elas são, realmente de muita valia para todos nós que estamos em busca de uma aprovação em um concurso. As suas dicas são pra levar para a vida ?? #adoreii
    Cris Carvalho em 19/06/18 às 21:49
  • 30 minutos para a prova discursiva é suicídio na certa! Sabendo que ela possui o mesmo peso da prova objetiva, acredito que depois das primeiras 20 questões objetivas, quando estivermos mais relaxados seria o ideal pra resolvê-las. Mas de qualquer forma, ótimas dicas!
    Wilson Santos em 17/04/18 às 12:52
  • Olá Breno, Começar pela prova discursiva é muito arriscado. Se você perder muito tempo com ela, pode ficar sem tempo de responder a parte objetiva e nem ter a parte discursiva corrigida. Faça primeiro a parte objetiva e separe um tempo (30 minutos) para a discursiva. Abraços Rodrigo Rennó
    Rodrigo Rennó em 17/08/17 às 10:24
  • Duvida: Começa a fazer a prova pelas questões objetivas ou pela redação?
    Breno em 16/08/17 às 18:56
  • Gostaria de ver mais dicas para não perder muito tempo com a prova de Português. Pois ela precisa de bastante interpretação com isso acaba pegando muito tempo.
    AlineSc em 25/07/17 às 10:14
  • Parabéns, adorei as dicas!
    niedsom em 19/07/17 às 16:26
  • Adorei a dica.. pena que a vi depois do concurso.... Mas valeu para o próximo.
    Lúcia Ribeiro em 02/07/17 às 21:23
  • Obrigado Roseli! Abraços
    Rodrigo Rennó em 24/04/16 às 10:30
  • Excelentes dicas, parabéns.
    Roseli em 24/04/16 às 00:50
  • Valeu pelas dicas !!!
    Madison em 23/04/16 às 21:14
  • E quando temos questões discursivas professor? O que é mais indicado: fazer antes ou depois das objetivas?
    Rodrigo Costa em 23/04/16 às 18:18
  • Valeu Fábio! Grande abraço
    Rodrigo Rennó em 23/04/16 às 15:59
  • bom de mais
    fabio em 23/04/16 às 13:12
  • Sensacional!!! Muito obrigado!.
    Marcelo em 23/04/16 às 11:32
  • Valeu Monica! Abraços
    Rodrigo Rennó em 20/04/16 às 15:35
  • Valeu Neirilene! Abraços
    Rodrigo Rennó em 20/04/16 às 15:35
  • Valeu Ana Lucia! Abraços
    Rodrigo Rennó em 20/04/16 às 15:35
  • Valeu Wagner! Abraços
    Rodrigo Rennó em 20/04/16 às 15:34
  • Professor, obrigado pelas excelentes dicas!!!
    wagner em 19/04/16 às 21:56
  • Parabéns! Essas dicas valem "ouro". Valeu professor! Um forte abraço.
    Roberto em 19/04/16 às 18:55
  • Muito bom!
    Ana Lúcia em 19/04/16 às 18:17
  • ótimas dicas, Professor!
    AbeGomes em 19/04/16 às 17:39
  • Excelentes dicas, professor!! Obrigada por compartilhar essas dicas conosco.
    Mônica em 19/04/16 às 17:23
  • Gostei ,boas dicas.
    Neirilene Pereira da luz em 19/04/16 às 17:16
  • Dicas preciosíssimas, Professor Rennó! Grato.
    Wellington Mascarenhas em 19/04/16 às 16:23
  • Que bom, Paloma! Grande abraço
    Rodrigo Rennó em 19/04/16 às 15:19
  • Adorei as dicas!
    Paloma em 19/04/16 às 15:01
  • Legal Renata! Grande abraço
    Rodrigo Rennó em 19/04/16 às 14:22
  • Ótimas dicas!!!
    Renata em 19/04/16 às 13:54