Artigo

Como Melhorar Disciplina nos Estudos

Como Melhorar Disciplina nos Estudos

Vocês sabiam que a esmagadora maioria das pessoas que são aprovadas nos concursos públicos mais concorridos do Brasil não possuem um nível diferenciado de inteligência? A fórmula mágica que conduz milhares de pessoas anualmente até a aprovação em um concurso público tem um nome certo: disciplina nos estudos.

É por isso que hoje eu estou aqui para trazer 3 dicas sobre como melhorar a disciplina nos estudos para concursos públicos!

Para quem ainda não me conhece, meu nome é Fábio Dutra, e sou professor de Direito Tributário e Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

1) Adquirir condicionamento físico e mental

Não sei se você leva uma vida sedentária ou é um atleta de alta performance, mas tenho certeza de que quando estava começando a se exercitar ou pelo menos tentou começar, já passou por aquela situação de extremo cansaço, dores nas pernas, dores abdominais, enfim, parecia que nada iria contribuir para você cumprir sua meta, não é verdade?

Na vida de estudos é a mesma coisa! Exatamente igual! Quando você começa a estudar para concursos públicos e percebe a quantidade de conteúdo a ser estudado, bem como a monotonia de estar sentado, sozinho, debruçado sobre inúmeras folhas de papel, que, a princípio, parecem não fazer sentido algum, parece realmente desanimador.

Mas a partir desse momento, quero que você tenha plena consciência de que o mesmo potencial que existe nos aprovados em concursos públicos está em você também! É preciso adquirir condicionamento físico e mental, e para isso desafio a você a realizar um ciclo de superação por 21 dias! Tenho certeza de que, cumprindo à risca o que direi abaixo, você progredirá muito e terá muito mais disciplina por conta do hábito desenvolvido.

Analise hoje quantas horas de estudo você consegue estudar com tranquilidade, e esse será o seu limite atual. Se você consegue estudar 2 horas líquidas por dia (descontados intervalos), ok! Diante desse cenário, desafie-se a aumentar seu potencial em 50%, estabelecendo a meta de 3 horas diárias por 21 dias. Faça o controle em um caderno, a fim de que você cumpra o seu objetivo!

Encerrado este período com êxito, premie-se e tenha consciência do quanto você evoluiu! Está disposto a alcançar mais do que isso? Inicie um novo ciclo de superação por 21 dias, com uma meta mais arrojada, porém realista (4 horas/dia, por exemplo).

Essa superação nada mais é do que o desenvolvimento de condicionamento físico e mental (acredite, ficar sentado estudando cansa muito também!) e, consequentemente, da disciplina para estudar!

2) Desenvolver prazer pelos estudos (alteração de suas convicções)

Nossas convicções direcionam nossa vida. Lembro-me  de que alguns anos antes de iniciar os estudos para o concurso de Auditor-Fiscal da RFB, fiquei sabendo de um conhecido que havia tentado por diversas vezes ser aprovado no concurso da PRF, e que não conseguira, dada a dificuldade e concorrência deste certame.

Por algum tempo, desenvolvi a convicção de que, se era difícil ser aprovado na PRF, eu estaria muito longe de ser aprovado no concurso com o qual eu sonhava: Auditor da Receita Federal.

Eu só resolvi arregaçar as mangas e realmente me dedicar pra valer o dia que percebi que o resultado de outras pessoas não teriam qualquer relação com o resultado que eu seria capaz de alcançar se desse o meu melhor. Isso se chama alteração de convicções.

Hoje, convido você a alterar possíveis convicções que talvez você tenha em relação aos estudos. Vamos dar alguns exemplos:

a)“Não consigo aprender”

b)“Não gosto de contabilidade” 

c)“Prefiro assistir televisão”

d)“Estudar é muito chato”

A pergunta que eu faço é: por que você acha que não consegue aprender? Ou talvez por que você não gosta de contabilidade ou prefere assistir televisão?

Se as pessoas que disseram as afirmações tivessem outras convicções, como as que mencionarei a seguir, tenho certeza, os seus resultados também seriam diferentes. Veja:

a)“Já sou graduado (pós-graduado)”

b)“Será minha ferramenta de trabalho” 

c)“Prefiro assistir videoaulas

d)“O estudo pode mudar minha vida”

Ora, veja que uma pessoa que acredita ser o estudo muito chato automaticamente se sabota para não estudar, não é verdade? Afinal, o seu subconsciente vai trabalhar para afastá-la daquilo que lhe provoca “dor”. Porém, se esta pessoa altera sua convicção e passa a acreditar que o estudo pode mudar sua vida (e realmente pode, pois mudou a minha!), todas as forças que possui passam a ser canalizadas para a concretização daquilo que tem como objetivo!

Portanto, aqui vai duas dicas “matadoras” para você que quer realmente alterar suas convicções pessimistas:

  • Elimine qualquer pensamento negativo em relação aos estudos;
  • Associe “dor” a toda e qualquer hipótese de desistência dos estudos.

Como assim associar “dor” a qualquer hipótese de desistência dos estudos? Quando você pensa em parar de estudar, o que vem à sua mente? Liberdade para sair com os amigos ou sensação de fracasso? Acredito que já respondi sua dúvida, não é mesmo? :)

Não tenho dúvidas de que, fazendo isso, você terá muito mais disciplina para estudar! Mas não é só isso. Vamos a nossa terceira dica de hoje para ter disciplina!

3) Desenvolver mentalidade da aprovação

Faço neste momento a pergunta mais importante do nosso artigo: você sabe por que as pessoas que são aprovadas no primeiro concurso conseguem ser aprovadas em vários outros depois?

Você acha que é somente a soma de conhecimento ou teria algum elemento importantíssimo a mais? Se fosse apenas a soma de conhecimento, todos seriam aprovados depois de centenas de horas de estudo, mas não é isso que vemos por aí, não é verdade?

A pessoa já aprovada, além de conhecimento, carrega consigo a certeza de sua capacidade, de ser possível, afinal ela já passou por uma experiência semelhante e logrou aprovação.

Mas a grande sacada desta terceira diga é que é cientificamente comprovado que nosso cérebro não consegue distinguir o real do imaginário. Então, por que não criar todas as características de um aprovado diariamente, durante o período de estudos? Permita-me ajudá-lo(a) com alguns exemplos do que eu fiz durante a minha preparação:

a)Comportar-se como um servidor público (tirar uma foto de como você estará vestido no dia da posse);

b)Imaginar onde irá passar suas primeiras férias como servidor público;

c)Imaginar o carro que poderá comprar ou as pessoas que poderá ajudar.

Posso atestar o funcionamento dessas três dicas? Sim, a minha primeira aprovação foi no cargo de Auditor-Fiscal da RFB, concurso que, antes de alterada a minha convicção, parecia impossível.

Então, eu te pergunto, qual cargo para você hoje é impossível? _____________

Ok! Está na hora de mudar sua concepção sobre impossível e possível! Que tal começarmos a aplicar essas três dicas agora mesmo?!

Se o que eu falei acima faz sentido para você, segue um vídeo no qual eu comento exatamente essas três dicas, e que talvez o auxilie ainda mais na busca pela sua aprovação!

Forte abraço!

Fábio Dutra

Professor de Direito Tributário e Legislação Tributária

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Conheça nossos Cursos Online para Concursos Públicos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada pelas dicas professor, me inspirou muito.
    Vanessa em 30/01/20 às 09:08
  • Amei suas dicas professor muito bom .mesmo parabéns
    Raquel em 21/03/19 às 23:15
  • Valeu, Fábio. É muito bonito ver uma pessoa que "já está com a vida ganha" compartilhar informações de incentivo com aqueles que ainda labutam para tanto. Abraço sincero. Obrigado.
    Philippe em 03/03/19 às 13:23
  • Não tenho dúvidas de que irá conseguir! Sucesso pra você!
    Fábio Dutra em 27/10/18 às 08:47
  • Fico feliz em saber que as dicas ajudaram você! Estamos juntos até a aprovação!
    Fábio Dutra em 27/10/18 às 08:46
  • É isso mesmo, Andrea! Muito sucesso pra você!
    Fábio Dutra em 27/10/18 às 08:46
  • Excelente, professor! Obrigada pelas valiosas dicas. Focar no mindset adequado parece ser mesmo um dos grandes trunfos para o sucesso nos estudos.
    Andrea em 26/10/18 às 21:05
  • Muito boa suas dicas professor. Obrigada por nós ajudar.
    Stella Maria Pinheiro da Silva em 26/10/18 às 19:02
  • Muito bom, é o que preciso fazer pra chegar aonde eu quero e sei que vou conseguir!!!
    Sandra em 26/10/18 às 19:00