Artigo

5 dicas para manter a motivação durante a quarentena e não atrasar os estudos

Sabemos que durante a quarentena muitos alunos têm tido dificuldade em manter seus estudos, veja essas 5 dicas para manter a motivação durante a quarentena.

            É extremamente normal se sentir sem foco durante essa quarentena; essa mudança de vida pode gerar estresse e falta de energia para os estudos; muita gente não está acostumada a ficar em casa sem poder sair. Por outro lado, o tempo extra pode te ajudar a desenvolver uma nova rotina, revisar conteúdos mais difíceis e testar quais técnicas mais funcionam para você.

Assim, elaboramos essa lista com dicas para manter a motivação para te ajudar a manter a rotina de estudos através desse período de isolamento social:

As dicas dicas para manter a motivação são:

1.   Rotina

A primeira das dicas para manter a motivação é ter uma rotina bem definida. Imprescindível para quem estuda para concurso, a rotina fica ainda mais importante quando passamos o dia inteiro dentro de casa. Sem separar horas para acordar, comer, estudar ou descansar, corre-se o risco de procrastinar, dormir muito (ou pouco), pular refeições etc. Por isso, ter horário certo para as atividades rotineiras permite que você estude as suas horas diárias com tranquilidade.

Além disso, a rotina diminui a ansiedade; se você tiver um planejamento que lhe permite aproveitar o máximo seu tempo e o conteúdo, o nervosismo naturalmente se acalma, pois você sabe estar fazendo o melhor possível.

Se ainda não tiver um cronograma, use esse intervalo entre concursos para desenvolver um. Vá além do “vou estudar x horas por dia”; descubra quais seus pontos fortes e fracos, quais métodos de estudo mais funcionam para você e planeje o uso, não só das horas diárias, mas também quais conteúdos vai estudar em qual dia.

Comece o dia e a semana com o mais complicado ou com assuntos com os quais você tem mais dificuldades. Termine o dia com revisões. Alterne conteúdo chato com matérias que você gosta, ou que tem mais facilidade. Rotina não precisa ser monotonia; a mudança de estratégia ajuda a manter o foco e evita a fatiga mental.

2.    Local

Tão importante quanto manter uma rotina é ter uma área de estudos adequada. É legal ter uma área específica longe de distrações, onde você possa entrar no espaço mental que precisa para estudar e se concentrar. Desligue a televisão, feche a porta, coloque o celular no silencioso e, se morar com outras pessoas, avise que estará ocupado e que é importante que possa se focar.

Nesse ponto a rotina também ajuda: explique que de hora X até a hora Y você estará ocupado e que terá tempo para o resto depois. Divida as atividades da casa para que todos possam ter um tempo para trabalho ou estudo sem que sejam interrompidos.

Mas distrações não são apenas “ativas”, como alguma mensagem no celular ou alguma coisa interessante na TV. Coisinhas pequenas podem te impedir de focar cem porcento no conteúdo, como a luz do sol batendo nos olhos, dor nas costas ou até fome. Assim, organize bem seu local de estudo, tenha tudo o que vai precisar à mão (para não ficar levantando), uma cadeira confortável que te mantenha em uma postura correta, boa iluminação e uma garrafa de água. Tudo isso ajuda na concentração.

3.    Intervalos

Pode parecer estranho, mas intervalos, desde que não muito frequentes, ajudam na concentração a longo prazo. Sabe quando você lê a mesma frase várias vezes e não entende o que está escrito? Isso é um caso mais extremo de fatiga mental, uma mente tão cansada que fica difícil se concentrar. Pode ser que você não chegue a esse extremo, mas fatiga atrapalha na absorção de conteúdo. Não adianta ter quantidade de horas de estudo se não houver qualidade e atenção; você só estaria perdendo tempo.

Por isso é importante colocar uns intervalos quando estiver planejando seu cronograma; pode ser por hora ou por conteúdo. Separe uns minutos para fazer um lanche e ir ao banheiro. Faça paradas regulares para ficar de pé, esticar o corpo e alongar pescoço, ombros, braços e pernas. E depois volte, também no horário, com atenção redobrada.

4.    Metas

Como dissemos antes, não adianta estudar o dia inteiro se não houver qualidade e absorção de conteúdo. Portanto, mais uma das dicas para manter a motivação são as metas. Crie uma meta de conteúdos e revisões. Comece com os que tem mais dificuldade, estudando os conteúdos mais difíceis com a mente descansada e atenta. Quebre a monotonia da leitura, faça perguntas ou resuma o conteúdo em voz alta entre assuntos. A mudança ajuda a manter a mente ativa e focada.

Cada pessoa tem um ritmo, habilidades e dificuldades diferentes. Aprenda o que mais funciona para você, quais seus limites e quanto conteúdo consegue absorver. Crie metas de forma a aproveitar o melhor possível seu tempo de estudo, mas não coloque metas impossíveis, ou você vai apenas se desmoralizar.

Elabore suas metas a longo prazo e use-as para gerar um cronograma. Divida o conteúdo entre o que precisa de mais estudo e o que precisa de menos (assuntos que você domina). Separe o que vai estudar durante a semana e o mês e crie um calendário com os assuntos a serem estudados e revisados cada dia. Assim você manterá em vista o que ainda precisa estudar e o quanto de seus objetivos já alcançou.

As trilhas estratégicas são ótimas para que um aluno tenha sua definicção de metas diárias.

Trilhas - uma das dicas para manter a motivação
Trilhas estratégicas possuem metas que é uma das dicas que propomos para manter a motivação durante a quarentena.

5.    Moderação

É tentador usar o tempo a mais para adicionar mais horas de estudo à sua rotina, mas não exagere. Comece devagar, vá adicionando horas extras aos poucos, para saber o quanto você aguenta. Não adianta se empolgar e estudar 12 horas por dia na primeira semana e depois ficar exausto.

Alterne os dias de muito estudo com um dia de conteúdo mais fácil, ou revisão. E não deixe de tirar um tempo para relaxar. Não dá mais para sair com os amigos, mas dá para jogar um videogame, assistir uma série ou jogar um Banco Imobiliário. Só não perca o foco; coloque também tempo marcado para o lazer e durma no horário.

Atividade física também é importantíssima, e ela te mantém saudável e melhora o foco e a concentração. Existem centenas de vídeos no Youtube com rotinas de exercícios para fazer em casa, para iniciantes e para os mais avançados. Separe um horário no seu cronograma para eles, nunca é tarde para melhorar sua saúde.

E não se esqueça de comer direito e tomar bastante água (dor de cabeça também atrapalha a concentração). Fique em casa, se cuide e bons estudos.

Esperamos que vocês utilize bem essas dicas para manter a motivação. Algumas delas vão ser melhores para você que outras, tente aproveitar ao máximo as qualidades de cada uma.

Um abraço.

Acompanhe aqui um vídeo com dicas para mantermos a motivação:

8 Dicas de Motivação para Concursos Públicos

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.