Artigo

Resumo de arquitetura de software

No artigo de hoje vamos fazer um resumo de arquitetura de software para você!

Resumo de arquitetura de software

A arquitetura de software é um dos principais fundamentos para o desenvolvimento e a execução de um software. Desse modo, ela define o modo como o software é dividido em componentes e como esses componentes cooperam uns com os outros.

Além disso, a arquitetura de software fornece a estrutura para suportar o projeto, a implementação, o teste e a manutenção de um sistema de software.

No seu livro “Uma Introdução à Arquitetura de Software”, David Garlan e Mary Shaw destacam que a arquitetura de software é um nível de design que busca ajudar programadores a resolverem a complicada tarefa de lidar com a complexidade da construção de sistemas de software. Assim, eles focam na previsibilidade, controle e gerenciamento dos sistemas desenvolvidos.

Portanto, a arquitetura de um sistema de software descreve como seus principais componentes se interconectam e interagem uns com os outros. Assim, estes componentes se relacionam entre si e se integram aos outros subsistemas relevantes por meio de interfaces definidas.

Logo, a arquitetura define como os componentes interagem, sendo extremamente importante para determinar a confiabilidade e o funcionamento correto do sistema.

Importância da arquitetura de software

À medida que o software aumenta em tamanho e complexidade, o desafio para projetar uma arquitetura que possa gerenciar eficientemente os componentes envolvidos se torna uma tarefa crucial.

Dessarte, esta arquitetura deve oferecer a capacidade de gerenciar facilmente bancos de dados complexos, estruturas de dados e algoritmos avançados, permitindo assim o acesso e a manipulação dos dados necessários.

Neste processo, deve-se prestar atenção aos protocolos de comunicação, aos papéis e responsabilidades definidos para as partes envolvidas e à forma como está sendo controlada a execução das tarefas.

Desse modo, a arquitetura de software é essencial para o desenvolvimento de um sistema de software robusto, seguro e escalável.

Sendo assim, a arquitetura define a estrutura, o comportamento e o relacionamento entre os componentes de um sistema de software.

Ademais, a arquitetura de software permite que os designers criem códigos que sejam fáceis de manter e melhorar, evitando erros e maximizando o desempenho. Outrossim, uma arquitetura bem desenvolvida é crucial para construir aplicações que sejam facilmente integradas com os demais sistemas.

Benefícios de uma boa arquitetura de software

Como falamos, implementar uma arquitetura de software traz inúmeros benefícios para o sistema, como:

  1. Escalabilidade: um software arquitetado permite que sejam feitas alterações e expansões graduais e escaláveis, sem ocasionar repercussões negativas em áreas importantes. Assim, a arquitetura de software facilita os processos e evita atrasos em cronogramas e bugs posteriores;
  2. Performance: a arquitetura do software tem um maior desempenho com os recursos corretamente alocados entre suas partes componentes. Assim, uma arquitetura bem definida permite que as demandas sejam respondidas da forma mais prática possível, tendo total capacidade de lidar com um volume de dados maior;
  3. Reuso: muitos dos componentes de software podem ser reutilizados para agilizar e facilitar o desenvolvimento e manutenção do produto final;
  4. Flexibilidade: com uma estrutura modular, o software pode ser facilmente adaptado à proporção que as necessidades ficam mais complicadas;
  5. Robustez: o software bem arquitetado tem melhor resistência a falhas, já que os seus elementos individuais podem ser substituídos sem interromper o funcionamento primário do sistema;
  6. Teste: um software bem arquitetado possibilita testes unitários para a execução de testes regressivos. Isso possibilita a redução de muitos dos erros presentes no software.

Qual a função de um arquiteto de software?

O arquiteto de software é responsável por aprimorar o processo de desenvolvimento de software, criando e ajustando os componentes necessários, a estrutura geral e a arquitetura global do produto.

Desse modo, o arquiteto de software tem que ter uma visão de cima, entender como os diferentes componentes do software devem trabalhar juntos, e também atuar na construção e revisão de software.

Além do mais, o arquiteto de software também é o responsável por escolher as tecnologias apropriadas, gerenciar problemas complexos de desenvolvimento necessários para criar o software e conduzir as reuniões necessárias entre os desenvolvedores do software, designers, gerentes de projeto e outros membros da equipe.

Conclusão – Resumo de arquitetura de software

Como falamos, a arquitetura de software é um dos principais fundamentos para o desenvolvimento e a execução de um software, ela define o modo como o software é dividido em componentes e como esses componentes cooperam uns com os outros.

Nesse sentido, a arquitetura de um sistema de software descreve como seus principais componentes se interconectam e interagem uns com os outros, como esses componentes se relacionam entre si e se integram aos outros subsistemas relevantes por meio de interfaces definidas.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@prof.elizabethmenezes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_software

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.