Artigo

Comentários ISS-BH

 Prezados alunos,

Efetuei uma rápida análise sobre a prova de Raciocínio Lógico, Matemática Financeira e Estatística para Auditor Fiscal e Auditor Técnico do ISS/BH. Seguem meus comentários.

1. Raciocínio Lógico: as questões abordaram o conteúdo previsto, e bastante exercitado ao longo de nosso curso. Foram 3 questões de lógica proposicional/argumentação e uma sobre conjuntos. Os gabaritos fornecidos pela DOM CINTRA estão ok. Aqui não vislumbro recursos.

2. Matemática Financeira: 2 questões sobre o Sistema Price, que você poderia resolver utilizando a tabela de fator de valor atual fornecida. 1 questão sobre desconto e outra sobre taxa interna de retorno. Apesar de algumas imprecisões na redação, típica das provas de matemática financeira, entendo que as questões abordaram tópicos que estavam presentes no edital, com um nível de dificuldade compatível com o esperado. Os gabaritos fornecidos pela DOM CINTRA estão ok. Foram cobrados apenas assuntos que exercitamos bastante ao longo do curso. 

3. Estatística: aqui está a minha crítica (ou desabafo). De tantos assuntos interessantes a serem cobrados, a DOM CINTRA definitivamente não utilizou a prova de Estatística para prestigiar os alunos bem preparados. Na primeira questão foi exigida a mais difícil das fórmulas de cálculo do tamanho de amostra (aquela para variável nominal/ordinal e população finita). Também era preciso o aluno se lembrar que, para 95% de confiança, Z = 1,96, e que na ausência de uma proporção estimada, deve-se usar p = q = 0,5. Apesar da crítica, o fato é que este conteúdo foi exigido no edital e visto em aula. Já na segunda questão acredito que a DOM CINTRA "exagerou na dose", exigindo um conteúdo bem aprofundado sobre Regressão. A grande maioria das questões de concurso sobre Regressão restringem-se ao cálculo dos coeficientes da regressão linear simples, ou a algumas noções sobre regressão linear múltipla. A análise da variância do erro da regressão (onde seria tratada a heterocesdaticidade exigida na questão) é um conteúdo que em muito ultrapassa os limites da razoabilidade, na minha opinião.

Enfim, acredito que caiba um recurso alegando a falta de razoabilidade desta questão (que dificilmente é aceito pela banca). 

Permaneço a disposição para tirar dúvidas específicas sobre as questões. 

Saudações,
Arthur Lima
 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.