Artigo

Concursos de Engenharia Mecânica: Importância da resolução de questões

Fala ENGENHEIROS(AS), tudo certo? Neste artigo irei abordar como normalmente são as questões de concurso de engenharia mecânica, com um raio X da Banca CESGRANRIO, organizadora de concursos da Petrobras e também, qual a importância da resolução de questões durante a sua preparação.

Se você está aqui é porque você é um(a) concurseiro(a) e/ou certamente está interessado em se tornar um(a) concurseiro(a). Estou certo? Se sim, não deixe de ler este artigo até o final. Você não irá se arrepender!!

Antes de entrarmos no assunto principal, gostaria de deixar aqui minhas redes sociais para que você possa me acompanhar e conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho.

INSTAGRAM – @profjulianodp

TELEGRAM – profjulianodp

Agora vamos ao que interessa!

Questões de Concursos de Engenharia

Como sabemos, na engenharia estudamos tanto assuntos teóricos, sem a presença de equações, quanto assuntos onde ocorre uma enxurrada de fórmulas nas nossas cabeças. Em provas de concursos de engenharia mecânica não é muito diferente, pois aparecem questões simplesmente teóricas e questões onde conhecimento de equações e habilidades matemáticas são exigidas.

Me arrisco a dizer, que as questões onde cálculos são exigidos são mais presentes, afinal estamos em um ramo das ciências exatas, certo?! Acredito que até aqui você está concordando comigo. :) Além disso, não parece que há diferença entre questões de concursos e as provas realizadas durante a nossa faculdade, mas acredite, ela existe!

Diretamente falando, a grande diferença, em relação a graduação, está no fato de que as questões de concursos de engenharia mecânica são muito mais diretas e objetivas. Em outras palavras, em 99% dos casos você não será sujeitado a deduções de equações ou a utilização de métodos matemáticos complexos para a resolução das questões de prova. Na verdade, você precisará conhecer a equação, as hipóteses a serem assumidas de acordo com a questão e MUITA habilidade com operações matemáticas básicas, pois além da necessidade de acertar o gabarito você precisa ser rápido para vencer toda sua prova.

Aqui que entra uma das grandes vantagens da resolução de questões durante sua preparação. Nos PDFs, dentro do curso regular de engenharia mecânica, existem diversas questões, devidamente selecionadas para ajudar na compreensão dos assuntos. Elas são muito importantes, principalmente se você é um aluno ou uma aluna que está começando a trilhar seu caminho nos mundos dos concursos. Além do fato de você começar a se familiarizar com o formato de questões de provas, você estará desenvolvendo suas habilidades matemáticas para não sentir falta da calculadora durante a prova. É isso mesmo, você NÃO poderá utilizar calculadora na sua prova.

Caso você esteja em um nível intermediário de estudos, com uma carga moderada de conhecimentos adquiridos, a resolução de questões, além das disponíveis no PDF, poderá ser uma grande aliada.

Se você já conhecer a banca do certame que você deseja prestar, ao praticar a resolução de questões desta, com toda certeza irá perceber que há uma tendência de cobrança da banca para determinados assuntos e nível de aprofundamento.

Raio X banca CESGRANRIO

Vejamos a análise que realizei sobre a cobrança de determinados assuntos em provas passadas da banca CESGRANRIO.

Note que pela análise do gráfico a banca apresenta um estilo próprio onde questões relativas a ciências dos materiais, ensaios dos materiais, tratamentos térmicos são muito presentes. Além destes, os assuntos de mecânica dos fluidos, máquinas de fluxo, hidráulica, pneumática, termodinâmica e máquinas térmicas são muito recorrentes nas provas da banca.

Pelo perfil da banca CESGRANRIO, se dedicar em um estudo pré-edital, na resolução de questões de temas como desenho técnico, gerenciamento de projetos e até mesmo sobre metrologia e instrumentação, pode ser substituído pelos temas mais cobrados, não concorda? No entanto, não estou dizendo que você não deverá estudá-los.

O que eu quero dizer com isso é que ambientar-se com as características de cobrança da banca alvo é uma boa maneira de encurtar o caminho para a sua tão sonhada aprovação.

Dicas para resoluções de questões

Agora vou elencar aqui dicas de ações que você pode tomar na hora de estudos via resolução de questões que com certeza irão fazer você elevar seu nível de estudos:

  • Resolva questões antes de iniciar seus estudos visando encontrar as suas dificuldades previamente. Afinal, durante sua graduação você já deve ter tido contato com a maioria dos assuntos.
  • Ao conhecer a provável banca organizadora do concurso que você deseja prestar, resolva muitas questões dela, para se ambientar como os temas são cobrados.
  • Anote o percentual de acerto para criar um parâmetro de desempenho no avanço dos seus estudos.
  • Se estiver em um nível intermediário ou avançado de estudo resolva questões com os objetivos de testar seus conhecimentos e de revisar tudo que já estudou.
  • Busque sempre ler os comentários das questões e não deixe de saber o motivo pelo qual as alternativas estão incorretas também. Não busque apenas pela alternativa correta.
  • Monte seu caderno de questões conforme os filtros disponíveis no sistema questões explorando exatamente os assuntos de determinado momento de seus estudos.

Caros engenheiros (as), percebam que há muitas vantagens na resolução de questões na sua preparação para concursos de engenharia mecânica. Com certeza, além das citadas neste artigo, existem muitas outras, que você pode encontrar em artigos de outros professores ou coachs aqui no blog do Estratégia. Caso esteja interessado, não deixe de procurar.

Sistema de Questões do Estratégia

Para finalizar, brevemente, gostaria de explicar o que é um sistema de questões e falar um pouco sobre o sistema de questões que o Estratégia Concursos irá lançar no dia 18/5, às 10h.

Um sistema de questões é uma plataforma em que milhares de questões de concursos passados estão disponíveis com seus gabaritos. Para você ter uma ideia, o Sistema de Questões do Estratégia terá na data de seu lançamento mais de duas milhões de questões cadastradas, dentre as quais, mais de 700 mil estarão comentadas por professores.

Dentro do sistema de questões do Estratégia você poderá contar com diversos filtros, para montar o seu caderno de questões. Por exemplo, você notou que está precisando resolver mais questões de engenharia mecânica da banca CESGRANRIO sobre máquinas térmicas. Você irá conseguir montar exatamente este caderno e claro terá questões comentadas a respeito, inclusive em vídeo.

Prof. Juliano, eu já resolvi todas as questões sobre mecânica dos fluidos da banca XXXX, organizadora do concurso que irei prestar e, não há outra banca com perfil parecido com ela, como faço agora? Muito simples, o Sistema de Questões do Estratégia irá contar com questões inéditas, elaboradas pelos professores, para lhe proporcionar a melhor experiência na solução de problemas.

Lançamento do Sistema de Questões do Estratégia – 18/05, às 10h

É isso, prezado(a) engenheiro(a)!! Se você chegou até aqui em sua leitura tenho certeza que você irá enxergar no estudo via questões um diferencial em sua preparação. Deixo também o convite para que no dia 18/5, às 10h, você esteja presente no lançamento do SQ do Estratégia Concursos.

Haverá muitos benefícios para aquisição de pacotes do SQ e também de assinaturas ilimitadas. Não deixe de assistir ao vivo! Segue o link para você se inscrever e ser notificado na data para não esquecer.

Lançamento Sistema de Questões – Estratégia Concursos

Também, deixarei aqui, o link do nosso curso regular de Engenharia Mecânica para que você possa conhecê-lo.

Curso Regular Engenharia Mecânica

Forte abraço! Bons estudos!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.