Prazo para adesão à Prova Nacional Docente adiado!
O prazo para que as Secretarias de Educação façam a adesão à Prova Nacional Docente foi prorrogado até 15 de junho.
O comunicado foi feito pelo INEP nas redes sociais oficiais nesta sexta-feira, 18 de abril.
“O prazo final para adesão à PND, por meio do Simec, foi prorrogado para o dia 15 de junho. Vale lembrar que o cadastro do edital de seleção pelos entes federativos vai até dia 25 de junho.
A adesão é pública, voluntária e aberta a todas as secretarias de Educação estaduais, distrital e municipais, podendo ser utilizada como etapa única ou complementar nos processos seletivos para admissão de docentes”, diz o comunicado.
Veja a publicação na íntegra aqui!
A Prova Nacional Docente (PND) é uma das principais iniciativas do governo federal para a reposição de vagas para docentes pelo país.
O programa permite que estados e municípios utilizem a Prova Nacional Docente (PND) como etapa única ou complementar de seleção nos seus editais para admissão de docentes.
Além disso, a PND adotará as matrizes de referência e os instrumentos da avaliação teórica do Enade para as Licenciaturas.
O presidente do INEP, Manuel Palacius, informou que as inscrições devem ser iniciadas em junho, com provas aplicadas em outubro em todo país e resultados divulgados em dezembro de 2025.
Os resultados terão validade de 3 anos.
Como aderir à PND
o processo é feito de forma virtual, pelo site do SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle), utilizando login pelo Gov.br.
Após adesão, cada secretaria deverá cadastrar seu edital de seleção até 25 de junho de 2025, indicando que usará a PND como parte da seleção.
Em 30 de junho o INEP deverá divulgar o edital com as vagas disponíveis nas redes municipais, estaduais e distritais que aderiram à prova.
Os estados e municípios tem autonomia para utilizar a nota da PND como mecanismo único classificatório, complementar da seleção ou eliminatório.
Saiba mais em: Prova Nacional Docente PND