Artigo

Engenharia Florestal para concursos públicos

Olá, concurseira e concurseiro! Tudo bem? Se você busca informações sobre Engenharia Florestal para concursos públicos e deseja se preparar para conseguir sua aprovação, este texto é para você!

Eu sou a professora Monik Begname, Engenheira Florestal, graduada e mestra pela Universidade Federal de Lavras e possuo anos de experiências acadêmicas.

Tendo como base todo caminho que percorri como aluna e professora, é com imenso prazer que eu apresento o Curso Regular de Engenharia Florestal para concursos. Sou a responsável pela elaboração do conteúdo e estou trabalhando bastante para produzir o melhor, o mais completo e didático material para vocês!

Nosso curso foi elaborado visando atender aos assuntos mais relevantes e incidentes em provas de concursos. Para tal, fiz um levantamento dos editais dos anos de 2017 a 2019 para sabermos os assuntos que são mais pedidos e, feito isto, realizei uma análise dos conteúdos que são mais recorrentes nas provas.

É importante destacar que há uma diversidade grande de assuntos nos editais da área de Engenharia Florestal. Por isso, alguns conteúdos não foram considerados por apresentarem uma incidência muito baixa (menor que 10%). Contudo, isso não significa que você possa negligenciá-los.

Quais os assuntos são mais cobrados em provas para engenheiros florestais?

A seguir, evidencio a ocorrência de assuntos mais recorrentes em provas para o cargo de engenheiro florestal. Vejamos:

Engenharia Florestal para concursos públicos

Das 20 provas analisadas, percebam que temos 4 temas bastante recorrentes:

  • Ecologia Florestal;
  • Dendrometria;
  • Sementes, produção de mudas e viveiros florestais;
  • Silvicultura:  Implantação e condução de povoamentos florestais;

Notem que em 85% delas há pelo menos uma questão de ecologia florestal. Dendrometria também apresenta elevada incidência, estando presente em 80% das provas. Desse modo, por serem assuntos recorrentemente cobrados, esses devem ser priorizados em seus estudos.

Quais assuntos possui o maior número de questões?

Na análise das 20 provas anteriores, 370 questões foram classificadas, conforme seu assunto. Dessas, 47 (13%) foram de ecologia florestal e 41 de viveiros florestais. Na tabela abaixo, você poderá fazer uma análise melhor da porcentagem de questões por assunto.

Percebam que Ecologia Florestal, Dendrometria, Viveiros Florestais, Silvicultura e Tecnologia e utilização de produtos florestais totalizam quase 50% das questões.

Engenharia Florestal para concursos públicos

Nosso material de Engenharia Florestal para concursos públicos

No curso regular de Engenharia Florestal para concursos públicos teremos 13 aulas, as quais conterão livros digitais (PDF) e videoaulas em que irei abordar todo o conteúdo necessário de forma clara e objetiva.

Além disso, haverá questões comentadas para reforçar a sua preparação e, se você precisar, estarei disponível no fórum de dúvidas para auxiliá-lo.

Quer conhecer um pouco do nosso curso? Então, acompanhe nossa primeira aula! O material está disponível gratuitamente para download. É só clicar no link a seguir. ;)

Um forte abraço!

Prof. Monik Begname.

Instagram: @profmonikbegname

Curso de Engenharia Florestal para concursos públicos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.