Artigo

Como escolher um bom Vade Mecum?

Bem-vindo (a), prezado leitor (a)! Tudo bem com você? Você vai começar uma faculdade de direito ou fazer algum concurso que precisa estudar leis, e não sabe como, escolher um bom Vade Mecum para poder estudar, ou até mesmo utiliza-lo durante o concurso?

Como escolher um bom Vade Mecum?

Mas você não sabe como escolher sozinho não é mesmo?

Não tema! É por isso que estamos aqui, nós vamos te ajudar a identificar qual é o melhor livro de leis para você utilizar conforme sua necessidade!

Vamos nessa? Avente!

Introdução.

Impossível alguém nunca ter ouvido falar o querido Vade, não é mesmo? Esse livro é melhor amigo dos estudantes de direito, ou seja, é seu material principal para lhe ajudar na formação acadêmica.

Mas ele pode acompanhar o estudante até mesmo depois do termino de sua graduação, pois os profissionais das áreas jurídicas continuam utilizando esse riquíssimo e prático copilado de leis para atuarem no dia a dia em suas carreiras.

Ele pode ser organizado de várias formas, as principais são a forma “genérico” que abrange tudo que é tipo de legislação, claro que, sintetizando as mais importantes dentro do grande volume de leis existentes no país, ou ainda, podem ser específico, abrangendo uma subárea do direito, como por exemplo, foco em leis de direito penal (matéria criminal).

Entretanto, é necessário ficar atento a atualização deste livro, que perde sua eficácia rapidamente, pois tendo em vista uma sociedade tão líquida quanto a nossa, as leis abordadas pelo Vade comumente são revogadas, alteradas e acrescentadas por novos dispositivos, na boa tentativa de acompanhar o desenvolvimento social e adequar as leis conforme a realidade presente.

Verás que alguns concursos e professores nos cursos jurídicos possibilitam o uso desses livros para consulta na hora dos exames, desta forma, é importante que se saiba manusear o Vade de forma correta, pois se não conhecer a forma de pesquisa que deve ser aplicada na utilização deste livro, facilmente você se perderá e não encontrará nada do que deseja durante suas avaliações, podendo colocá-lo em maus lençóis… Para isso, é recomendável que ele esteja presente no seu dia a dia de estudo, para que você se acostume com a forma de pesquisa que será mais eficiente e célere para você quando estiver sob pressão na hora de uma prova.

Neste sentido, é de suma importância se perguntar se: o Vade está atualizado e de acordo com as legislações vigente e mais atuais? Qual devo comprar? O que é mais importante, olhar o preço ou a marca/editora? Posso usar esse livro onde além de usa-lo nos meus estudos em casa? Escolho um que tem tudo ou um específico por área? Posso comprar um do ano que já passou, não vai estar muito desatualizado?

Essas e outras perguntas, suas respostas são muito subjetivas, e acompanha a verdadeira intenção de cada estudante, por isso, se faz essencial conhecer os tipos de Vade Mecum, o que ele pode abranger, entre outras particularidades que te ajudaram a encontrar o modelo perfeito para suas necessidades na carreira jurídica!

O Vade Mecum, não é qualquer livro! – Como escolher um bom Vade Mecum?

Você já notou um estudante de direito? Ele sempre está com um livro enorme de baixo do braço circulando pela sua instituição de ensino superior. Esse geralmente é o Vade Mecum, um copilado de leis que acompanham esse futuro operador do direito desde o primeiro dia de faculdade até mesmo depois da sua formação no dia a dia da carreira.

A origem do nome é do latim, que pode ser traduzida como “vamos juntos” ou “vem comigo”, isto faz referência ao fato de que o livro sempre acompanha o estudante seja durante o curso ou posteriormente na carreira jurídica.

São várias opções/versões que esse livro pode ser encontrado, como versões físicas ou digitais, gerais com um pouco de tudo ou especifica com foco em uma única matéria, a escolha do estudante vai depender de muitos fatores, como o que  é mais útil na hora dos estudos, suas possibilidades financeira para aquisição de um, e etc.

Todavia, é impossível não se notar as diferenças entre os tipos de vade, e quais são mais benéficos para a saúde intelectual do estudante, como por exemplo: o Vade Mecum físico, pode ser aceito nos exames/provas de concursos assim como nas avaliações pelos professores em sala de aula para consultas, já os digitais não serão aceitos, porém, sua atualização é muito mais célere e certeira, com eficiência ele acompanha as mudanças legislativas.

Os tipos de Vade Mecum.

Por mais que seu objetivo seja abranger todas as leis brasileiras, isso é fora da realidade possível, pois, ultrapassar-se-ia limites de espaço para um livro e não seria possível um estudante carregar um livro nestas proporções.

Portanto, o Vade, reúne as principais e mais utilizadas legislações quando gerais, mas também podem ser organizados de forma especial, com o foco em matéria específica, vejamos a seguir:

1) Vade Mecum tradicional/geral: são os mais utilizados na prática jurídica e nos estudos de direito do dia a dia, há um copilado de várias matérias/áreas do direito, como por exemplo: Direito Civil + Direito Penal + Direito Trabalhista etc.;

2) Vade Mecum compilados para uma matéria específica ou chamados “temáticos”: estes livros são compostos por uma matéria específica, como por exemplo, com foco em legislações de Direito Penal, copilando o direito material penal, o direito processual penal, lei específicas que tratam da área criminal… buscam focar apenas na matéria escolhida por essa edição, os estudantes que busca se especializar em uma área jurídica ou concursos voltados para áreas jurídicas específicas, costumam a comprar esse tipo de Vade!;

3) Vade Mecum comentado: este é um Vade muito útil para os estudantes de direito, pois ao longo das disposições normativas, vão sendo elencados comentários, trazem doutrinas explicando o que a norma quer dizer, assim como, fazendo link com leis que se complementam, sendo na teoria um “Vade Mecum professor”;

4) Vade Mecum digital: a praticidade desse Vade é incomparável com os demais, aqui não se tem o peso do livro físico, e com internet e “dois cliques” você tem na palma das mãos a versão mais atualizada desse livro. Porém, nem tudo são flores, pois, não é aconselhável a aquisição desse formato de Vade para quem vai prestar concursos ou avaliações escolares com o uso dele durante o exame, porque só é admitido o de forma física. É interessante ter uma versão física preparada para os concursos e provas presenciais ao mesmo tempo que se tem o Vade digital.

Por que é importante escolher um bom Vade?

Ele é o único meio de consulta aceito pelos editais dos concursos. Assim, não adianta você querer imprimir a legislação para levar no dia, será barrado!

Além disso, ele é organizado por especialistas da área, desta forma, você estuda com segurança de que está no caminho correto sobre o conhecimento que você precisa adquirir.

Esse livro costuma a ter índices remissivos, que aceleram os estudos, levando praticidade na hora de encontrar a lei desejada.

Há também alguns Vades que vão elencando abaixo do dispositivo normativo, referência de outras normas, essas conexões são essenciais e ajudam muito o estudante ou profissional do direito na compreensão daquela matéria.

Com base nisso, é compreensível que tanto estudantes como profissionais da área jurídica serão muito beneficiados com a presença deste livro!

Mas como escolho um bom Vade?

Para esta tarefa é importe ficar atento para algumas questões que serão a sua grande sacada para escolher um bom livro de leis.

Neste sentido, cabe ao estudante/profissional olhar: a data de fechamento da edição, tendo a opção em mente de investir nas edições mais atuais, evitando estudar leis desatualizadas; observar o valor do livro, as vezes mudam de editora para editora, ou de edição para edição; observar a organização da legislação da edição escolhida, o físico em si do livro e sua resistência (durabilidade do objeto); verificar o índice remissivo se o da edição escolhida é facilitador na hora dos estudos ou se esse é confuso devendo ser descartado; a importância do tamanho do livro escolhido, pois pode ser um encalço na hora de transporta-lo; se específico, observar a matéria que será escolhida ou se geral, observar se contempla as disciplinas tradicionais e essenciais do direito.

Se você é um estudante de graduação de direito, o mais indicado nesses casos é a escolha do Vade geral, aquele que contempla de tudo um pouco.

Mas se você está se especializando em uma área ou vai prestar concurso que também é fixado em única temática do direito, opte por um Vade Mecum Temático, pois  ele se aprofunda mais nesta disciplina que você escolher estudar, organizando e fixando melhor o conteúdo necessário para sua aprovação. Neste sentido, poderíamos citar o caso da segunda fase da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que é escolhido uma área para se fazer a prova escrita, por exemplo: direito trabalhista, você deve escolher um Vade Mecum específico voltado para o agrupamento de leis em matéria de direito e processo trabalhista.

Qual o valor de um Vade? – Como escolher um bom Vade Mecum?

O valor desse livrinho tão especial, varia de acordo com a edição/ano e editora que você escolher, é muito importante ficar atento a esse ponto, pois, as vezes não se faz interessante comprar uma edição passada apenas por ser mais barato, porque pode estar muito desatualizada, portanto, cuidado com a edição superada que você irá escolher para não acabar adquirindo edições completamente superada por leis revogadas/alteradas!

Desta forma, resta evidente que, quanto mais atualizado você quiser, maior será o preço.

Numa rápida pesquisa você já encontra na internet várias editoras com valores bem variados, mas em regra eles costumam custar de R$200,000 (duzentos reais) a R$300,00 (trezentos reais) quando atualizados, isto é, a edição do ano.

Na maioria das vezes, você consegue ficar uns 2 (dois) anos com o mesmo Vade Mecum, depois as mudanças nas legislações começam a ficar muito evidentes e você já não consegue mais utiliza-lo seguramente durante os exames, provas e concursos.

Conclusão.

Você viu como é importante ficar atento a vários detalhes na hora de escolher o seu Vade Mecum?

Ele é um livro muito importante para quem vai estudar leis, e não dá para abrir mão de ter um, especialmente se você é um estudante de direito ou formado na área e busca fazer a prova da ordem ou algum concurso no mundo jurídico!

Então fica atento a essas dicas que trouxemos hoje para você amigo (a) leitor (a), e te desejamos uma ótima escolha do seu novo companheiro de caminhada na sua carreira, seu Vade!

Até a próxima, e continue pesquisando com a gente!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

REFERÊNCIAS:

https://blog.ceisc.com.br/exame-da-ordem/vade-mecum-o-que-e-quais-os-tipos-e-como-usar/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.