Artigo

A dificuldade de iniciar o parágrafo de introdução de um texto dissertativo

Quantas e quantas vezes alunos me procuram no Facebook ou por e-mail afirmando que até tem facilidade em inserir as ideias-chave dos argumentos, porém apresentam dificuldades em introduzir o texto. Ou pelo menos, demoram muito na introdução e isso compromete o tempo de execução final de prova.

Para ser eficaz nisso, moçada, primeiramente, devemos treinar bastante: é claro! Há várias técnicas para que você introduza bem e rápido um texto: a mais utilizada é a técnica da indicação dos argumentos já na introdução. Essa indicação deve ser precedida de uma tese, a qual é a opinião do autor sobre o tema.

Assim, digamos que devemos realizar uma redação sobre o seguinte tema:

Matriz energética no Brasil: planejamento estratégico

Para introduzirmos o texto sem muita demora, basta inserirmos as palavras-chave do tema como tese. Nela devemos informar a relevância do tema. Em seguida indicamos quais são as ideias-força, isto é, os argumentos que baseiam o texto. Veja uma ideia:

A matriz energética é uma preocupação de todo governo responsável e realmente voltado à evolução socioeconômica de uma nação. No Brasil, demanda-se um planejamento estratégico combinando disponibilidade de matéria-prima, potencial energético e sustentabilidade.”

Note que a tese retomou as palavras-chave do tema e isso evita que você fuja ao pedido da questão. Além de apontarmos a relevância do tema, devemos indicar os argumentos a serem analisados nos próximos parágrafos, como ocorreu na enumeração das seguintes expressões: “disponibilidade de matéria-prima”, “potencial energético” e “sustentabilidade”.

Logicamente não é só esta a forma de se introduzir o texto, mas ela é bem prática e evita que você perca tempo na execução de sua prova. Treine isso! Recorte temas de assuntos relevantes e produza parágrafos de introdução! Isso lhe dará agilidade e confiança para a prova.

Quer saber mais?

Aguarde nossos cursos!

Um grande abraço!

Professor Décio Terror – Língua Portuguesa e Discursivas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada pelas valiosas dicas, professor!
    Monique Assis em 21/07/16 às 05:29
  • mestre,gostaria de saber se sr.presta consultoria de discursivas,pois vou fazer o concurso do iss/rj e neste cai. um abraço
    mario em 14/09/15 às 08:43
  • Boa sorte, Prof. Dècio.Tudo de bom no Estratégia.
    sergio moacir em 11/09/15 às 21:08
  • Olá Professor! Olha, aprendi mais com teu pequeno comentário do que com toda a aula que tive no curso de redação. Parabéns, sabes dizer ao concurseiro aquilo que ele precisa, que é, fazer... Que seja profícua tua chegada, e longa a permanência... Abraço Ricardo
    Ricardo em 11/09/15 às 19:34
  • Olá, Bel, Sebastião, Bruno e Henrique Andrade!!!! Agradeço pelas palavras! Realmente estou muito feliz nesta nova casa! Em breve lançaremos muitas coisas boas! Um abraço a todos!
    Professor Décio Terror em 09/09/15 às 20:40
  • Excelente professor. Espero que lance cursos voltados para a ESAF.
    Henrique Andrade em 08/09/15 às 20:33
  • Mto boa essa técnica, já utilizei em um concurso no qual fui aprovado. Abraços!!!
    Bruno em 08/09/15 às 17:24
  • Ótima dica, também sofro desse mal. Mesmo turbinado de ideias demoro muito tempo pra iniciar o texto, vou aplicar essa dica preciosa.
    Sebastião em 08/09/15 às 07:59
  • Prof. Décio, muito legal vê-lo aqui no estratégia. Seja bem-vindo! =) Abraço
    Bel em 07/09/15 às 07:34