Prova comentada TCE/PA conhecimentos específicos- área educacional (Cargo 1).
Questões e Provas comentadas

Prova comentada TCE/PA conhecimentos específicos- área educacional (Cargo 1).

Olá, Pessoal.

Tudo bem?

Estamos aqui hoje para comentarmos a prova de conhecimentos específicos do cargo de Auditor de Controle Externo – área educacional do concurso TCE/PA- Tribunal de Contas do Estado do Pará.

O CESPE trouxe uma prova enxuta, bem objetiva e com pouca polêmica. O conteúdo do edital foi cobrado com equilíbrio e as questões tiveram um grau de dificuldade pequeno, à exceção de umas 3, dos 70 itens. Diversas questões amplamente trabalhadas em nossas aulas. :=)

Algumas questões, inclusive, bem “batidas”. Questões de provas anteriores estiveram presentes na prova de vocês.

Abaixo, seguem os comentários da prova. Estamos à disposição para discutirmos eventuais possibilidades de recursos, pois, diante de nossa análise, não há recurso.

Abraços

Fernanda e Fabiana.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS- AUDITOR CONTROLE EXTERNO – TCE/PA

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem.

51 As concepções de educação são influenciadas pelo contexto sociocultural de cada época, gerando tendências e práticas pedagógicas distintas e adequadas à finalidade da formação humana que cada sociedade almeja.

CERTO. Vimos em aula que a educação se adapta e muda de acordo com o tempo e sociedade.

52 As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares.

CERTO. Atualmente as práticas pedagógicas sao pautadas na interdisciplinares e transdisciplinares.

53 De acordo com Émile Durkheim, a educação é um processo social que propicia a convivência em sociedade; portanto, educação é socialização.

CERTO. Vimos em aula que Durkheim define a educação como um processo social e que o indivíduo necessita se socializar para aprender. Ele aprende com os mais velhos. A educação passa de geração a geração.

54 Apesar de o processo educacional ser um meio de transformação da realidade sociocultural, ele também exerce papel de controle social para manutenção da ordem vigente.

CERTO. A educação não é neutra e, por isso isso ela tem o poder de manter o status quo.

Conforme as bases legais da educação nacional estabelecidas pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens subsequentes.

55 É permitido aos estados legislar sobre seus sistemas de ensino, desde que respeitada a primazia hierárquica da legislação da União.

CERTO. A função normativa, redistributiva e supletiva da União, permite que cada estado consiga se organizar, dentro da hierarquia, em seus sistemas de ensino.

56 A União, os estados, os municípios e o Distrito Federal têm competência compartilhada na promoção dos meios de acesso à cultura e à educação.

CERTO. SIM! É dever de todos e direito dos estudantes, o compartilhamento na promoção dos meios de acesso à cultura e à educação.

De acordo com as disposições constantes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), julgue os itens a seguir.

57 O sistema federal de ensino compreende, de forma exclusiva, as instituições federais de educação superior.

ERRADO. Mais uma vez, o CESPE usa a palavra “exclusiva”, o que já faz ligar o alerta. O artigo 16 da LDB traz que o sistema Federal de ensino compreende :

I – as instituições de ensino mantidas pela União;

II – as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;

III – os órgãos federais de educação.

58 Ainda que a base curricular nacional deva ser a mesma para a educação básica de todos os estados brasileiros, é permitido aos estabelecimentos escolares complementar seu currículo com partes diversificadas que abarquem o contexto sociocultural dos educandos.

CERTO. Está no artigo Art. 26. “Os currículos da educação infantil, do ensino

fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.”

 59 Para assegurar a unidade do sistema escolar, o calendário escolar dos estados e municípios deve ser o mesmo, seja sua população urbana ou rural.

ERRADO. Artigo 28, da LDB: EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A POPULAÇÃO RURAL

Art. 28. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

I – conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;

II – organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;

III – adequação à natureza do trabalho na zona rural.

60 A partir dos quatro anos de idade, toda criança deve ter a garantia de uma vaga em escola pública, independentemente da distância entre sua residência e a escola.

ERRADO. Artigo 4º, da LDB deixa claro que a vaga deve ser na localidade mais próxima de sua residência.

“X – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.

 

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens subsecutivos.

61 A proposta de temas transversais deve se inserir na grade curricular comum por meio da criação de disciplinas específicas voltadas a atender as demandas da sociedade contemporânea, sobretudo as metas educativas relativas à formação da cidadania.

ERRADO. Os temas transversais são tratados dentro das disciplinas já existentes

62 Nos PCN, a educação escolar é concebida como uma prática pela qual se promove a formação da cidadania mediante o ensino de conteúdos consonantes às questões sociais relacionadas ao presente, independentemente da sua relação

com outros momentos históricos.

ERRADO. O erro da questão está na última parte delaindependentemente da sua relação com outros momentos históricos.” Deve-se haver relação com o ontem, pois isso ajuda no desenvolvimento de práticas cidadãs contextualizadas.

 

63 A avaliação é um processo de controle externo em que notas ou conceitos são atribuídos aos alunos para que estes possam monitorar seu desempenho.

ERRADO. A avaliação é um processo amplo que envolve diversas ações e não tem, apenas, o objetivo de monitoramento de desenvolvimento. Vimos em aula, que a avaliação tem 3 funções: somativa, formativa e diagnóstica.

64 A autonomia, como princípio didático geral que orienta as práticas pedagógicas, contribui para a construção, pelos alunos, dos conhecimentos relativos aos aspectos intelectuais, morais, afetivos e sociopolíticos de suas vidas.

CERTO. A autonomia é um princípio importantíssimo na construção de conhecimentos diversos, pois possibilita ao aluno, o “aprender a andar sozinho”.

No que se refere ao Plano Nacional de Educação (PNE), julgue os seguintes itens.

65 A erradicação do analfabetismo foi excluída do rol de metas do PNE, uma vez que tal problema foi recentemente extinguido da realidade brasileira.

ERRADO. Na verdade, a erradicação do anafalbetismo hoje é uma das metas do PNE. Sabemos que ainda temos muitos analfabetos no Brasil, ainda.

66 A promoção humanística e cultural, em detrimento da promoção científica e tecnológica, é a diretriz que orienta as metas e estratégias referentes à qualidade da educação básica brasileira.

ERRADO. A promoção humanística e cultural não exclui a necessidade da promoção científica e tecnológica. Ambos estão previstos.

67 Constitui meta do PNE a garantia de sistema educacional inclusivo, preferencialmente na rede regular de ensino, a toda a população que, com idade entre quatro e dezessete anos, tenha deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

CERTO. 1.9) Fomentar o acesso à creche e a pré-escola e a oferta do atendimento educacional especializado complementar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando a transversalidade da educação especial na educação infantil.

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

68 De acordo com Vygotsky, a aprendizagem envolve mediação e interação social em determinado contexto histórico-cultural e é essencial ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

CERTO. Como em nossa aula. O indivíduo é um sujeito histórico que se constrói por meio da relação com o mundo cultural. A teoria de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro, aponta que ele é a base biológica e suas especificidades definem limites e possibilidades para o desenvolvimento humano. Estas concepções baseiam sua ideia de que as funções psicológicas superiores (como a linguagem)  são construídas ao longo da história social do homem, em sua relação com o mundo. 

69 Piaget considera que a aprendizagem depende do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm papel ativo na construção de seus conhecimentos.

CERTO. É a essência do pensamento de Piaget, sobre a aprendizagem. Questão discutida em aula. Só lembrarmos dos estágios de desenvolvimento. A criança se desenvolverá de acordo com as etapas de sua vida. Piaget afirma que o desenvolvimento passa por quatro estágios e são organizados em uma sequencia fixa e universal.

70 Para o behaviorismo, aprendizagem é compreendida como mudança nos esquemas mentais do indivíduo resultante de novas experiências, que, por sua vez, resultam em mudanças de comportamento.

ERRADO. Está em nossa aula. No Behavorismo, o comportamento pode ser explicado sem recorrer a esquemas mentais ou aos esquemas psicológicos internos.

71 Segundo a concepção rogeriana, a aprendizagem significativa, além de envolver o indivíduo como um todo e provocar mudança no seu EU, é ameaçadora e autodirigida.

CERTO. Mais uma informação que está em nossa aula. Rogers defende a não diretividade e o relacionamento entre professor e aluno dever ser à base de muita confiança.

Julgue os próximos itens, relativos à educação de adultos.

72 O processo educativo da educação de adultos é tão semelhante ao da educação de crianças que, nas práticas educativas de ambos, são comumente utilizados métodos e materiais com as mesmas características.

ERRADO. Esse assunto foi bem discutido em aulas. O público da EJA é completamente diferente ao da educação de crianças, sendo assim, a didática e práticas educativas devem ser diferenciadas.

73 A alfabetização e a formação profissional são eixos de atuação no campo da educação de adultos; a formação continuada, por sua vez, diz respeito ao campo da pedagogia de educação corporativa.

ERRADO. A formação continuada também faz parte da educação de adultos. Questão com sentido dúbio.

Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade. Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 24.

Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

74 Na prática educativa bancária, a possibilidade de questionamento, de crítica e de reflexão pelos educandos é incentivada, o que motiva a curiosidade epistemológica.

ERRADO. Na concepção de educação bancária, descrita por Paulo Freire, o aluno é mero depositário de informações, sem a possibilidade de análise crítica.

75 Tornar-se apto a produzir novos conhecimentos é tão importante quanto aprender conhecimentos existentes, por isso não deve haver dissociação entre aprender, ensinar e pesquisar.

CERTO. Segundo Paulo Freire, um ser humano capaz de produzir novos conhecimentos é importante pois, a partir daí, ele está apto para analisar criticamente e de forma curiosa.

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

76 Na construção do projeto político-pedagógico, a avaliação, que deve ser realizada na fase inicial do projeto, e a elaboração do plano de ação precedem o diagnóstico da realidade da instituição.

ERRADO. A avaliação, no PPP, deve ser constante, para que possa ser modificado o que não estiver de acordo com a realidade existente.

77 É facultado aos gestores do projeto compartilhar com outros profissionais o planejamento, a avaliação, o acompanhamento e a provisão de recursos dos diversos modelos de planejamento.

ERRADO. O projeto é um instrumento da coletividade. Discutimos bastante isso em aula. Ele deve ser realizado pela comunidade escolar.

78 Por ser um instrumento norteador do trabalho de formação da organização, o projeto político-pedagógico deve ser elaborado por especialistas, sem a participação da equipe de formação, a quem cabe a sua execução.

ERRADO. Aluno Estratégia deve ter sorrido dessa questão. A elaboração do PPP é coletiva e deve imprimir “ a cara” da comunidade escolar.

79 Deve-se evitar estabelecer juízos de valor ou abordar questões políticas e ideológicas no projeto político-pedagógico, uma vez que tal documento deve se restringir à identificação dos meios necessários para que a instituição educacional atinja os objetivos planejados.

ERRADO. O projeto político-pedagógico deve imprimir a opinião de todos, na coletividade. Situações individuais devem ser desconsideradas.

A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

80 A capacidade de autogerenciamento da carreira é atualmente uma necessidade para o desenvolvimento de outras competências exigidas no ambiente de negócios.

CERTO. Um profissional capaz de se autogerir e identificar seus pontos fortes e fracos é fundamental para o crescimento na instituição.

81 Além de tornar os colaboradores mais aptos a encarar desafios, a prática da educação corporativa contribui com maior agilidade na solução de problemas da organização.

CERTO. O mundo contemporâneo e competitivo exige profissionais capacitados e a educação corporativa visa colaborar para que a instituição tenha a capacidade de resolução de problemas.

82 Para ser caracterizada como educação corporativa, a qualificação profissional deve ser promovida mediante a realização de treinamento dentro da organização.

ERRADO. A qualificação profissional PODE ser promovida mediante a realização de treinamento dentro da organização, mas não existe somente nela. Pode ser realizada fora da organização também.

83 Aprender a aprender é uma das competências requeridas dos funcionários no ambiente de trabalho, uma vez que o conhecimento deles compõe o capital intelectual da empresa, e não custos no balanço patrimonial.

CERTO. Estava exatamente assim em nossa aula, hein! Aprender a aprender é um dos pilares.

84 Os indivíduos que ocupam cargos de liderança destacam-se dos demais colaboradores porque sua habilidade natural de dominar o raciocínio criativo os condiciona a angariar um conhecimento global acerca da empresa.

ERRADO. A verdade é que se a organização está preocupada como crescimento, os indivíduos, como um todo devem ter realce e os que ocupam cargo de liderança devem inspirar e não, dominar.

A respeito de trilhas de aprendizagem, julgue os itens a seguir.

85 A opção pela formação por meio das trilhas de aprendizagem reduz a responsabilidade da empresa, uma vez que o empregado traça, de forma autônoma, os caminhos a serem seguidos, buscando a sua formação de maneira independente.

ERRADO. A empresa deve atuar em conjunto, dividindo a responsabilidade, no crescimento de seus colaboradores.

86 O conceito de trilhas de aprendizagem está relacionado à gestão por competências institucionais e individuais, havendo uma inter-relação entre os objetivos da instituição e os interesses dos profissionais.

CERTO. Exatamente. O conceito da trilha possibilita a valorização de competências individuais que se comunicarão com os interesses profissionais.

Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

87 A partir do estabelecimento da missão, dos objetivos e das metas empresariais no planejamento estratégico, é possível indicar as competências corporativas necessárias para definir o perfil das pessoas da organização.

CERTO. O pontapé inicial é o estabelecimento da missão, objetivos e metas, justamente pois eles nortearão as práticas corporativas.

88 Para redirecionar estrategicamente as suas ações, a empresa deve viabilizar uma atuação conjunta entre gestão de pessoas e pesquisa, com o objetivo de definir, com maior precisão, o perfil dos profissionais para o desenvolvimento das ações pretendidas.

CERTO. É a gestão compartilhada que possibilitará identificar o perfil dos profissionais, adequando-os de maneira correta, na posição que favoreça o seu desenvolvimento, aumentando assim sua produtividade na empresa.

89 Por destinar-se à capacitação do quadro profissional da empresa, a educação corporativa é definida em projeto específico e não está incluída entre as metas do planejamento estratégico de uma instituição.

ERRADO. A educação corporativa deve ser vista como uma “obrigação” corporativa e deve fazer sim parte das metas do planejamento estratégico da instituição.

No que se refere ao desenvolvimento de competências no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.

90 Atitude é uma competência individual que, no ambiente organizacional, é desenvolvida por meio de um comportamento prudente e de confiança nos gestores responsáveis por solucionar os problemas da organização.

ERRADO. Dentro do CHA (Conhecimento, habilidade e Atitude), a atitude refere-se ao fato de querer fazer e está inserida nos aspectos comportamentais do indivíduo.

91 A gestão por competências contribui para manter a rigidez, o isolamento e a estabilidade de cada departamento.

ERRADO. O conceito de gestão por competências refere-se a identificar as melhores habilidades, dentro de cada departamento, para que o trabalho flua melhor. O que não significa que deva haver isolamento e rigidez.

92 Em razão da dinamicidade das organizações, o desenvolvimento de competências individuais no ambiente organizacional pressupõe a aquisição de conhecimentos ou de saberes por meio da aprendizagem contínua.

CERTO. Verdade. Apesar de alguns alunos questionarem, entendemos que o desenvolvimento das competências individuais, dentro da organização será facilitado se houver ação de aprendizagem contínua.

93 Uma das competências individuais é o saber fazer, ou seja, a habilidade de transformar o conhecimento em ações concretas.

CERTO. Dentro do CHA (Conhecimento, habilidade e Atitude), a habilidade, ou o saber fazer está relacionado à pratica de aplicar os conhecimentos.

A respeito das atribuições de tutores, professores e alunos no âmbito da educação à distância (EAD), julgue os itens subsequentes.

94 O tutor representa um elo entre docente e discente, pois auxilia nas atividades de competência do primeiro, bem como acompanha e apoia pedagogicamente o segundo.

CERTO. O tutor possibilita essa costura entre o discente e o docente.

95 O perfil do aluno da EAD é previsível, uma vez que as pessoas que buscam essa modalidade de ensino possuem fácil acesso aos meios tecnológicos e estão preparadas para lidar com tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que facilita a ação dos profissionais que trabalham com a EAD.

ERRADO. Jamais! O perfil do aluno da EAD é complexo e amplo e nem sempre possuem meios de acesso facilmente.

96 Entre as competências do professor que atua na EAD incluem-se capacitar equipes, desenvolver metodologias de ensino à distância, coordenar o trabalho dos tutores e propor metodologias de avaliação à distância.

CERTO. Questão fácil e autoexplicativa.

Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.

97 Na elaboração do planejamento de ensino, o profissional deve delinear os objetivos e conteúdos a serem alcançados, de modo a cumprir um requisito formal e burocrático estabelecido no programa da disciplina e no programa institucional.

ERRADO. Se o profissional pensar em formatar seu planejamento pensando, apenas, em cumprir uma burocracia , ele certamente encontrará o caminho do fracasso.

98 Em um plano de ensino, os métodos e as técnicas devem ser condizentes com os conteúdos a serem aprendidos.

CERTO. Deve haver coerência entre o que se planeja e o que se pretende ensinar.

99 Sob a concepção que considera o aluno sujeito de sua aprendizagem, planejar e avaliar são ações dinâmicas, interativas, que ocorrem ao longo de todo o processo de ensino e que exigem do profissional permanente investigação e atualização didático-pedagógica.

CERTO. Lembrem-se que em aula falamos que o professor deve estar atento, constantemente, para reavaliar sua prática educativa?

100 O planejamento pedagógico é fundamentado nos objetivos a serem desenvolvidos e envolve ações sistemáticas que atendam às necessidades de uma dada realidade.

CERTO. Quanto mais concreto o planejamento, maior a chance de sucesso escolar.

101 Para o bom resultado do processo de ensino-aprendizagem, os fatores político, social e cultural devem ser relativizados no planejamento do ensino.

ERRADO. Os fatores sociais e culturais deve ser levados em consideração na hora de planejar, para que possam ser inseridos aspectos da realidade do educando.

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.

102 A elaboração do projeto social articula elementos pedagógicos porque visa conscientizar a sociedade a respeito da realidade e promover a absorção coletiva de conhecimento.

CERTO. Sim. É pensando na realidade da sociedade que está inserida que a elaboração do projeto social deve acontecer.

103 A ação em projetos sociais parte do pressuposto de que a educação não está ligada apenas ao ambiente escolar. Suas práticas estão vinculadas a todas as relações de socialização no dia a dia do indivíduo e alinhadas à realidade em que o sujeito está inserido.

CERTO. A educação em sentido amplo deve ser entendida como uma forma de balizar a ação em projetos sociais.

104 A ação pedagógica no contexto dos projetos sociais está voltada à inserção social dos sujeitos envolvidos, razão por que dispensa a realização de planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos estabelecidos.

ERRADO. Questão fácil. Se não há planejamento estruturado e objetivos claros a ação pedagógica, dentro do contexto social ficará desalinhada e fadada ao fracasso.

105 As práticas educativas vinculadas a comunidades e grupos sociais e realizadas mediante a execução de projetos sociais estão direcionadas à educação não formal, cuja intenção é educar para a cidadania.

CERTO. Em muitos casos, a prática educativa, direcionada a grupos sociais visa fornecer subsídios para que possam se compreender como cidadãos.

106 A educação, no cenário atual, congrega aspectos formais, não formais e informais, mas, a depender da concepção do profissional, as práticas contempladas em projetos sociais tanto podem proporcionar mudanças sociais quanto manter a realidade antes existente, não concretizando sua função principal.

CERTO. A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.

107 A gestão do conhecimento está associada à evolução da teoria organizacional e se restringe à adoção de práticas gerenciais que visem aprimorar comportamentos individuais e transformar a organização em um ambiente favorável ao cumprimento das regras nela estabelecidas.

ERRADO. A gestão do conhecimento tem um caráter amplo e multidisciplinar que visa, o crescimento dos indivíduos.

108 A adoção de políticas, diretrizes e práticas na gestão do conhecimento se inicia com o envolvimento da direção da organização e, a partir desse estágio, são desencadeados os processos que culminam com a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das práticas desejadas, incluindo ferramentas de aprendizagem virtual, como, por exemplo, a plataforma Moodle.

CERTO. A direção (planejamento estratégico) deve adotar as diretrizes para que facilite o desenvolvimento das metas traçadas, voltadas à gestão do conhecimento.

109 Os portais e-learning auxiliam no treinamento e na catalogação do capital intelectual de uma empresa porque, além de constituírem um ambiente favorável ao ensino, conferem ao usuário a possibilidade de personalização/interação do/com o ambiente de aprendizado, de desenvolvimento do conteúdo, de revisão didática e, até mesmo, de melhoria da interface.

CERTO. O conceito de e-learning (que corresponde a uma aprendizagem eletrônica) facilita a aprendizagem no ambiente virtual.

110 A gestão do conhecimento por meio da plataforma e-learning de código aberto Moodle aperfeiçoa a política de gestão do conhecimento a partir do uso de diversos recursos que permitem às organizações estender treinamentos, diminuir as limitações geográficas e aumentar o alcance de seu conteúdo, além de integrar e distribuir com mais dinamismo o conhecimento.

CERTO. A EaD é facilitada pelos recursos como Moodle e e-learning pois tiram diversas barreiras, como a geográfica e de tempo.

111 Os avanços tecnológicos propiciam novas possibilidades para o conhecimento nas organizações e, apesar da importância do contato pessoal e da colaboração para os processos de aprendizado organizacional, os melhores sistemas de informação e ferramentas de comunicação ainda dependem essencialmente dos inputs individuais.

ERRADO. Questão polêmica. Houve uma mistura de conceitos e informações.

Vamos desmembrá-la:

Os avanços tecnológicos propiciam novas possibilidades para o conhecimento nas organizações OK;

e, apesar da importância do contato pessoal e da colaboração para os processos de aprendizado organizacional, OK;

os melhores sistemas de informação e ferramentas de comunicação ainda dependem essencialmente dos inputs individuais. ERRADO.

Entendemos que o erro da questão está em afirmar que os melhores sistemas de informação dependem, essencialmente dos inputs individuais.

112 Gestão do conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos e favoráveis para uma organização.

CERTO. Questão tranquila. Dentre outras coisas, a gestão do conhecimento visa a aplicação de conhecimentos que favoreçam a organização.

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve

113 a construção do conhecimento voltada a constituir a consciência pessoal e totalizada, pois a realidade é una e supera os limites da fragmentação do conhecimento.

CERTO. A aprendizagem do indivíduo deve ser uma preocupação constante na construção do conhecimento.

114 o reconhecimento do paradigma de disjunção como o mais apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.

ERRADO. O projeto educativo pensado de forma interdisciplinar não deve considerar a separação do conhecimento. O envolvimento das disciplinas é essencial no contexto da interdisciplinaridade.

115 a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.

ERRADO. A questão pareceu bonita né? Cespe utilizou uma questão da Cesgranrio. Currículo rizomático. Ele não deve ser enxergado assim.

116 a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.

CERTO. A interdisciplinaridade tem esse viés de interação e junção.

Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica.

117 Na avaliação de treinamento embasada nos critérios, ou níveis, reação, aprendizado, comportamento e resultados, cada um desses critérios/níveis é indicador do sucesso no treinamento, não se podendo afirmar que haja correlação entre eles.

CERTO. Apesar de polêmica, “ a literatura especializada em T&D vem mostrando resultados inconsistentes no que tange ao relacionamento de variáveis de reações ao treinamento com medidas tradicionais”. Jairo Eduardo Borges-Andrade

118 As avaliações de treinamento têm especificidades que não podem ser mensuradas nos instrumentos e nas técnicas tradicionais. Apesar das dificuldades no desenvolvimento de instrumentos de mensuração no nível de aprendizagem, práticas avaliativas baseadas na intuição devem ser valorizadas.

ERRADO. Ainda de acordo com os ensinamentos de Jairo Borges, as avaliações de treinamento podem sim, serem mensuradas.

119 Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar.

CERTO. A interdisciplinaridade facilita a adequação da teoria à prática.

120 A avaliação de ações de capacitação implica a mensuração da aquisição de conteúdos ministrados em atividades de aprendizagem no trabalho e constitui parte do planejamento e do processo de ensino-aprendizagem.

ERRADO. A Banca considerou como errada porque a avaliação das ações não permite mensurar aquisição de conteúdos, visto que o púbico é diverso e vem como uma bagagem pessoal de conhecimento que pode influenciar no resultado e não inclui no processo ensino-aprendizagem.

Até mais, pessoal.

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Prof Fernanda Lima

Fabiana Firmino

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Fernanda Lima

Fernanda Lima

Pedagoga formada pela UnB - Universidade de Brasília, Especialista em Docência do ensino superior e atualmente estudante de Letras da UnB. Dedica-se ao ensino dos Conhecimentos Pedagógicos para Concursos após ter logrado êxito em diversos concursos como: orientação educacional, secretaria de Educação, Codevasf, BRB, Caixa Econômica. Foi empossada no Ministério da Justiça em 2009 quando logrou êxito no concurso para Pedagoga (5o lugar). Atualmente é empregada pública da Caixa Econômica Federal:)

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