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Administração para o concurso ITEP-RN – resumo e análise.

Fala, estrategista! Tudo bem? No artigo de hoje trataremos sobre a parte de Administração para o concurso ITEP-RN (Instituto Técnico-Científico e Perícia – ITEP/RN) para o cargo de Assistente Técnico Forense – Administração. Buscaremos trazer a forma de cobrança do Instituto AOCP dentro dos tópicos mais cobrados.

Faremos da seguinte forma: neste artigo, trataremos da parte de Administração Geral. No próximo artigo, faremos a análise da parte de Gestão Pública, sempre buscando traçar o perfil da banca.

Não deixe de acessar a página do concurso ITEP-RN aqui no Estratégia Concursos, onde é feita uma análise mais completa sobre os detalhes do concurso.

Acesse, também, o edital do concurso, com todas as informações do certame.

Sobre a disciplina de Administração, o edital nos traz o seguinte conteúdo programático:

  1. Administração Geral e Gestão Estratégica: Administração: conceitos e objetivos; Níveis hierárquicos e competências gerenciais; Processo Administrativo: planejamento, organização, direção e controle; Gestão estratégica: conceitos, modelos, formulação e implementação; Gestão por resultados. Organização, Sistemas e Métodos: Sistemas administrativos; Sistemas de informações gerenciais; Estrutura organizacional; Departamentalização; Linha e assessoria; Atribuições das unidades organizacionais; Delegação, centralização e descentralização; Amplitude de controle e níveis hierárquicos; Metodologia de levantamento, análise desenvolvimento e implementação de métodos administrativos; Técnicas de representação gráfica; Formulários; Arranjo físico; Manuais administrativos; Controle e avaliação; Desenvolvimento organizacional; Gestão de Processos.

A seguir, faremos a análise dos tópicos mais importantes de Administração para o concurso ITEP-RN, sempre buscando compreender os conceitos mais importantes para o Instituto AOCP.

Administração: conceitos e objetivos

Iniciando a análise dos tópicos de Administração para o concurso ITEP-RN, falaremos sobre alguns conceitos importantes da Administração. Neste tópico, é importante estudar, também, as Teorias Administrativas e os papéis e habilidades do administrador.

Sobre esses conceitos de Administração, veremos abaixo como o Instituto AOCP costuma cobrar tais conceitos:

Prefeitura de Novo Hamburgo (2020)

“Assinale a alternativa que apresenta o conceito básico de administração que é um sistema humano, social e cultural que, através da cooperação, recursos, normas estabelecidas e divisão de tarefas, realiza atividades com o objetivo de alcançar objetivos comuns ou compartilhados.

A) Gerenciamento.

B) Administração.

C) Organização.

D) Estruturação.

E) Coordenação.”

O gabarito é a letra C. Primeiramente, é importante conceituar Administração. Conforme Chiavenato, administrar pode ser definido como o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a utilização de um determinado conjunto de recursos para o alcance de determinados fins.

Obviamente, uma pessoa pode administrar em diversos contextos. Veja, isso se aplica à preparação para concursos, o concurseiro administra seus recursos dentro do processo supracitado. No entanto, nosso alvo é a administração das organizações.

E o que seria organização? Temos dois possíveis significados. Em primeiro lugar, é uma das funções do processo administrativo, em que são alocados os recursos da organização, é feita a divisão de tarefas e responsabilidades, além de ser determinada a estrutura organizacional.

O segundo significado, que é o foco da presente questão, é “organização” como um agrupamento social que se reúne para atingir objetivos comuns. Perceba que este conceito vai ao encontro do que está proposto no enunciado, o que justifica o gabarito da questão.

Nesse sentido, a organização como agrupamento social “ganha vida”. De certa forma, podemos falar que as organizações (agrupamentos sociais) são o objeto de estudo da Administração.

Administração: Processo administrativo

ITEP – RN

Seguindo com a nossa análise de Administração para o concurso ITEP-RN, trataremos sobre o processo administrativo. Trata-se de tema fundamental para qualquer concurso que cobre Administração.

Sugerimos, pois, a leitura do nosso Guia Definitivo sobre as Funções do Processo Administrativo para concursos, para um resumo mais completo sobre o tema.

No comentário da questão seguinte, analisaremos como a banca cobra o conteúdo:

Prefeitura de Betim (2020)

“Planejar é considerado como uma função da Administração. Assinale a alternativa correta acerca desse conceito.

A) Henri Fayol foi o idealizador dessa teoria.

B) Planejar significa coordenar ou articular as diferentes partes do trabalho.

C) Frederick Taylor foi o idealizador dessa teoria.

D) Taylor contou com o auxílio de dois especialistas para o desenvolvimento dos seus estudos sobre esse conceito da Administração.

E) Planejar significa organizar, no sentido restrito de instrumentar.”

O gabarito é a letra A. Primeiramente, lembremos quais são as funções do processo administrativo:

  • Planejamento: função em que a organização planeja suas metas e objetivos, analisa as condições futuras e escolhe um curso de ação.
  • Organização: função em que são alocados os recursos, divididas as tarefas e responsabilidades, e definida a estrutura organizacional.
  • Direção: função responsável por conduzir os trabalhos, designando e orientando as pessoas.
  • Controle: função em que são definidos os padrões de desempenho e feitos o monitoramento e a avaliação.

Importante frisar que as funções como hoje conhecemos são fruto da Teoria Neoclássica. Seus primórdios remontam à Teoria Clássica, com Fayol, que trabalhou em cima de 5 funções: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

Lembre-se de que Fayol é um dos principais expoentes da Teoria Clássica, enquanto Taylor é o pai da Administração Científica. Leia nosso artigo sobre as teorias administrativas, cujo link está no tópico anterior, para mais detalhes.

Amplitude de controle e níveis hierárquicos

Neste tópico do nosso resumo de Administração para o concurso ITEP-RN, falaremos sobre amplitude de controle e níveis hierárquicos, assuntos afetos à estrutura organizacional.

De início, sugerimos a leitura dos nossos Guias Definitivos de estruturas organizacionais para concursos e tipos de departamentalização para concursos.

Vejamos a forma de cobrança da banca na questão a seguir:

UFPB (2019)

“Assinale a alternativa que apresenta o elemento presente na função de organização, em que permite a tomada de decisões quanto à quantificação do número de subordinados, que estão sob a responsabilidade de cada administrador.

A) Amplitude de controle.

B) Cadeia de comando.

C) Especialização do trabalho.

D) Departamentalização.

E) Descentralização.”

O gabarito é a letra A. Perceba, o enunciado quer saber, de forma simplificada, o conceito que traduz “quantos subordinados estão sob a responsabilidade de cada gestor”. Isso nos leva ao conceito de Amplitude de controle.

Sobre isso, importante frisar que quanto mais subordinados estiverem sob o controle de um gestor, maior a amplitude de controle, e, quanto menos subordinados estiverem sob o controle de um gestor, menor a amplitude.

Além disso, os estudos sobre amplitude organizacional atuam no sentido de compreender quantos subordinados um determinado gestor teria a possibilidade de dirigir de forma eficiente e eficaz.

Administração – Cultura organizacional

No último tópico desta análise de Administração para o concurso ITEP-RN, escolhemos tratar do tema “cultura organizacional”, por ser um tema que a banca costuma abordar em suas provas.

Vejamos detalhes da forma de cobrança da banca na questão abaixo:

IBGE (2019)

“É um padrão de pressupostos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como uma maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas. O enunciado refere-se

A) ao programa de integração de novos membros.

B) ao clima organizacional.

C) à cultura organizacional.

D) à gestão de pessoas.

E) ao treinamento de competências.”

O gabarito é a letra C. A cultura organizacional costuma ser descrita, por alguns autores, como a “personalidade da organização”. Perceba, o enunciado fala em “pressupostos básicos compartilhados por um grupo”. Isso significa que um determinado agrupamento social (lembra do conceito de organização trazido em tópico anterior?) possui determinadas crenças, valores e hábitos compartilhados entre seus membros.

Assim, a cultura organizacional reflete a forma pela qual determinada organização se porta frente a inúmeros contextos, sejam eles externos ou internos. A cultura deve, ainda, ser transmitida aos novos membros da organização, de forma que a “personalidade” organizacional se perpetue ao longo do tempo.

Se quiser mais detalhes sobre o tema, leia nosso artigo sobre cultura organizacional para concursos.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso resumo de Administração para o concurso ITEP-RN. Utilize-o para suas revisões, em conjunto com o material teórico e com a resolução de muitas questões sobre os temas aqui propostos.

Não deixe de conferir, também, os outros resumos propostos ao longo deste artigo, para fins de aprofundamento dos estudos. No próximo artigo, analisaremos a parte de Gestão Pública.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Referências:

Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Idalberto Chiavenato – 7. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

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