Artigo

Arquivologia DNIT

Olá, pessoal!

Como foram na prova do DNIT? Eu analisei as questões de Arquivologia e farei um breve comentário a respeito. Verifiquei todo o conteúdo da prova foi abordado, tanto a de nível médio, quanto a de nível superior. 
A primeira prova possui uma questão a qual podemos recorrer dela. A questão 86 (provas objetivas 1 e 2), para técnico administrativo, admite duas respostas. Os documentos podem ser classificados tanto pela função, quanto pelo tema. Desta forma, as letras A e E estão corretas. 
Como exemplos, podemos citar o Código de Classificação das Atividades-Fim e Meio do CONARQ, que utiliza o Método Dewey e a classificação por temas ou assuntos. 
Já a prova de nível superior apresentou um nível de dificuldade maior. As queixas dos candidatos não são desprovidas de razão, pois a ESAF pesou a mão ao cobrar o conteúdo programático e não elaborou bem as questões.
Além disso, verifiquei que poderemos recorrer de duas questões, que foram marcadas indevidamente pela banca organizadora. A questão 41 foi marcada como a letra C, mas é a letra E.
Já a questão 44 também pode ser recorrida, pois a ESAF utiliza um princípio que nós não utilizamos na vida real. O princípio da pertinência já foi efetivamente explicado nas aulas e ele é contrário ao princípio da proveniência. Já o princípio da ordem original está de acordo com a teoria arquivística. Respeita-se a ordem de classificação dos documentos, mesmo após as baixas decorrentes da tabela de temporalidade.
A questão 47 é a letra E também, ou seja, a tramitação. Para que o documento saia de uma seção para outra, ele teria que ter sido registrado. A operação envolvida na questão é a tramitação.
Espero ter ajudado a vocês. Continuemos juntos na luta!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.