Artigo

Gabarito PRF – Correção de Informática

Meus queridos guerreiros, independente do resultado de cada um todos vocês já merecem os meus parabéns, tenho certeza de que cada um deu o seu melhor de si, tenha sido ou não suficiente sei que se esforçaram ao máximo e obviamente uns saem vitoriosos e outros não, concurso público é assim, onde os aprovados são aqueles que perseveram.

Mas sem delongas, vamos ao que interessa, a correção das questões:

A questão 29 tem o gabarito correto, por meio de aplicações de acesso remoto (telnet, ssh, teamviewer) é possível acessar e controlar computadores a distância, independente da localização, afinal a Internet é uma rede que liga todos os continentes, sendo que para isso é sem dúvida necessária a conexão com a rede.

A questão 30 versa sobre os protocolos cobrados pelos principais navegadores, os navegadores atuais suportam HTTP, HHTPS, FTP, FILE e MAILTO. O SMTP é suportado pelos clientes de correio eletrônico como o Outlook e Thunderbird, assim como o NNTP que era usado nos serviços de notícias (newsgroup) na década de 90, suportados na época também pelos programas clientes de correio, logo o gabarito da questão é errado.

Na minha opinião essa foi a questão mais difícil da prova, o assunto “qualidade de serviço” (QoS) é um assunto abordado em provas específicas de computação para cargos de infraestrutura e suporte, e não tinha precedência em provas de “noções de informática”. Entendo o gabarito como errado, diante da teoria dos principais autores de redes como Tanembaum e Forousan, que citam confiabilidade, retardo, flutuação e largura de banda conforme abaixo:

Tanembaum
Forouzan

Atualmente surgem centenas de novos tipos de malwares a cada dia, o que levou os desenvolvedores de programas anti-malwares a buscarem métodos de inteligência artificial, permitindo modificar o conhecimento prévio do padrão das assinaturas de vírus se adaptando a comportamentos e utilizando técnicas heurísticas para detecção de novos tipos de vírus.

Portanto vejo a questão com o gabarito correto.

Questão define o vírus de script, código que pode estar contido em páginas web e que pode ser malicioso. Normalmente os navegadores são configurados com um nível de proteção que bloqueia scripts, mas o uso do “pode ocorrer” torna a questão verdadeira caso o nível de segurança selecionado seja baixo.

Então, gabarito certo.

Questão correta, definição do serviço de SaaS e uma característica essencial de amplo acesso à serviços da rede.

Pessoal, como todo gabarito extraoficial estamos sujeitos a equívocos, entretanto me esforcei para escrever com a maior integridade possível, sigam-me no instagram @prof.renatodacosta e contem comigo :)

Fraterno abraço:.

Renato da Costa e Diego Carvalho

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Maravilha, acertei todas!
    Leo em 04/02/19 às 17:52
  • Obrigada professor Renato, ótima explicação.
    ELIETE MENDES DE LIMA em 04/02/19 às 08:51