Artigo

Conversas para CACD (II)

Saudações, cacdistas!

Voltamos essa semana para abordar com vocês a questão dos livros relevantes para a prova. Não pretendemos esgotar o assunto ou sequer fornecer-lhes uma lista, mas tratar de algumas obras que já foram clássicos e de outras que são recentes, mas parecem ter se tornado referência.

Iniciemos pela História Geral da Civilização Brasileira. É uma clássica coleção, a primeira que tentou abarcar o conjunto da história nacional, que vez por outra fornece textos motivadores nas provas. Muito embora soe “ultrapassada”, seus artigos narram detalhadamente vários episódios da história de nosso país. Como temos percebido, cada vez mais detalhes vêm sendo cobrados nas provas. Assim, caso não domine ou não compreenda bem alguns dos elementos básicos (isto é, personagens, datas, eventos) da história nacional, talvez valha a pena retornar à HGCB, pinçando os artigos que mais interessem.

Uma coleção buscou “substituir” a HGCB e vários de seus textos caíram nas provas. Trata-se da História do Brasil Nação, dirigida pela historiadora Lilian Schwarcz. É um livro fácil e genérico, mas que “ganhou o coração” de membros da banca. Assim, vale a pena dar uma olhada nos artigos de política externa (sempre sob o título de “O Brasil no Mundo”).

Outro texto de peso é o História do Brasil de Boris Fausto. Por ser um grande resumão da história de nosso país essa obra de Fausto atraiu grande número de cacdistas como porta de entrada. Por algum tempo, os membros de sucessivas bancas acabaram por enraizar a leitura desse livro e o que deveria ser um resumão acabou por se tornar um livro referencial de cabeceira para os concurseiros. Ocorre que as últimas seleções parecem ter se afastado de Fausto, deixando suas interpretações “de lado”.

Se, contudo, o livro-resumo de Boris Fausto parece estar perdendo força na prova, outro se insinua como uma referência em ascensão: “A diplomacia na construção do Brasil”. Partindo do marco histórico de 1750, Rubens Ricupero traça uma narrativa quase definitiva, mesclando bem os elementos internos e externos da história do Brasil. Mesmo quando começa a ficar um tanto prolixo, narrando os tempos em que atuou como diplomata, é um livro que definitivamente merece atenção.

Vale ainda mencionar o livro, disponível gratuitamente, de Synesio Sampaio Goes Filho – “Navegantes, bandeirantes e diplomatas”. Focando-se na atuação de figuras relevantes para a construção de nosso país, o autor traz interpretações e simplificações muito interessantes para o certame. Clara foi sua relevância para a prova discursiva de 2016 que pedia ao candidato que dissertasse sobre a missão de Duarte Pontes Ribeiro nas Repúblicas do Pacífico e na Venezuela.

Por fim, pessoal, vale MUITO a pena ler, reler e se deliciar com nosso material em PDF que tenta organizar todas essas ideias para você!

Bons estudos e até a próxima conversa!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.