Artigo

Arquivologia para Concursos Públicos

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Ricardo Campanario, sou professor de Arquivologia para concursos públicos do Estratégia Concursos e estou aqui para falar um pouco sobre como se preparar para as provas de Arquivologia que você vai enfrentar a partir de 2020.

Vamos juntos percorrer esse caminho aqui no Estratégia! Siga nossas recomendações pois você está no lugar certo para gabaritar a sua prova. Vai por mim!

A Matéria

Bem, Arquivologia (ou Arquivística – são sinônimos e isso cai!) não é uma matéria complexa. É sim muito trabalhosa para estudar, cheia de conceitos e detalhes, mas quem se dedica e segue o caminho indicado tem grande chance até mesmo de gabaritar a prova.

As matérias em Arquivologia estão todas entrelaçadas. Você vai notar isso claramente ao longo do curso. Parece que estamos em um eterno vai e vem entre os temas. É muito comum inclusive, que em uma pergunta o examinador cobre vários temas no enunciado ou nas diferentes alternativas.

E, sabe de uma coisa? Isso é ótimo! Você vai ver como ao longo do curso isso joga a favor do candidato e ajuda demais a entender os conceitos e, sobretudo, a resolver questões.

O Mercado

Como contexto externo, importante lembrar que a atividade arquivística em geral vem ganhando relevância na sociedade.

Leis que garantem o acesso à informação, a proteção dos dados e a transparência, além da criação de ouvidorias e de sistemas de informação ao cidadão já não são mais novidades. Os órgãos públicos estão tendo que se adaptar a este novo cenário de maneira muito rápida.

A gestão de legados documentais gigantescos também representa custos e desperdício de recursos públicos. Isso cada vez mais vem demandando esforços das entidades públicas em busca de soluções definitivas que deem mais eficácia e eficiência ao processo. Falaremos muito disso nas aulas!

A digitalização de tudo isso, inicialmente dos sistemas de controle e, mais recentemente, dos próprios documentos, tem tornado o processo mais ágil e eficiente. Porém, esse contexto exige o surgimento de um novo profissional, que ainda não está trabalhando nas instituições que dele necessitam.

E essa é a grande oportunidade que vamos trabalhar juntos. Essas posições logo serão ofertadas ao mercado por meio de concursos e você vai estar pronto(a) para elas.

O curso certamente toca, e bastante, na gestão arquivística digital que já é um dos temas mais cobrados em Arquivologia para concursos públicos. (veja no Raio-X mais adiante).

Os Concursos

A cobrança do tema Arquivologia para concursos públicos hoje está concentrada em provas específicas para posições de arquivistas ou demais responsáveis por atividades de arquivos e/ou administrativas. Está também espalhada por inúmeras provas de tribunais e órgãos diversos, sobretudo municipais e estaduais, que também cobram esse conhecimento para alguns cargos disponíveis.

Dessa forma, o universo do qual estamos falando vai de cargos específicos de arquivista até posições diversas em prefeituras, conselhos, fundações, institutos de previdência, universidades, etc. Todos exigem algum conhecimento em Arquivologia, em diferentes escalas. Isso a gente vai dosar aqui no curso, caso a caso.

Veja abaixo que fiz um Raio-X da matéria. Para isso analisei 80 editais de provas de Arquivologia em todo o Brasil aplicadas ao longo de 2018 e 2019. São 22 para cargos específicos de arquivista e outras 58 para outros cargos, que cobravam o conhecimento de Arquivologia em alguma escala.

Temos provas das 5 regiões do país, de dezenas de bancas e de todos os níveis. Isso nos dá uma visão geral do que é cobrado, para que possamos criar uma estratégia de estudo. Vamos conhecer esse cenário:

Arquivologia para concursos públicos

Note que a cobrança é bastante pulverizada entre os temas. E agora? O que fazer?

O Plano

Se fizermos um filtro para escolher as principais temas cobrados em Arquivologia para concursos públicos, podemos dizer que Introdução a Arquivologia (são os conceitos e princípios) + Ciclo Vital e Funções Arquivísticas (temos aqui a famosa Teoria das 3 Idades) + Gestão de Documentos & Arquivo Corrente respondem juntas por cerca de 35% de tudo que é cobrado em prova, ou seja, mais de 1/3.

Aí você pergunta: “Ah, então dá para estudar só isso?”. E eu digo: “Não, infelizmente…E os outros 2/3?”. Diferentemente de outras matérias, mesmo que você gabarite tudo que cair desses temas, se você ignorar o resto não terá um bom aproveitamento nas demais questões. Isso jogará seu resultado lá para baixo. Não siga esse caminho.

O necessário é um curso equilibrado e focado, que contemple tudo, na medida certa. Nem mais, nem menos. Sem desperdício e minimizando riscos.

O curso de Arquivologia para concursos públicos

Levando esse cenário em consideração montei um curso com 13 aulas contemplando cada um dos principais temas cobrados em prova. 7 já estão disponíveis no site. A aula 00 é gratuita! Não perca tempo. Visite a página do Curso Completo de Arquivologia! Até final de março você terá 100% do material pronto.

A ideia é ter um curso objetivo, com linguagem clara e composto por aulas escritas e vídeo aulas, que serão disponibilizadas a partir de Janeiro. São métodos complementares, formando um mix ideal.

Ao longo das aulas, além de estudarmos todos os temas cobrados ao longo dos últimos 2 anos, discutiremos em detalhes mais de 600 questões reais, ilustrando os casos mais cobrados, pegadinhas e questões clássicas de prova.

Ao final de cada aula entrego a você ainda um resumo (sempre com 2-3 páginas), permitindo que ao final do curso você junte todos eles – ou mesmo imprima – e tenha um mini livro de 30-40 páginas com tudo que interessa para a prova. Leve ele debaixo do braço ou no celular/tablet e estude sempre que sobrar um tempinho!

Além disso teremos acesso direto por e-mail e mídias sociais.

Posso passar várias dicas de priorização, organização e revisão, visto que já estive no seu lugar antes de virar Auditor Fiscal do Estado de São Paulo, em 2013. Hoje sou responsável pela supervisão de um time que, entre outras coisas, gerencia milhões de documentos tributários que temos em todas as nossas 18 Delegacias Regionais Tributárias do Estado, além da Sede, na Capital.

A Ação

É isso. No mais, convido para conhecer a aula demonstrativa do curso Aula 00 e, por favor, me diga o que achou para que possamos sempre melhorar o produto em função da sua opinião. É assim que funciona o Estratégia. E você não poderia estar fora dessa!

Bom saber que você está por aqui conosco e, se chegou até o final da leitura, é porque está interessado no tema! Espero encontra-lo(a) breve nessa jornada. Vamos em frente!

Abs,

Prof. Ricardo Campanário

Instagram: @ricardocampanario

Curso de Arquivologia para concursos públicos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ricardo, Acabei de ler isso no seu material: "- Os valores primários do documento são aqueles relacionados ao seu caráter legal, probatório e informativo. Comprovam direitos e deveres, sejam eles individuais ou coletivos. - Os valores secundários, por sua vez, relacionam-se ao papel histórico e cultural do arquivo, ...." Fiquei com MUITA dúvida, pois tenho lido em vários exercícios o valor SECUNDÁRIO mais associado aos valores informativo e probatório". (comprovação de direitos)
    Patrícia em 06/01/20 às 20:02
  • Campanário. Muito legal o seu material como fonte rica de informações para concurso. Também fiz ESPM. Sou professora e estou estudando Arquivologia para a prova que vou prestar. Tenho alguma noção, pois já estudei Museologia. Tenho uma pergunta que não quer calar, não sei se pode me ajudar: existe protocolo que divide suas atividades em dois setores? Por exemplo, um para classificar e distribuir/expedir e outro para arquivar e redistribuir (empréstimos)?
    Patricia em 06/01/20 às 19:54